Buscar

Primeira Infância 60H parte 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Título: Atividade Avaliativa- A Educação Infantil como um lugar de Aprendizagem e Desenvolvimento 
Curso: Primeira Infância- Extensão 60H
Disciplina: A Educação Infantil como um lugar de Aprendizagem e Desenvolvimento
Módulo: Módulo 2
Tipo: AA
 1. A neurociência está ajudando a diagnosticar crianças com autismo a partir de poucos meses de idade. Os departamentos de Neurociências estão animados para ajudar crianças pequenas a aprender sobre as emoções. Programas especializados conduzidos por pesquisas científicas estão ajudando a melhorar a maneira como ensinamos crianças no espectro autista, por exemplo. Manter-se a par do desenvolvimento é tarefa fundamental de qualquer educador, uma vez que é próprio da criança:
	Curiosidade: as crianças são incrivelmente curiosas. Elas podem fazer mil perguntas e depois de terem as respostas, terão mais mil perguntas a fazer.
	
 2. Montessori dizia que os conflitos entre o adulto e a criança derivam, acima de tudo, do enquadramento da vida a partir do ponto de vista adulto e isso faz com que ele não consiga perceber os motivos que subjazem às ações infantis. 
Uma das coisas que vemos somente pelo ponto de vista do adulto é o tempo. Assinale a alternativa correta: 
	Quanto mais tempo as crianças brincam e interagem, mais elas conseguem construir uma representatividade do mundo e de suas relações, pois são capazes de se adaptar e de ir além; essas crianças são determinadas e criativas.
	
 3. O cuidado relacional, a intimidade interpessoal e a sintonia emocional são cruciais para o desenvolvimento e o bem-estar das crianças. O bem-estar e a aprendizagem das crianças dependem do cuidado relacional, que requer o desenvolvimento do senso interpessoal e confiança. Na Educação Infantil, o cuidado constitui uma parte crucial das responsabilidades do educador; não há como separar o ensino do cuidado, pois ele contribui para o bem-estar infantil, condição essencial para seu aprendizado e desenvolvimento. Sobre o papel da afetividade na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
O educador, que geralmente é um adulto e uma referência para as crianças, deve dispor de ferramentas cognitivas e operacionais para promover a aprendizagem das crianças, considerando a qualidade de suas emoções, a empatia e o equilíbrio.
 4. Segundo as contribuições apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica - DCNEB, MEC, 2013, em que consta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que foram revistas e estão atualizadas pela Resolução CNE/CEB nº 5/2009, fundamentada no Parecer CNE/CEB nº 20/2009, “a Educação Infantil tem por objetivo:
	O desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
 5. Às unidades de Educação Infantil cabem definir, no seu projeto político-pedagógico (PPP), com base no que dispõem os artigos 12º e 13º da LDB e no ECA, os conceitos orientadores do processo de desenvolvimento da criança, com a consciência de que as crianças, em geral, adquirem as mesmas formas de comportamento que as pessoas usam e demonstram nas suas relações com elas, para além do desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Sobre o PPP, é correto afirmar:
	É importante que o professor oportunize um repertório educativo para que as crianças de diferentes grupos sociais e contextos culturais possam ter a garantia de uma educação de qualidade.
	
 6. Eleita pela revista News Week como a melhor Educação Infantil do mundo, essa abordagem educacional, desenvolvida pelo pedagogo Loris Malaguzzi (Reggio Emilia), segue a seguinte perspectiva:
	Este processo de aprendizagem nasce e desenvolve-se de forma lúdica, a partir de experiências originais, individuais ou grupais, que abrangem também os aspectos emocionais e relacionais.
	
 7. Uma das fases no desenvolvimento humano em que a neurociência ganha destaque é a primeira infância. Esse campo de estudo mostra que os primeiros anos de vida do ser humano são uma verdadeira janela de oportunidade para a absorção de conhecimento e para o desenvolvimento de habilidades. Um dos conceitos mais importantes da neurociência é a plasticidade do cérebro. O que isso significa?
	
	A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro tem de fazer e desfazer ligações entre os neurônios, sendo estes, responsáveis pelo aprendizado, raciocínio, e desenvolvimento de habilidades.
	
 8. O atendimento das crianças da Educação Infantil está assegurado conforme o Programa Nacional de Educação (PNE), em que a Meta 1 era de universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo:
	50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
	
 9. A busca do equilíbrio entre liberdade, limites e disciplina, para a promoção do crescimento de crianças, é provavelmente uma das tarefas mais difíceis para as famílias e para os educadores. No entanto, é fundamental compreendermos esses aspectos que estão na base de todo ensino. Educar para a liberdade e protagonismo inclui:
	Não há liberdade sem autocontrole, então a criança deve ser ajudada nisso, fazendo-a se sentir compelida a desenvolver um senso de autodisciplina.
	
 10. Sobre a neuroeducação, essa nova visão de educação baseada no cérebro, assinale a alternativa correta:
	A neuroeducação é uma disciplina que resulta da combinação de neurociência e educação, não uma metodologia educacional ou mesmo uma educação, que combina e divulga os mais recentes avanços para melhorar os processos de aprendizagem.

Continue navegando