Buscar

Administração de Recursos Humanos I - AV2 - 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: GST0582_AV2 » ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
	Professor:
	ANA MARIA CARVALHO
	Turma: 9010/AJ
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0 Nota do Trabalho: Nota de Participação: 2 Data: 14/06/2013 20:00:44
	
	1a Questão (Cód.: 11214)
	6a sem.: O Processo de Integração das Pessoas nas Organizações
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Gustavo Vieira é Gerente de Recursos Humanos de uma indústria farmacêutica e percebeu que um dos motivos do baixo rendimento dos novos funcionários é a falta de integração com a empresa. Parte da solução está na adoção de um programa de integração, que deve ser estruturado de forma a:
		
	
	melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização. 
	
	ajudar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele, reduzindo a ansiedade normal do período de adaptação.
	
	fornecer às pessoas que trabalham na empresa informações sobre os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade da empresa.
	
	assegurar o melhor aproveitamento das pessoas, indicando-as para programas de treinamento e desenvolvimento que irão capacitá-las para ter condições de crescimento na carreira.
	
	
	2a Questão (Cód.: 42198)
	3a sem.: Sub Sistemas da ARH e seus principais objetivos
	Pontos:0,0 / 0,5 
	A ação estratégica de recursos humanos é facilitada pela análise dos cenários internos e externos, de forma a fornecer subsídios que permitam à área intervir adequadamente. Tais análises nos permitem obter:
		
	
	Salários
	
	Indicadores 
	
	Dados
	
	Planos
	
	Crises
	
	
	3a Questão (Cód.: 12179)
	7a sem.: UNIDADE 4- Treinamento e Desenvolvimento
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Na Gestão de Pessoas podem ser identificados 6 processos básicos. Dentre eles está o Treinamento. Assinale a alternativa que corresponde a um dos objetivos desse processo.
		
	
	Familiarizar os novos colaboradores com os usos e costumes internos (cultura organizacional).
	
	Manter uma remuneração compatível com as atividades desempenhadas pelo indivíduo na organização e com o mercado.
	
	Estimar a demanda futura de pessoal e gerenciar as carreiras.
	
	Qualificar o indivíduo a ocupar determinados cargos e alavancar o seu desempenho.
	
	Escolher os profissionais mais adequados para ocupar cargos na organização.
	
	
	4a Questão (Cód.: 10915)
	3a sem.: Administração de Recursos Humanos (ARH) - uma visão geral
	Pontos:0,5 / 0,5 
	1. Integra a função recursos humanos na organização, como processo: 
		
	
	seleção 
	
	compras 
	
	marketing
	
	produção 
	
	logística 
	
	
	5a Questão (Cód.: 93816)
	2a sem.: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
	Pontos:0,5 / 0,5 
	O conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização denomina-se
		
	
	desenvolvimento de pessoas
	
	empowerment.
	
	treinamento de pessoas.
	
	seleção de pessoas.
	
	recrutamento de pessoas.
	
	
	6a Questão (Cód.: 111212)
	11a sem.: CULTURA ORGANIZACIONAL
	Pontos:0,0 / 0,5 
	Sobre a cultura organizacional, analise: I. É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias. II. A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização. III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas. IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos. É correto o que consta APENAS em:
		
	
	I e II.
	
	III e IV.
	
	I e III.
	
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	
	7a Questão (Cód.: 65488)
	13a sem.: Saúde e Segurança no Trabalho
	Pontos:1,5 / 1,5 
	Hoje em dia, os riscos relacionados ao trabalho estão associados ao manuseio e controle de máquinas de alta tecnologia, de substâncias perigosas, bem como de substâncias radioativas. Estes riscos surgiram devido a determinada época histórica, que nos transformou e teve seus efeitos externalizados. Indique que época é esta, frisando suas principais consequências.
		
	
Resposta: Foi mais ou menos na época da crise de 29 (entre 1920 e1930, não lembro o ano direito), onde no Brasil não se tinha uma legislação que atendesse às necessidades de segurança do trabalhador e, logo, as empresas tinham vários funcionários que sofriam os mais variados números e níveis de acidentes, sendo que o número de pessoas que vinham a óbito era muito grande. O Brasil, sofrendo uma pressão muito forte das outras nações, institui uma lei onde se asseguravam princípios básicos da segurança do trabalho (Essa data é entre o mês de maio e junho). Naquela época, não se usava EPI, EPC(coletivo), além disso as empresas não tinham uma cultura de cuidar da segurança dos trabalhadores(naquela época não se usava o termo colaboradores).
	
