Buscar

Projeto pos graduaÃÃo alterado


Continue navegando


Prévia do material em texto

17
SUMÁRIO
SUMÁRIO
3
1 INTRODUÇÃO
3
1.2 PROBLEMA
4
1.4 JUSTIFICATIVA
4
1.5 OBJETIVOS
5
2 REFERENCIAL TEÓRICO
5
3 METODOLOGIA
10
4 RECURSOS
11
5 CRONOGRAMA 
12
6 REFERÊNCIAS
13
7 APÊNDICES 
15
1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
Gestão Escolar Democrática Participativa: A importância da Família na Escola Estadual localizada na Zona Rural do Município de Campo do Tenente do Estado do Paraná.
1.2 PROBLEMA
Os pais participam da construção do Projeto Pedagógico da escola?
Os projetos elaborados na escola atendem as necessidades dos alunos? 
1.4 JUSTIFICATIVA
Este projeto parte do pressuposto de que a família e a escola são agentes ativos na formação social e moral do educando. Por sua vez podem conjuntamente contribuir para um desenvolvimento saudável do aluno, nas ações pedagógicas e em seu meio social. 
A Gestão Escolar tem a família uma parceira para buscar o sucesso permanente das ações desenvolvidas na escola. É através da família que ocorre grande parte desse sucesso, pois é a partir da eficácia de sua ação que se forma os hábitos, os costumes e os principais componentes para a formação da personalidade do indivíduo. Estas irão acompanhar o aluno em toda sua vida escolar. 
Esta perspectiva de Gestão Escolar participativa pode ser positiva por envolver a coletividade nas decisões, através da participação. Esta postura pode favorecer o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania no contexto da escola, de seus integrantes e de todos que nela, de alguma forma participam, possibilitando o desenvolvimento de uma consciência de participação mais ampla no mundo (SILVA, 2002, p. 15).
Com isso, o presente trabalho se propõe analisar se a participação da família na escola é relevante e se promove mudanças significativas nos resultados. Sendo assim, podem ser considerados dois questionamentos: a participação efetiva da família na escola trás resultados positivos? A influência da família na escola resulta em resultados negativos para a gestão escolar?
1.5 OBJETIVOS
1.5.1 Objetivo geral
- Identificar as influências da família que participa efetivamente da gestão da escola.
1.5.2 Objetivos Específicos
- Analisar, quantitativamente, a participação das famílias nas reuniões da escola e em situações do cotidiano escolar, através da verificação de atas de reuniões de pais e mestres e/ou de registros de ocorrências escolares;
- Observar o cotidiano dos alunos de quatro turmas do 6º Ano (5ª Série) ao 9º Ano (8ª Série) de uma escola pública do Estado do Paraná;
- Analisar o comportamento dos alunos;
- Entender como a participação da família na Gestão Escolar contribui para a melhoria do desempenho do processo de ensino e de aprendizagem;
- Identificar aspectos positivos e os aspectos negativos da participação efetiva da família na escola em um processo de Gestão Democrática.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O Conselho Estadual de educação do Estado através da resolução número 680 de 16/11/98, determina que todas as escolas públicas e privadas situadas no Estado devem elaborar seu projeto pedagógico da escola. Para que a partir do ano 2000 todas elas estejam funcionando de forma planejada, tendo por base um Projeto Pedagógico da escola (LOREIRO, 2001, p. 06).
 O Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. E um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da rea-lidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação (VASCONCELLOS, 1995, p. 02).
A base do Projeto Político Pedagógico está sedimentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 de 20 de dezembro de 1996, a qual diz em seu artigo 12 que: os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas aula estabelecidas; velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente (LDB, 1996, p. 16).
