Buscar

AD1 CE2 2022-2 Gabarito(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: ________________________________________________________________
Coordenador: _____________________________________________________________
Nome: ____________________________________________________________________
Polo: _____________________________________________________________________
Nota =
Questões AD1 CE2 Gabarito
1 - No dia 13 de agosto de 2022, tivemos uma aula aberta com a Professora Élika Takimoto (CEFET/RJ), intitulada “Todas as Ciências são humanas, inclusive as exatas”. Nessa aula pudemos debater sobre a história e as diferentes concepções da ciência que existem na sociedade. 
Em nosso material didático, as três primeiras aulas do Módulo 1 se debruçam em discutir sobre três principais concepções de Ciência vigentes. 
a) Identifique tais concepções, apontando os principais pensamentos e pensadores de cada uma delas. (1,0 ponto)
b) Uma dessas concepções nos alerta para o fato de que o produto científico está ligado ao indivíduo pesquisador que a produz. Essa concepção é a ........................................................................................................................ (1,0 ponto)
c) Explique como essa concepção identificada na questão “b” - da produção científica - pode nos ajudar a construir uma ciência mais plural e diversa. (1,0 ponto)
a) - A primeira concepção, também chamada de positivista, entente a Ciência como o conjunto de conhecimentos objetivos e neutros, produzidos por regras claras e compartilhadas entre a comunidade científica. Um de seus expoentes é Thomas Kuhn, que aponta que a comunidade científica se dá através de “homens que compartilham o mesmo paradigma”. 
 - A segunda, com um viés muito mais crítico, mostra a ciência como uma produção mercadológica, inserida no contexto capitalista e enviesada por questões históricas, sociais, econômicas e políticas. Pierre Bourdieu, por exemplo, denuncia que a noção de comunidade científica autônoma, formada por cientistas neutros e interessados no progresso de sua disciplina, como Kuhn idealizou, não é capaz de revelar a dinâmica das práticas científicas na sociedade moderna, e sim que é entendida a partir da determinação social do seu conteúdo. 
 - A terceira concepção, que questiona a modernidade, ligada a sociologia e antropologia das ciências - o modo como o pensamento dito moderno - descreve e explica a realidade, revela que o conhecimento científico não é um objeto a ser descoberto, é algo construído. Não é uma verdade absoluta, e sim, mais um espaço de produção de verdades. Tal concepção está atrelada, também, aos estudos de Latour e Woolgar, que sugerem substituir a sociologia dos cientistas, que aceita como dado o produto da prática científica, pela sua descrição etnográfica. Ou seja, ao invés da pesquisa científica ter categorias e conceitos estranhos ao mundo das pessoas que são observadas, os autores defendem que o fenômeno deve ser analisado tendo em vista o que os participantes consideram como relevante. 
b) A concepção que nos alerta que o produto científico está ligado ao indivíduo pesquisador que a produz é a terceira. 
c) Pensar sobre esta concepção nos ajuda a refletir sobre quem produziu e produz a ciência até hoje, muitos grupos minoritários foram historicamente excluídos, tanto da produção, quanto dos conhecimentos científicos. Buscar medidas que façam esses diferentes grupos da sociedade (negras e negros, mulheres cis e trans, homens trans, entre outros) se inserirem na produção científica é necessário para democratizar a ciência e fazer com que ela pesquise, cada vez mais, soluções para os problemas sociais que enfrentamos.
2 - De acordo com a Aula 5, a Ciência provoca no homem um sentimento de domínio sobre a natureza que ela estuda. Por que essa forma de apresentar a Ciência na escola contribui para exclusão social de grandes parcelas das classes populares? O papel da escola é formar pessoas que devem assumir verdades incontestáveis ou fomentar o desenvolvimento de um espírito crítico e dado ao diálogo? (1,0 ponto)
Resposta: A escola tem o papel de fomentar o espírito crítico e a capacidade de diálogo entre os diferentes saberes sobre a natureza, meio ambiente e saúde. O poder que a Ciência confere, propaga-se por meio do discurso do professor que enaltece o saber científico como único conhecimento verdadeiro sobre a Natureza. Dessa forma, o saber do aluno é ignorado e os currículos escolares geram um conhecimento compartimentalizado, onde os alunos não estabelecem conexões entre os mesmos e entre estes e suas vidas.
3 - Há uma importante relação entre natureza, ciência e cotidiano que precisa ser trabalhada pelo professor em sala de aula com seus alunos, a fim de que o conhecimento científico compartilhado com eles esteja contextualizado. Infelizmente, é comum nas aulas de ciências que os alunos se perguntem “onde” vão usar o que estão aprendendo. 
Nessa questão, você irá exemplificar a relação entre natureza, ciência e cotidiano.
 
