Buscar

MASTITE CONTAGIOSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MASTITE CONTAGIOSA
A mastite bovina é uma inflamação da glândula mamária causada principalmente por bactérias. É considerada a doença que mais causa prejuízos para a produção leiteira mundial. Assim, as perdas acometem os produtores, a indústria e os consumidores, de uma forma geral. 
É comum dividirmos as possíveis causas da mastite em dois grupos principais: agentes contagiosos e agentes ambientais. Essa classificação se baseia na fonte da bactéria e no modo de transmissão. 
A mastite contagiosa é aquela onde uma vaca doente transmite essa mesma bactéria para outras vacas do rebanho, ou seja, a transmissão é feita entre animais. Já na mastite ambiental, a origem da bactéria fica no ambiente frequentado pela vaca.
A maior parte da contaminação por mastite contagiosa ocorre no momento da ordenha, de forma que esse deve ser o foco em qualquer programa de controle. À medida que as fazendas crescem e passam a ter mais animais, aumenta o risco de contaminação devido ao maior número de vacas.
Como é a cadeia de transmissão de microrganismos?
Basicamente, um patógeno presente na glândula mamária de uma vaca infectada encontra uma porta de entrada, como por exemplo, a ordenhadeira, que, por sua vez, entrará em contato com o hospedeiro susceptível, que acabará sendo infectado. 
A ordenhadeira não é a única porta de entrada. Essa transmissão de agentes infecciosos de uma vaca para outra pode ser feita também através do papel toalha, mãos contaminadas dos ordenhadores. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
AMARAL, L.A.; ISA, H.; DIAS, L.T.; ROSSI, O.D.; NADER, F.A. Avaliação da eficiência da desinfecção de teteiras e dos tetos no processo de ordenha mecânica de vacas. Pesquisa Veterinária Brasileira, São Paulo, v.24, n.4, p.173-177, 2004. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2010.

Outros materiais