Buscar

Prova 6 - HSPG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discente: Lucas Cardoso dos Santos
Matrícula: 19/0111992
Sabemos muito mais da recuperação econômica da Europa, a partir dos anos 1950, do que da narrativa de caos e desesperança do imediato pós-guerra (1945-1949). Por que?
Após o fim da segunda guerra mundial, se esperava bastante que a Europa segurasse seus gastos gerais priorizando uma reconstrução do continente que ficou bastante avassalado pela Alemanha nazista e que se esperava que os conflitos com o tempo fossem se resolvendo, isso na prática, pois na realidade o que vimos foi um movimento totalmente diferente como se tudo tivesse voltado ao normal.
Quando imaginamos um cenário pós-guerra, imaginamos na hora que tudo que existia no pré-guerra foi absolutamente destruído, não apenas fabricas, casas ou estradas, mas principalmente o modo de vida da população europeia foi absolutamente devastado pelos setes longos anos de guerra. E no pós-guerra se estabeleceu bem internamente um sentimento enorme de vingança entre a população tendo um agravante de que como mencionamos, tudo havia sido destruído e nessa conta entra a polícia e os governos então a prática de crimes se tornou algo do cotidiano em todo o continente.
Com isso, conflitos que surgiram antes e durante a guerra ficaram mal resolvidos depois da guerra e Lowe explica em seu livro que por exemplo, alemães ou pessoas que colaboraram com eles sofriam todo tipo de violência como se todo ressentimento surgido depois da guerra se aflorasse em uma onda de violência constante que refletiam em conflitos étnicos com maior destaque a Europa Oriental, que sofreu bastante com a falta de recursos e com um sentimento muito maior em relação a vingança, existem relatos de que se fizeram prisões na Polônia destinado aos alemães invariavelmente se eram soldados ou civis e lá se cometia diversos tipos de crueldades que ficavam escondidos pois o que ganhava o destaque era a recuperação europeia.
 Com suas políticas de aberturas de fronteiras para trabalhos, o Plano Marshall conduzia a Europa a um futuro em que se parecia tudo normal e bem entendidos depois da guerra, por isso pensamos que não se ocorreu esses conflitos, todos estavam embelezados com a reconstrução da Europa.

Continue navegando