Buscar

RESUMO AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

· Definir Ciência (relações com saúde e ambiente)
· Dar um exemplo de fenômeno da Natureza em que a articulação com diferentes aspectos da vida humana, como por exemplo, a saúde e o ambiente, favorece sua compreensão.
SER ALFABETIZADO EM CIÊNCIAS NATURAIS: O QUE MUDA EM NOSSA VIDA?
 (...) a ciência pode mudar seu dia-a-dia, com a leitura do texto sobre uma doença que pode afetar não só a saúde, mas o ambiente e a economia.
Gripe, aves e seres humanos
Um supervírus mutante que se desenvolveu no sul da China causou uma gripe que dizimou milhões de aves na Ásia, no início de 2004, e acabou matando 23 pessoas. A doença surgiu em patos e galinhas, nos últimos dois anos. Cientistas chineses ainda estão estudando a origem do vírus H5N1 e alertaram para o fato de que ele continua se desenvolvendo, podendo dar início a uma grave PANDEMIA entre humanos.
Seus estudos indicam que uma família desse vírus, que o grupo chamou de genótipo Z, tomou o lugar de todas as outras — um forte indicativo de que possui uma vantagem significativa na SELEÇÃO NATURAL.
De acordo com o ponto de vista científico, as MUTAÇÕES do vírus sugerem que entre essas vantagens estaria o fato de ele se adaptar muito bem às galinhas. Desde o ano 2000, esses vírus vêm, cada vez mais, infectando galinhas e seus hospedeiros naturais, os patos, no sul da China.
Na época, chegou-se à conclusão de que os surtos teriam começado na China e seriam resultado de uma evolução do vírus, em decorrência do aumento de sua circulação entre galinhas. Na verdade, quanto mais circula um vírus, maior é a probabilidade de ocorrer mutação, já que ele entra em contato com outros micróbios com os quais troca MATERIAL GENÉTICO.
Segundo os estudos que vêm sendo desenvolvidos, o genótipo Z, até agora, encontrou dificuldade de INFECTAR humanos, mas se revelou letal quando o fez.
Um outro estudo realizado nas mesmas universidades mostra que, nos últimos quatro anos, o vírus se tornou cada vez mais eficaz em infectar mamíferos, como porcos e humanos. O grande problema é que poderá provocar pandemia de gripe, caso consiga se adaptar melhor aos homens.
Concepções de Ciência
alguns estudiosos – dentre os quais filósofos, historiadores e sociólogos da Ciência – veem a Ciência como um conjunto de conhecimentos objetivos e neutros sobre a natureza, produzidos com base em regras e valores compartilhados por legítimos praticantes dessas atividades, igualmente neutros e interessados somente no progresso de sua disciplina: a comunidade científica.
Outros estudiosos, pesquisadores, discordam daqueles argumentando que a noção de comunidade científica por eles defendida esconde, mais que elucida, a dinâmica das práticas científicas nas sociedades modernas.
Na concepção dos estudiosos do grupo B, a comunidade científica deve ser entendida a partir da natureza da sociedade em que ela se insere: uma sociedade capitalista. Nesse caso, a produção do conhecimento científico é considerada um caso especial da produção e distribuição capitalistas de mercadorias, tendo, assim, como objetivo, gerar um tipo de lucro: o crédito científico (um tipo diferente de capital, não-monetário, acumulado sob a forma de autoridade/competência científica e que tem valor num mercado específico: o da produção do conhecimento científico.)
E para o outro grupo de estudiosos o conhecimento, não é tido como dado, resultado natural dessa prática, sendo objeto de minuciosa investigação, feita a partir do que os próprios cientistas consideram como relevante.
Segundo tais estudiosos, a Ciência deixa de ser considerada algo à parte, algo “misterioso”; deixa de ser mitificada como a única verdade e é tida como mais um lugar de produção de verdades na sociedade (...) o laboratório é um espaço de construção de fatos. Nem o conhecimento científico, nem a comunidade científica possuem um lugar especial: o único mito é o da existência de uma Ciência pura.
O VÍRUS DA AIDS E A VACINA: UM EXEMPLO DE ESTUDO QUE ENVOLVE A NATUREZA, A SAÚDE E A SOCIEDADE
os estudos científicos, a saúde humana e o ambiente em que vivemos estão estreitamente relacionados entre si e ao nosso dia-a-dia.
O Brasil tem 65.273 crianças de até 14 anos que perderam os dois pais, ou apenas um deles por culpa da Aids (...) 
O relatório OIT mostra que 15 milhões de crianças com menos de 18 anos perderam os pais ou um deles para a Aids em todo o mundo, segundo estimativas de 2003.
Em relação ao Brasil, os estudos mostram que teremos acumulado até 2005 a morte de 650 mil trabalhadores vítimas da Aids —o equivalente a 0,7% da mão-de-obra do país; contudo, esse número é baixo se comparado ao dos países mais afetados.
Sabemos que uma VACINA contra a Aids está longe de ser desenvolvida, pois há falta de interesse científico, político e econômico.
e o maior obstáculo é o fato de não se tratar de uma prioridade científica, política e econômica: menos de 1% do gasto total em pesquisa de produtos de saúde e menos de 3% de todo o dinheiro devotado à Aids são destinados ao desenvolvimento de uma vacina.
CONCLUSÃO
Há uma importante relação entre Natureza, Ciência e cotidiano. Os exemplos de fenômenos naturais retirados do campo da saúde apresentam acentuado perfil biológico. Contudo, tais fenômenos são melhor compreendidos quando atentamos para a dimensão social que possuem. A Natureza, ao ser estudada pela Ciência, é recriada pelo ser humano, passando a povoar nosso cotidiano, traduzida por conceitos, como o de “vírus” ou o de “epidemia”, e por objetos técnicos e científicos, como as “vacinas”. Esses conceitos e objetos vão reunindo em torno de si não apenas os cientistas, mas também pessoas comuns, governantes, animais, mercados de trabalho e financeiro, indústrias de medicamentos e vários outros agentes/atores.
RESUMO
Você não pode esquecer!
O conceito de Ciência mantém relação com a saúde e o ambiente, pois a ciência encontra-se em seu dia-a-dia, de diferentes formas e em diferentes momentos. Os estudos científicos, a saúde humana e o ambiente em que vivemos estão estreitamente relacionados entre si e ao nosso dia-a-dia. Há, assim, articulação das dimensões da vida humana, como as relacionadas à saúde, à sociedade, à economia e ao ambiente que favorece o estudo e a compreensão dos fenômenos naturais.

Outros materiais