Buscar

Friedrich Fröebel e a Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Friedrich Wilhelm August Fröebel  
 
 
 
Nascido na cidade de Oberweissbach, sudoeste da Prússia (atual Alemanha) em 21 de agosto de 1782, é o filho caçula do pastor protestante Johann Jakob Fröebel e Eleanore Hoffmann que faleceu quando tinha apenas nove meses. Foi adotado por um tio, onde teve uma infância solitária, mas se empenhou em aprender matemática e linguagem e aproveitava para explorar florestas próximo de onde morava. 
Em 1797, trabalhou como aprendiz de um guarda florestal, onde seu interesse pela natureza se iniciou. Por volta dos dezessete anos surgiu o interesse de cursar a Universidade de Jena, onde cursou Filosofia, Arquitetura, Ciências Naturais e Mineralogia.  
Quando seu pai faleceu, retornou a sua casa, onde num período de dois anos trabalhou com agrimensura e arquitetura, lecionou aulas de desenho em uma escola normal reconhecendo assim a vocação para o trabalho pedagógico. 
Num período de três anos, entre 1807 e 1810, foi pupilo de Pestalozzi, em Yverdon na Suíça, ele com vinte cinco anos de idade e Pestalozzi sessenta e um. Esse período de convivência se torna uma base para as futuras ideias pedagógicas de Fröebel. Após esse período retorna a Alemanha, e estuda nas universidades de Göttingen e Berlim, passando a desenvolver teorias que tinham como fundamento os jogos e atividades livres.  
Em 1816, quando retorna a sua terra natal, passa a se dedicar a educação dos seus sobrinhos. No ano seguinte funda uma escola de ensino fundamental, e dois anos depois a escola é transferida para Keilhau, onde coloca em prática suas teorias pedagógicas.  
As ideias de Fröebel sobre o brinquedo, a atividade lúdica e a apreender o significado da família nas relações humanas são expostas em 1826 na sua obra mais importante, “Die Menschenerziehung”, “A Educação do Homem”.  
Quando as autoridades em 1832 reagem e o afastam da direção da escola por causa de suas ideias pedagógicas, ele parte para a Suíça. Lá, no mesmo ano de falecimento de sua primeira esposa em 1836 ele cria os materiais chamados Dons. Dirigiu um orfanato e treinou professores, ao se estabelecer na Suíça. Todas essas situações e experiências se tornam a inspiração para que em 1840, quando retornou a Alemanha, na cidade de Blankenburg, ele fundasse o primeiro Kindergarten (Jardim-de-Infância). 
Em 1851, sua Instituição enfrenta graves problemas econômicos e Fröebel é confundido com um sobrinho esquerdista, e o governo proíbe as atividades dos jardins-de-infância. Infelizmente ele vem a falecer no ano seguinte em 21 de junho e o banimento só é suspenso em 1860.  
Fröebel e a Valorização da Infância  
Ao fundar o primeiro Jardim de Infância Fröebel marcou sua história na educação infantil, era constituído como um centro de jogos, organizado segundo seus princípios e destinado para as crianças menores de 6 anos. Não seria um ambiente somente para aprendizado de conteúdos tradicionais, mas sim um ambiente ideal para as crianças e adolescentes, aonde eles estariam livres para aprender coisas sobre o mundo e a si mesmos.  
Fröebel foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo, como atividade, nas escolas; as atividades e os desenhos que envolvem movimento e os ritmos eram muito importantes. Para a criança passar a se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros de seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo. 
Os materiais pedagógicos idealizaram recursos sistematizados para as crianças se expressarem: os blocos de construção, chamados de materiais específicos, eram usados pelas crianças nas suas atividades criadoras. Se trabalhava com outros tipos de materiais, como: papel, papelão, argila e serragem. Também destaca os “dons” que eram bola, cubo e cilindro, os blocos eram utilizados em uma medida bem restrita, enquanto as demais atividades eram mais livres. Todos os jogos que envolvem os dons sempre começavam com as pessoas formando círculos, dançando, movendo-se e cantando.   
O objetivo das atividades nos jardins-de-infância era possibilitar brincadeiras criativas. As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança, quase sempre ao ar livre, para que a turma interagisse com o ambiente.   
 