Ainda no artigo 13, remete as questões proposta no artigo 12, dizendo que: os docentes incumbir-se-ão de: participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo as propostas pedagógicas do estabelecimento de ensino. Ainda sobre o mesmo enfoque, no artigo 14, incisos I e II, retratam a importância dos profissionais da educação e da comunidade escolar na construção do projeto pedagógico da escola (LDB, 1196, p. 17).
A participação educacional da Gestão Escolar propõe profundas mudanças no papel escolar. Centralizando especialmente as propostas da democratização escolar e com a realidade da possibilidade dos planejamentos da ação ampliando as discussões entre direção, alunos, professores e pais (MONTEIRO, 2011, p. 01).
O processo de gestão educacional caracteriza-se pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e manejamento de seu trabalho (PARO 1999, p. 60). Este processo implica na participação efetiva da comunidade acadêmica que conhece o cotidiano da escola, as práticas dos docentes, as intencionalidades de ação. O processo participativo não pode ser caracterizado por eventuais reuniões e discussões com pais e estudantes. O importante é que a escola consiga dar um salto de qualidade discutindo ações e responsabilidades num processo de avaliação permanente de atribuições e competências de todos os envolvidos.
As atuais condições das escolas, avançam com políticas educacionais que postulam a descentralização da gestão da unidade escolar. Com isso ampliam as responsabilidades na busca da melhoria da qualidade de ensino. Isso ocorre porque se parte do princípio que cada escola possui uma realidade com a preocupação de garantir a operacionalização do planejamento participativo (MONTEIRO, 2011, p. 01).
A Gestão escolar tem um objetivo de integrar à comunidade como um todo para construir uma educação de qualidade, enfrentando os desafios, e integrando a comunidade a serem criativos participativos.
Conforme MONTEIRO (2011, p. 01):
A participação deve ser atendida como um processo de aprendizagem que demanda espaços sociais específicos para sua concretização, tempo para que a idéia seja debatida e realizada, bem como, e principalmente o esforço de todos aqueles ocupados com a formação de uma escola verdadeiramente democrática.
A escola democrática é aquela que está aberta ao diálogo intenso com toda comunidade escolar, sem distinção, procura moldar as formas instituídas de organização da escola ao novo momento de democratização da sociedade e da educação escolar e, necessariamente, precisa criar novos meios de se adaptar ao paradigma da participação. Em uma escola democrática não pode faltar o comum acordo entre os diferentes membros da comunidade escolar, através, justamente, da participação ativa na construção de propostas e alternativas que fortaleçam a união em torno da gestão do ensino (STÜRMER, 2009, p. 01).
 Para VEIGA (2002, p. 18):
A gestão democrática, no interior da escola, não é um princípio fácil de ser consolidado, pois se trata da participação crítica na construção do Projeto Político-Pedagógico e na sua gestão. O Projeto Político Pedagógico figura como o instrumento por excelência da construção de uma escola democrática, pois exige a participação de toda a comunidade escolar para definir os rumos da escola. Deste modo, e simplificando, construir o Projeto Político Pedagógico equivale à gestão democrática da escola.
A escola constitui-se no local para o qual afluem todas as crianças, jovens e adultos que aspiram a formação e à instrumentalização para a vida em sociedade, como o únicocanal responsável em fornecer o passaporte que os capacite à cidadania e ao mundo do trabalho (FERREIRA, 2009, p. 23). 
