Buscar

VACAS CALMAS NA SALA DE ORDENHA

Prévia do material em texto

VACAS CALMAS NA SALA DE ORDENHA
A hora da ordenha deve ser um momento que significa calma e tranquilidade para a vaca. Elas não devem ficar nervosas ao entrar na sala. Quando as vacas estão relaxadas, é mais fácil verificar se há algum sinal de doença.
Aqui estão 6 dicas para manter as coisas calmas e tranquilas na sala de ordenha:
1. As vacas devem entrar na sala de ordenha com confiança.
Certifique-se de que não há obstáculos, que haja uma boa aderência ao solo e espaço suficiente na sala de ordenha. Pense também na ventilação, na temperatura, na luz e em um ambiente calmo na sala.
2. Verifique se o piso é muito escorregadio.
Isso pode causar inquietação ao entrar na sala de orenha. Os produtos utilizados em pedilúvios algumas vezes podem formar um fundo escorregadio. Certifique-se de que as vacas não tenham uma experiência ruim com isso.
3. Aproveite para avaliar visualmente as vacas
Quando as vacas estão na sala de ordenha, é uma oportunidade de ter uma boa visão do úbere, barriga e pernas. Se a vaca mostra sinais de nervosismo ou algum sinal de que sua postura não parece correta, então algo geralmente está errado.
4. As vacas não podem sentir medo ou dor
O medo e a dor causarão estresse à vaca. O manejo das vacas deve ser feito de uma maneira que não seja áspera, mas sim, deve ser gentil e o ordenhador também precisa estar calmo.
5. Avalie se há sinais de ansiedade
Estrume e urina são sinais de ansiedade. Certifique-se de que a ordenhadeira esteja funcionando corretamente, de que haja espaço suficiente para cada vaca, sem ferimentos nos tetos e assegure-se de que a teteira não seja retirado de forma abrupta.
6. Cuide da saída das vacas
Na saída da sala de ordenha, as vacas devem estar relaxadas, portanto, certifique-se de que não haja arestas afiadas, piso escorregadio ou declive excessivo que possa deixá-las nervosas.
* Baseado no artigo How to have calm and happy cows in the parlour, do Dairy Global.

Continue navegando