Buscar

Arte, Dança e Música Africana

Prévia do material em texto

Arte
Arte africana reflete a diversidade de culturas africanas. A arte mais antiga existente na África são esculturas de 6,000 anos encontradas em Niger, enquanto a Grande Pirâmide de Gizé no Egito foi a realização arquitetônica do mundo mais alta durante 4,000 anos até a criação da Torre Eiffel. O complexo etíope de igrejas monolíticas em Lalibela, de que a Igreja de São George é representativa, é considerada como outra maravilha da engenharia.
Dança
O termo Dança da África refere-se principalmente às danças da África subsariana. A música e as danças da África do norte e o Saara são geralmente mais estreitamente unidas àquelas do Oriente próximo. Também as danças de imigrantes da descida européia e asiática (p. ex. na África do Sul) não são cobertas por este artigo.
A dança africana tem de ser vista em conexão fechada com a Música africana.
Um traço central da dança africana é que é policêntrico. Isto significa que - diferentemente de muitas outras regiões do mundo - o corpo não é tratado como uma unidade "rija" mas é segmentado em vários centros do movimento (ombros, peito, pelve, braços, pernas etc.) que pode ser movido segundo os diferentes componentes rítmicos da música ou até acrescentar componentes rítmicos do seu próprio corpo. Isto pode resultar em movimentos muito complexos "inside" do corpo, ao contrário do movimento pelo espaço do corpo inteiro que desempenha o papel mais importante em muitas coreografias européias.
Música
A Música da África é uma das suas formas de arte mais dinâmicas. O Egito foi muito tempo um foco cultural do mundo árabe. Enquanto lembranças dos ritmos da África subsariana, em particular África Ocidental, foram transmitidos pelo Tráfico negreiro, os modernos samba, blues, jazz, reggae, rap, e rock and roll. A música moderna do continente inclui o canto coral altamente complexo da África do Sul e os ritmos de dança do soukous, dominado pela música da República Democrática do Congo. Um desenvolvimento recente do século XXI é a emergência do Rip hop africano. Especialmente, uma forma do Senegal é mista com a tradicional mbalax. Recentemente na África do Sul, uma forma da música desenvolveu-se relacionada à house music conhecida com o nome Kwaito, embora o país tenha sido o lar para sua própria forma de South African jazz durante algum tempo, enquanto a música de Afrikaans é completamente distinta e calma do que a maior parte da tradicional Boere musiek, e formas de Música folclórica e rock.

Continue navegando