 
Contribuições para a educação infantil  
Para Fröebel a escola, é o lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida, os elementos essenciais da verdade, da justiça, da personalidade livre, da responsabilidade, da iniciativa, das relações casuais e outras semelhanças. 
A educação para Fröebel, é um processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e a sociedade.  
Também era importante acostumar as crianças aos trabalhos manuais. A atividade dos sentidos e do corpo despertaria o germe do trabalho.  
Fröebel e as brincadeiras  
Ao longo do seu trabalho Fröebel pode analisar a importância do jogo para o desenvolvimento da criança de maneira integral, com todas as suas potencialidades. E que as atividades devem ser orientadas não apenas para a diversão, mas para os fins visados pela educação das crianças. Ele ressalta que a brincadeira é a chave para nos comunicarmos e compreendermos a criança pequena. 
Muitas características humanas desenvolvem-se na criança pela sua brincadeira com a boneca, porque em razão disso sua própria natureza se tornara, em um certo tempo, objetiva e daí reconhecível para a criança e para os pensativos e observadores pais e babas. Daí se tornar visível mais tarde, através da e pela diferença espiritual, a diferença de vocação e vida entre o menino e a menina. O menino deslumbra-se com o brincar com a esfera e o cubo com coisas separadas e opostas, enquanto a menina ao contrario desde cedo se deslumbra com a boneca, o que intimamente une em si os opostos da esfera e do cubo. O significado interno desde o fato é que o menino pressente cedo e sente seu destino- comandar a e penetrar na natureza externa- a menina antecipa e sente seu destino- cuidar da natureza e da vida. 
A brincadeira é uma característica essencial na vida das crianças e constitui-se como fundamental para o desenvolvimento da identidade da criança. Daí a importância dada por Fröebel ao desenvolvimento de atividades lúdicas nesta fase tão importante do desenvolvimento do ser humano. Ele foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo, como atividade, nas escolas; as atividades e os desenhos que envolvem movimento e os ritmos era muito importante. 
Brincar é fonte de lazer, mais é simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que se leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa. Além de possibilitar o exercício daquilo que é próprio no processo de desenvolvimento e aprendizagem, brincar é uma situação em que a criança constitui significados, sendo formada tanto para a assimilação dos papeis sociais e compreensão das relações afetivas que ocorrem em seu meio, como para a construção do conhecimento. 
O Jogo e a brincadeira são sempre situações em que a criança realiza, constrói e se apropria de conhecimentos das mais diversas ordens. Eles possibilitam, igualmente, a construção de categorias e a ampliação dos conceitos das várias áreas do conhecimento. Neste aspecto, o brincar assume papel didático e pode ser explorado no processo educativo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Referências  
http://froebelfriedrich.blogspot.com/2010/05/bibliografia-e-principais-obras-de.html 
https://www.revistaprosaversoearte.com/friedrich-froebel-pedagogo-alemao-criador-do-jardim-de-infancia/ 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/friedrich-froebel-o-pai-do-jardim-de-infancia/19225 
https://pt.slideshare.net/multimidiassemfronteiras/aprender-brincando-uma-forma-divertida-de-ensinar 
https://www.pedagogia.com.br/biografia/friedrich_froebel.php 
https://www.dw.com/pt-br/1852-morre-o-criador-do-jardim-de-inf%C3%A2ncia/a-580653 
https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/4243695 
http://froebeleaeducao.blogspot.com/https://labedu.org.br/jardim-de-infancia-origem-de-onde-vem-friedrich-froebel-frobel/

Continue navegando