Buscar

Deontologia Jurídica

Prévia do material em texto

Deontologia Jurídica
LEGISLAÇÃO 
O estudo desta disciplina será norteado pelo Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (EAOAB – Lei 8.906/94), pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (CED - Resolução nº02/2015), como também pelo Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB.
INTRODUÇÃO: ATIVIDADE DE ADVOCACIA
A advocacia tem características diversas, mas correlatas, de ser um serviço público, mesmo no ministério privado e que busca alcançar uma função social. São garantidos a liberdade de expressão, o sigilo profissional e seus meios de trabalho, sendo a inviolabilidade limitada pela lei, já que há a previsão de sanções ético-disciplinares pelos excessos que vierem a ser cometidos. (FERREIRA, 2021)
PREVISÃO NORMATIVA: ATIVIDADE DE ADVOCACIA
Art. 2º O advogado é indispensável à administração da justiça. 
§ 1º No seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social. 
§ 2º No processo judicial, o advogado contribui, na postulação de decisão favorável ao seu constituinte, ao convencimento do julgador, e seus atos constituem múnus público. 
§ 3º No exercício da profissão, o advogado é inviolável por seus atos e manifestações, nos limites desta lei. (BRASIL, 1994)
Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. (BRASIL, 1988)
ATIVIDADE PRIVATIVA DA ADVOCACIA
De acordo com o Art. 1º o do Estatuto, são atividades privativas da Advocacia a postulação a órgão do Poder Judiciário e aos Juizados especiais, bem como as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas. Além dos atos praticados diretamente em face de órgãos do judiciário, também são privativos os atos da advocacia preventiva, que busquem evitar o litígio, e litigiosos extrajudiciais. (FERREIRA, 2021)
CONCEITOS IMPORTANTES:
● Consultoria: primeiro atendimento; 
● Assessoria: atos posteriores; e 
● Direção Jurídica: gerência jurídica que qualquer empresa pública, privada ou paraestatal deve possuir referentes à mesma.
Art. 1º São atividades privativas de advocacia: 
I - a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais;
II - as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.(BRASIL, 1994)
QUAIS SÃO AS DEMAIS ATIVIDADES PRIVATIVAS DA ADVOCACIA?
São também atividades privativas o procuratório extrajudicial, assessoramento jurídico nas transações imobiliárias, na redação de contratos e estatutos de sociedades civis e comerciais, a elaboração de defesas, escritas ou orais, perante quaisquer tribunais e repartições e a elaboração de memoriais do âmbito da Lei do Condomínio em sua parte jurídica. (FERREIRA, 2021)
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS PELA PRÁTICA DE ATO PRIVATIVO DE ADVOGADOS?
O art. 4º do EAOAB estabelece que são nulos todos atos privativos do Advogado praticados por pessoas não inscritas na OAB, como também aqueles atos praticados por Advogados impedidos, suspensos, licenciados ou que passar a exercer atividade incompatível com a advocacia.
Art. 4º São nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas. Parágrafo único. São também nulos os atos praticados por advogado impedido – no âmbito do impedimento – suspenso, licenciado ou que passar a exercer atividade incompatível com a advocacia. (BRASIL, 1994) 
APROFUNDANDO NO ART. 4º DO EAOAB
A) Impedimento (Art. 30, I e II do EAOAB): é a proibição parcial do exercício da Advocacia; 
B) Suspensão (Art. 37 do EAOAB): é a punição aplicada pela OAB afastando o Advogado por um determinado tempo, podendo variar entre 30 dias a 12 meses; 
C) Licenciamento (Art. 12 do EAOAB): solicitação de afastamento por motivo injustificado; 
D) Atividade Incompatível (Art. 28 do EAOAB): ao exercer atividade incompatível com a Advocacia, o profissional será impedido de atuar, em se tratando de incompatibilidade temporária, será concedida a licença do mesmo.
RELATIVIDADE DAS ATIVIDADES PRIVATIVAS:
Entretanto, importante atentar que as atividades privativas não são absolutas, apresentando algumas exceções: 
- Postulação perante à Justiça do Trabalho; 
- Postulação perante o Juizado Especial Cível; 
- Postulação perante o Juizado Especial Cível Federal; 
- Impetração de Habeas Corpus;
- Postulação perante o Juiz de paz; e 
- Visar atos e contratos constitucionais de empresas individuais, MP e EPP.
ADVOCACIA PÚBLICA:
A Advocacia Pública, como regulamenta o Provimento 114/ 2006 editado pelo Conselho Federal da OAB, deve ser exercida por Advogado inscrito na OAB, que ocupe cargo ou emprego público, ou de direção de órgão jurídico, em atividade de representação judicial, de consultoria ou orientação judicial e de defesa dos necessitados.
Os profissionais que exercem advocacia pública estão sujeitos primeiramente ao regime da Lei da Advocacia, e só posteriormente ao seu regime próprio. Porquanto, tais profissionais podem integrar qualquer órgão da OAB.
O ADVOGADO PÚBLICO PODE ATUAR NAS SEGUINTES ÁREAS: 
a) Federal: Advogados da União; Procuradores da Fazenda, Procuradores Federais e Procuradores do Banco Central; 
b) Estadual e Distrito Federal: Procuradores do Estado e Procuradores das Autarquias e Fundações públicas; e 
c) Municipal: Procuradores do Município e Procuradores das Autarquias e Fundações Públicas.

Continue navegando