Buscar

Tics Dgb

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
Tecnologia da Informação e comunicação (TICs) – semana n° 14
Professor: Lilian Cristhian Santos Rocha 
Aluno(a): 5º Período
Guillain-Barré
1. Como diagnosticar clinicamente a Síndrome de Guillain-Barré? Qual a propedêutica (exames) mais adequada? O que encontramos na Punção Lombar destes pacientes?
 É uma polineuropatia inflamatória que é caracterizada por um início agudo, progressão rápida, fraqueza muscular simétrica, deambulação instável e hiporreflexia ou arreflexia. A fraqueza é, geralmente, predominantemente distal, pelo menos nomomento do início, e muitos pacientes sentem dor neuropática. Geralmente se apresenta como paralisia ascendente, com fraqueza nas pernas se espalhando para os membros superiores e a face e a perda completa dos reflexos tendinosos profundos; contudo, há uma série de variantes reconhecidamente distintas.
 A erradicação generalizada da poliomielite fez com que o Síndrome de Guillain-Barré se tornasse a causa mais frequente de paralisia flácida aguda e subaguda, com uma incidência anual relatada de 0,5 - 2 casos por 100.000 pessoas. A taxa de incidência anual aumenta com a idade, e essa condição é rara em crianças com até 2 anos de idade. Os homens têm cerca de 1,5 vezes mais probabilidade de desenvolverem do queas mulheres. A causa exata dessa condição ainda é desconhecida, mas 50-70% dos casos aparecem 1 - 2 semanas após uma infecção respiratória ou gastrointestinal, ou outra infecção que induz um direcionamento de resposta autoimune aberrante nos nervos periféricos e em suas raízes espinhais.
 Nos critérios diagnósticos, encontramos, dentro de características clínicas e punção lombar, os principais indicativos dessa síndrome, como fraqueza progressiva ao longo de um período de até 6 semanas nas pernas e braços (principalmente iniciando em membros inferiores), hiporreflexia ou arreflexia, simetria relativa, sinais ou sintomassensoriais leves, dor, disfunção autonômica, e complicações cardiorrespiratórias. Notocante à pulsão lombar, é encontrada no líquido cefalorraquidiano dissociação citoalbuminológica, ou seja, contagem de células normais com aumento dos níveis de proteínas.
RELAÇÃO TEÓRICO PRÁTICA
 A SGB é uma doença desmielinizante que está relacionada com o mecanismo autoimune. Os médicos devem estar atentos ao seu diagnóstico pois ela pode ter evolução rápida e gerar sequelas no paciente. Os exames complementares são de grande importância para seu diagnóstico. 
REFERÊNCIAS
GOLDMAN, Lee; AUSIELLO, D.A. (Ed .). Cecil Medicina . 23 ed. Rio deJaneiro, RJ: Elsevier Saunders, 2009. 2v
Leonhard, S. E., M. R. Mandarakas, F. A. A. Gondim, K. Bateman, M. L. B. Ferreira, D. R. Cornblath, M. E. Dourado et al. “Diagnosis and management o f Guillain -Barré s yndrome in ten steps.” Nature reviews. Neurology (2019)

Continue navegando