Gabarito: A resposta deverá conter que a época se trata do período posterior à Revolução Industrial que continua até o momento presente e indicar suas principais consequências.
	
	
	8a Questão (Cód.: 42074)
	3a sem.: Conceitos Introdutórios
	Pontos:1,0 / 1,0 
	Integram a função recursos humanos na organização:
		
	
	seleção
	
	compras
	
	logística
	
	produção
	
	ouvidoria
	
	
	9a Questão (Cód.: 42172)
	1a sem.: Sub Sistemas da ARH e seus principais objetivos
	Pontos:0,0 / 1,0 
	As pessoas devem sair da mesmice: Dê oportunidade a si mesmo de entrar em contato com o novo e perceber como se sente em relação a ele. Crie, invente. As pessoas devem ser o capital intelectual da organização: "Me dê a oportunidade de dar o melhor de mim". Diante desta premissa, assinale dentre as alternativas a seguir propostas aquela que explica, corretamente, quem pode exercer este papel:
		
	
	Saber extrair o melhor do outro é uma arte que poucos dominam. Só os profissionais que atuam no RH estão preparados, adequadamente, para o exercício desta tarefa.
	
	Saber extrair o melhor do outro é uma arte que poucos dominam, mas que em muito enriquece a todos os envolvidos no processo. Só os Gerentes de RH estão prontos para exercer este papel.
	
	Saber extrair o melhor do outro é uma arte que poucos dominam, mas que em muito enriquece a todos os envolvidos no processo. Só os verdadeiros líderes fazem-no com a frequência necessária ao seu sucesso profissional.
	
	Saber extrair o melhor do outro é um dom. Só os que já nascem com ele estão preparados, adequadamente, para o exercício desta tarefa.
	
	Saber extrair o melhor do outro é algo que independe da formação.
	
	
	10a Questão (Cód.: 65706)
	9a sem.: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Pontos:1,5 / 1,5 
	Você trabalha em uma empresa e gostaria de sugerir ao seu gerente que os funcionários, ao serem contratados, passassem por um processo de treinamento antes do início de suas atividades, pois atualmente eles apenas recebem um manual para ler e geralmente trabalham de qualquer maneira e demoram bastante tempo até alcançarem níveis satisfatórios de produtividade. Para fazer isso é necessário escrever uma proposta apontando todas as vantagens da aplicação de um programa de treinamento na empresa. Escreva essa proposta.
		
	
Resposta: Macaé,14 de junho de 2013 A/C Sr Gustavo Vieira - Gerente de Logística Prezado Senhor, Solicito treinamento para os funcionários X, Y e Z. O treinamento é de fundamental importância, pois os nossos clolaboradores estão lendo manuais para aprender suas atividadeslaborais de cunho diário. Isso me preocupa, pois uma vez que não estamos captando as dúvidas e questionamentos e nem monitorando o aprendizado de cada um, estamos nos deparando com colaboradores que desempenham suas funções de maneira aleatória e fora dos padrões da cultura e ética profissional de nossa corporação. Gostaria de salientar que o treinamento não é um custo nem despesa, é um investimento para a corporação, pois podemos treinar o colaborador com a cultura da empresa e acompanhar sua produtividade durante este período, detectando possíveis falhas e sanando-as o quanto antes, garantindo assim uma produtividade excelentemente satisfatória e garantir que os padrões de segurança e que a cultura e ética da empresa são respeitadas, colhendo ao final desta etapa a total satisfação de nossos clientes. Encontro-me à disposição para sanar quaisquer dúvidas que, porventura, possam surgir. Atenciosamente, Fábio.
	
Gabarito: O aluno deverá escrever a proposta argumentando a respeito de pelo menos duas vantagens do treinamento dentro de uma organização vinculando com o caso apresentado. Dentre as vantagens do treinamento estão: Melhoria da eficiência dos serviços, aumento da eficácia nos resultados, criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado, melhor qualidade de vida no trabalho, qualidade e produtividade, melhor atendimento ao cliente, maior competitividade organizacional, assédio de outras organizações aos funcionários da empresa e melhoria da imagem da organização.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/06/2013 até 18/06/2013.
Parte inferior do formulário

Outros materiais