A formação para a cidadania inicia pelo próprio exemplo da escola, em ampliar seus espaços para que todos os integrantes da comunidade escolar (pais, alunos, professores, membros do corpo administrativo e pedagógico, funcionários) possam se sentir motivados a participar. Tal participação não pode partir apenas da presença em reuniões e do simples fato de comparecer a festas e a outros eventos promovidos na escola, mas estar presente na própria ação educacional (SOARES, 2011, p. 15). 
A participação da família nos atos ou atividades da escola sugere uma familiaridade com a luta política democrática, sendo de suma importância o seu desenvolvimento no cotidiano educacional, pois essa efetiva participação, na tomada de decisões contribui para a reflexão sobre a questão de também serem atores ativamente responsáveis pela história da escola, da sociedade e por conseguinte da vida presente e futura dos alunos (SANTOS, 2012, p. 02).
SOARES (2011, p. 07), diz que:
A participação na vida escolar dos filhos é de suma importância para o desempenho do aluno, pois quando os pais acompanham a criança em todo o seu processo de desenvolvimento educacional, esta se sente valorizada e importante na vida de seus pais. Existem muitas maneiras dos pais participarem deste processo, como o auxílio nas tarefas escolares, o incentivo a leitura e o seu envolvimento nos eventos pedagógicos ocorridos na escola.
A presença da comunidade na escola, especialmente dos pais, tem várias implicações. Prioritariamente, os pais e outros representantes participam do conselho de escola, da associação de pais e mestres, preparar o projeto político pedagógico e acompanhar e avaliar a qualidade dos serviços prestados (LIBÂNEO, 2004, p. 144).
A necessidade desse trabalho conjunto escola e família têm em vista ainda que assim procedendo, os bons resultados são inevitáveis no processo de ensino. Além disso, a participação familiar corresponde aos ideais pedagógicos da gestão democrática participativa e na compreensão que, o trabalho coletivo, especialmente na unidade escolar, tende a ser muito proveitoso, pois resulta de uma reflexão conjunta, onde a possibilidade de errar é muito menor se comparada à escola quando trabalha sozinha (PEREIRA, MENDES, 2011, p. 05).
Outra vantagem da presença direta da família na escola é que esta mantém um vínculo direto com os alunos, conhecendo a realidade em que vivem, podendo até diminuir as dificuldades e problemas sociais a que são submetidos (SANTOS, 2012, p. 02).
Quanto maior for a parceria entre escola e família, mais positivos e significativos serão os resultados da aprendizagem da criança. A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente (SOARES, 2011, p. 10).
De acordo com Parolin (2007, p. 36):
A qualidade do relacionamento que a família e a escola construírem será determinante para o bom andamento do processo de aprender e de ensinar do estudante e o seu bem viver em ambas as intuições.
Hoje, no cenário de organização escolar é que surgem as modificações na educação, e estas são desenvolvidas através da gestão escolar democrática e participativa. Mas, é junto com a comunidade escolar que as decisões são tomadas e opiniões são dadas, a fim de melhorar o ambiente educacional. A escola não pode mais se fechar para a comunidade. Ela tem se constituído uma instituição acessível e aberta à novas idéias, onde os professores assumem uma postura diferente de alguns anos atrás, onde mantinham uma postura de autoridade sem ser questionada (SANTOS, 2012, p. 02). 
Hoje, os professores da escola democrática, tem a postura de formar cidadãos e colocar-se na linha de aprendizagem. Ou seja, assim como ensinam, também podem aprender algo novo com as experiências de seus alunos. Portanto, a educação é uma tarefa de todos, não só dos professores e pais, mas de todo aquele que se compromete com a educação (SANTOS, 2012, p. 02).
