Buscar

TICS 03 FÓRUM AFYA 2p


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

SOI II – TICS FÓRUM
Aluna: Layanne Dias de Souza
1. O Tétano pode matar? Por quê?
Insuficiência respiratória é a causa mais comum de morte. Espasmo de laringe e rigidez e espasmos da parede abdominal, do diafragma e de músculo da parede torácica provocam asfixia. Hipoxemia também pode induzir parada cardíaca e espasmo faríngeo, levando à aspiração de secreções orais com pneumonia subsequente, contribuindo para morte por hipoxemia. Embolia pulmonar também é possível. Mas a causa imediata de morte pode não ser aparente.
2. Tétano Neonatal - como podemos evitar esta patologia?
O tétano no recém-nascido muitas vezes é generalizado e fatal. Inicia-se com frequência no coto do cordão umbilical impropriamente limpo, em crianças nascidas de mães imunizadas de forma inadequada. Seu início durante as primeiras 2 semanas de vida é caracterizado por rigidez, espasmos e diminuição da alimentação. Surdez bilateral pode ocorrer em recém-nascidos sobreviventes. Gestantes devem receber Tdap em 27 a 36 semanas de gestação, independentemente de quando tenham sido vacinadas pela última vez; o feto pode desenvolver imunidade passiva de vacinas administradas nesse momento, o que evita o tétano neonatal.
Referências:
BUSH, Larry M. PERTEJO, Maria T. Vazquez. Tétano. Manual MSD. Set. 2019. Disponível em: < msdmanuals.com/pt-br/profissional/doenças-infecciosas/bactérias-anaeróbias/tétano#:~:text=A%20toxina%20tetânica%20bloqueia%20a,e%20instabilidade%20autonômica%20podem%20ocorrer. >. Acesso em: 19 de fev. de 2022.