Buscar

Aula 2 - Philip Kotler - Transformação do Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PHILIP KOTLER O MAGO DO MARKETING
Segundo Philip Kotler, professor universitário estadunidense que é considerado o maior especialista da área, o Marketing é o processo utilizado para estudar produtos ou serviços que possam interessar a determinados consumidores, assim como a estratégia que será usada em vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.
Kotler também diz que o marketing é o um processo social no qual indivíduos ou grupos sociais criam uma determinada demanda conforme suas necessidades e desejos, atuais.
Por exemplo:
Enquanto isso, com o passar do tempo, a importância e o impacto do marketing digital cresceu em diversos segmentos, como o marketing para mercado fit, marketing para os escritórios contábeis e outros diversos ramos.
Atualmente, o mercado fit tem crescido muito e rapidamente, mas isso não acontece por conta da sociedade que está preocupada com bem-estar, saúde e estilo de vida.
Pelo contrário! Isso foi o resultado.
Primeiro surgiram os produtos como alimentos orgânicos, sem glúten, academias em massa, produtos de estética e assim por diante. Depois a necessidade por essa demanda cresceu, pois, os produtos começaram a serem disseminados. Como resultado, o mercado fit de bem-estar começou a crescer.
A HISTÓRIA, O QUE É MARKETING?
É difícil especificar por exemplo quando surgiu o conceito cobre o que é marketing, pois essa prática é usada desde a época do escambo, troca e venda de produtos, o qual era feito pelas civilizações antigas.
TUDO SOBRE MARKETING – TROCA E VENDA
As necessidades humanas existem desde sempre, como resultado, porém elas sofreram alterações desde a antiguidade até os tempos modernos. O que antes era primordial, hoje pode ser secundário ou até obsoleto. Em conclusão o que hoje é essencial, antes podia nem existir.
Em outras palavras, imagine o seguinte: nos anos 70 e 80, fumar não era uma necessidade, era um estilo.
Quem fumava naquela época era “descolado” e elegante até.
Como resultado, no fim do século XX foi decretada a lei que regulamentava o uso de propagandas de cigarros.
E assim começava uma nova demanda da sociedade!
Uma vez que o cigarro, assim como a sua propaganda, foi proibido, o que antes era apenas uma moda, ou seja, passou a se tornar uma necessidade.
Com uma primeira proibição, o tráfico ganhou força, pois as pessoas precisavam comprar o cigarro em algum lugar, mas o mercado era extremamente escasso.
Mas a lei da oferta e da demanda começou a aparecer nesse setor.
Empresas de tabaco, portanto começaram a surgir com forte investimento, tirando o cigarro da mira do tráfico e tornando o produto uma droga lícita, porém ainda dentro dos respaldos da lei. Ou seja, ainda é proibido fazer propaganda que incentive, assim como fumar em locais fechados também é proibido.
O cigarro continua sendo vendido, mas a compra de cigarros em si, é feita por pessoas maiores de 18 anos.
A TRANSFORMAÇÃO E ADEQUAÇÃO
Por exemplo, antes o que era moda, se tornou necessidade. O que antes não existia como necessidade, se tornou uma demanda da sociedade e uma concorrência para as empresas.
Era assim que acontecia antigamente também, desde a época do escambo que citamos acima.
Antes a necessidade da época era por sobrevivência, por exemplo, mas com o capitalismo essa necessidade se aprimorou e, hoje, não são apenas as necessidades que têm vez no mercado, mas produtos e serviços atrelados à desejos que passaram a ser notados e atendidos também.
Mas, voltando ao universo da estratégia de Marketing, é possível defender que o Marketing publicitário começou de fato a surgir há mais de 560 anos com a criação das prensas tipográficas inventadas por Gutenberg.
Essas prensas revolucionaram a comunicação humana, pois os textos que antes tinham que ser feitos à mão, depois disso começaram a ser produzidos em massa e divulgados para um número maior de pessoas.
Isso impulsionou o surgimento dos primeiros anúncios impressos, os quais eram a maneira mais aprimorada de fazer Marketing na época.
Em conclusão, com o passar do tempo os meios de comunicação foram se aprimorando. Surgiram então os pôsteres e outdoors (em 1887 o primeiro outdoor foi instalado), rádios, TV e telefone, até chegar na era digital.

Continue navegando