Destaca GADOTTI (1993, p. 17):
A gestão democrática da escola implica que as comunidades, os usuários da escola, sejam seus dirigentes e gestores, e não apenas seus fiscalizadores ou meros receptores dos serviços educacionais. Na gestão democrática, pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola.
A escola busca estratégias para atrair os pais, o desenvolvimento pedagógico com os alunos é uma forma de influenciar na atração dos pais pela escola, como evidencia Vasconcelos (1989, p. 80):
Uma das melhores formas de se atingir a família é através dos
próprios filhos; daí a relevância da escola desenvolver um
trabalho participativo, significativo, em que realmente o aluno se envolva e entenda o que está sendo proposto para ele. Desta maneira, o próprio filho terá argumentos para ajudar os pais a compreender a proposta da escola.
A criança cuja família participa de forma mais direta no cotidiano escolar, apresenta um desempenho superior em relação a que os pais estão ausentes do seu processo educacional. Ao conversarem com o filho sobre o que acontece na escola, cobrarem dele e ajudarem a fazer o dever de casa, falarem para não faltar à escola, tirar boas notas e ter hábitos de leitura, os pais estarão contribuindo para a obtenção de notas mais altas. Além disso, reduz a evasão escolar e a depredação da escola (FONSECA, 2011, p. 01).
 A prática da participação no processo de gestão escolar, por si só, não esgota as ações necessárias para que seja asseguradas a efetiva qualidade do ensino. O processo de interação escola e família é o melhor meio de alcançar os objetivos da escola, que se centram na qualidade dos processos de ensino aprendizagem (SANTOS, 2012, p. 03).
3 METODOLOGIA
Para o desenvolvimento da pesquisa proposta através deste projeto, serão utilizadas, abordagem qualitativa e abordagem quantitativa, com a finalidade de melhor explorar os dados bibliográficos ou coletados a partir da aplicação de questionários e observações na escola visando entender os valores sociais que permeiam o relacionamento da escola com as famílias.
A utilização de abordagens distintas nos processos será de pesquisa é eficaz, pois favorecem diferentes análises em abordagens distintas. Numa simples análise podemos considerar que em uma pesquisa “na abordagem quantitativa os dados são representados numericamente; quantitativos estruturados e não valorativos e na abordagem qualitativa são representados verbalmente; qualitativos; com maior riqueza de detalhes.”
A pesquisa bibliográfica se configura pela coleta de obras publicadas como livros, artigos, monografias e internet, visando explorar o assunto e opiniões de seus autores.
Os procedimentos metodológicos necessários à realização da pesquisa permitem descrever e analisar dados objetivando compreender efetivamente o processo de gestão democrática na escola. 
4 RECURSOS
4.1 RECURSOS HUMANOS
Acadêmico: Maristela Remboski
Orientador Específico: Profº Msc. André Luiz Dobovski
4.2 RECURSOS MATERIAIS
4.2.1 Materiais de Consumo
01 Resma Papel A4 R$ 15,00 (quinze reais)
01 Cartucho Tinta Preta R$ 60,00 ( sessenta reais)
04 Canetas esferográfica R$ 10,00 (dez reais)
Internet ADSL Brasil Telecom R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais)
Energia Elétrica (total) R$ 100,00 (cem reais)
4.2.2 Materiais Permanentes
01 Notebook: SAMSUNG R430 2.0, 300Mb Memória RAM, Floppy disk Drive 3 ½, Hard Disk;
40Gb, com Sistema Operacional Windows 7;
01 Impressora SAMSUNG LAZER PRINTER ML-2551N;
01 Mesa e 01 cadeira Giratória
(todos estes recursos já disponíveis) R$ 3.000,00 (três mil reais);
4.3 RECURSOS FINANCEIROS
Total (já disponível): R$ 3.000,00 (três mil reais);
Total (ainda não disponível): R$ 535,00 (quinhentos e trinta e cinco reais);
Total do projeto: R$ 3.535,00 (três mil, quinhentos e trinta e cinco reais);
5 CRONOGRAMA 
	