a) Escolha um fenômeno da natureza/evento ambiental ou de saúde – pode ser uma matéria/fato veiculado recentemente pela mídia – em que haja articulação do conhecimento científico com diferentes aspectos da vida humana identificando as dimensões sociais, econômicas e científicas. (1,0 ponto)
Resposta: A resposta deve conter a descrição de um fenômeno da natureza, podendo ser uma reportagem. A descrição deve apresentar a relação coma a saúde, ambiente e ciência e as dimensões sociais, econômicas e biológicas
b) Ressaltando a importância da formulação de um problema para o processo de construção do conhecimento sobre a natureza e a saúde, elabore um plano de ação, com base na Aula 6, correlato à orientação para a pesquisa formulada isto é, correlato ao problema que se pretende ver resolvido. (5,0 pontos)
Resposta pessoal, mas deve seguir as seguintes partes: a) descrição da situação atual, a situação que se pretende alterar; b) identificação da comunidade envolvida; c) definição dos objetivos a serem atingidos e que caracterizam a mudança para a situação desejada; d) definição dos procedimentos que viabilizam o alcance dos objetivos; e) descrição dos resultados esperados. 
Como exemplo, segue gabarito para o caso da febre amarela apresentado em uma AD antiga
a) Descrição da situação atual:
A febre amarela é um problema de saúde pública no Brasil, foram notificados entre 1º de julho de 2017 e 23 de janeiro de 2018, 601 casos de febre amarela, sendo 130 confirmados e 53 mortes.” 
b) Identificação da comunidade envolvida:
População das Américas do sul e Central e alguns países da Africa. 
Comunidade local ou Brasil também pode ser aceito
c) Definição de objetivos:
1- Entrar em contato com agentes de saúde para se informar a respeito da prevenção e vacinação
2- Procurar saber se na sua cidade ocorreram casos de febre amarela
3- Elaborar trabalhos educativos sobre prevenção de promoção de saúde, através de cartazes, vídeos, trabalhos interdisciplinares e palestras.
4- Conscientizar a comunidade escolar a manter práticas que evitem a acumulação de criadouros de larvas de mosquitos, e mantenham a vacina em dia de modo a evitar a ocorrência da doença.
d) Definição de procedimentos:
1- Entrevista com os agentes de saúde da comunidade para conhecer as ações que vem sendo realizadas pelo governo para minimizar os casos da doença, além de pesquisa em sites do Ministério da saúde universidades.
2- Reunião com professores e direção da escola para lançamento de uma campanha interdisciplinar de prevenção e promoção de saúde sobre o tema da febre amarela.
3- Realização da semana de campanha da febre amarela com palestras, oficinas, vídeos abertos a comunidade.
e) Descrição dos resultados esperados: 
1- Obtenção de informações consistentes que possibilitem a realização das ações;
2- Engajamento da escola na elaboração das atividades com os discentes;
3- Participação da comunidade durantea semana de campanha da febre amarela, obtendo informações importantes sobre transmissão, prevenção da doença, cuidados e outras.

Outros materiais