	2014
	
	SETEMBRO
	OUTUBRO
	NOVEMBRO
	Diagnóstico Inicial
	X
	
	
	Levantamento BibliográficoX
	
	
	Questionário Investigativo
	
	X
	
	Digitação do Projeto
	
	X
	
	Envio do Projeto
	
	
	X
6 REFERÊNCIAS
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão Educacional: uma reflexão crítica. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
FONSECA, Sônia. A importância da participação dos pais na escola. Disponível em <http://www.webartigos.com/articles/65385/1/A-IMPORTANCIA-DA-PARTICIPACAO-DOS-PAIS-NA
 HYPERLINK "http://www.webartigos.com/articles/65385/1/A-IMPORTANCIA-DA-PARTICIPACAO-DOS-PAISPAISnaESCOLA/pagina1.html" \l "ixzz1N5WNms69"
ESCOLA/pagina1.html#ixzz1N5WNms69>. Publicado 5/05/2011. Acesso em 27 de julho de 2012 às 10:40.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).  Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão: teoria e prática. São Paulo: Alternativa. 2001.
LOUREIRO, Violeta Refkalifsty. Plano e Desenvolvimento e Projeto Pedagógico na Escola: Contribuições e Orientações para elaborar o Plano e Projeto da Escola. 2ª edição. Belém, 2001.
MONTEIRO, Maria Nilce S. Gestão Escolar Participativa. <http://www.webartigos.com/artigos/gestao-escolarparticipativa/65946/>. Acesso em 30 de julho de 2012 às 09:39.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola Pública. 3ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2002.
PAROLIN, Isabel Cristina Hierro. Pais e Educadores: quem tem tempo de educar? Porto Alegre: Mediação, 2007.
PEREIRA, Maria Cirene Cardoso; MENDES, Jeová Leite. GESTÃO PARTICIPATIVA: A Importância da Família na Escola. Disponível em <moodle3.mec.gov.br/.../GESTAO_PARTICIPATIVA_a_importancia_da_família_na_escola>. Acesso em 31 de julho de 2012 ás 09:38.
SANTOS, Marilande Pereira Dos. A Importância Da Família Para Uma Gestão Escolar De Sucesso. Ceará, FALC (Faculdade da Aldeia de Carapicuíba), 2012.
SOARES, JIANE Martins. FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA. Disponível em <http://www.planetaeducacao.com.br/.../ARTIGO-FAMILIA-ESCOLA-.pdf>. Acesso em 27 de julho de 2012 ás 10:07.
SOARES, Maria Victória de Mesquita Benevides. A cidadania Ativa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
STÜRMER, Breno Arthur. Escola Democrática: Estrutura, Gestão e Participação. Disponível em <http://www.artigonal.com/educacao
 HYPERLINK "http://www.artigonal.com/educacao-artigos/escola-democratica-estrutura-gestao-e-participacao"
 artigos/escolademocraticaestruturagestaoparticipacao1058085.html>
Publicado em 22/07/2009. Acesso em: 30 de julho de 2012 ás 10:32.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: Construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 7ª ed. São Paulo: Editora Libertad, 1989.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995. 
VEIGA, Zilah de Passos Alencastro. As instâncias colegiadas da escola. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 113-126. (Col. Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
7 APÊNDICES 
Apêndice I
Questionário Investigativo
QUESTIONÁRIO COM A DIRETORA E A PEDAGOGA
1. Existe o Projeto Político Pedagógico na escola?
( )Sim
( )Não
2. O Projeto Político Pedagógico está atualizado?
( )Sim
( )Não
3. O Projeto Político Pedagógico foi elaborado com a participação da comunidade escolar?
( )Sim
( )Não
4. O Projeto Político Pedagógico encontra-se atualizado conforme a legislação vigente?
( )Sim
( )Não
5. Os pais são informados sobre os rendimentos escolares dos filhos? 
( )Sim
( )Não
6. A escola oferece atendimento aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem?
( ) Sim 
( ) Não 
( ) As vezes
7. A comunidade escolar participa das decisões pedagógicas da gestão escolar?
( ) Sim 
( )Não
8. A escola oferece eventos educativos ou culturais para comunidade escolar?
( ) Sim 
( )Não
QUESTIONÁRIO COM OS PAIS
1. Você participa das atividades realizadas pela escolas?
( ) Sim 
( ) Não 
( ) As vezes
2. O Professor lhe convida para informar do rendimento de seu filho (a)?
( ) Sim 
( ) Não 
( ) As vezes
3. Você acompanha seu filho nas atividades escolares?
( ) Sim 
( ) Não 
4. Você acha que seu filho (a) esta desenvolvendo um aprendizado de qualidade?
( ) Sim 
( ) Não
5. Porque você matriculou seu filho ( a ) nesta escola?
______________________________________________________________________________________________________________________________
6. O que você acha da educação?
______________________________________________________________________________________________________________________________