Buscar

Desafio - Terceirização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Você está gerenciando uma empresa que vende material de construção há mais de 20 anos. A empresa tem um nome no mercado, cerca de 30 funcionários e atua com o mercado das classes C e D. No entanto, a crise econômica assolou a empresa, diminuindo suas vendas.
Você entende que a empresa pode se readequar caso seja feita uma reforma na sua estrutura produtiva, e uma das alternativas seria a terceirização de algumas atividades
Dentre as atividades a seguir, quais você terceirizaria, quais manteria internamente e quais compraria externamente? Por quê? Faça uma discussão de sua estratégia para a organização.
a) Transporte dos produtos aos clientes.
b) Vendas.
c) Caixa e Financeiro.
d) Conferência e Expedição (atividade de conferir se o que está saindo para entrega equivale ao que foi comprado de fato).
e) Produção de aberturas e esquadrias.
f) Produção de tijolos.
g) Serragem de madeira.
Padrão de resposta esperado
Dentro do cenário apresentado, há muitas possibilidades de resposta. A seguir será apresentado o caminho sugerido.
a) Transporte dos produtos aos clientes: terceirizar, pois assim é possível vender caminhões e maquinário, além de reutilizar os recursos com capital de giro, ao mesmo tempo em que o serviço terceirizado não é necessariamente pior.
b) Vendas: manter internamente, pois é difícil terceirizar isso sem comprometer a qualidade ou o controle sobre o mesmo.
c) Caixa e Financeiro: manter internamente, pois é difícil terceirizar isso sem comprometer a qualidade ou o controle sobre o mesmo.
d) Conferência (atividade de conferir se o que está saindo para entrega equivale ao que foi comprado de fato): manter internamente. Aqui é, provavelmente, a tarefa mais importante de se manter sobre tutela direta da gerência, já que é uma atividade que requer um comprometimento pleno e uma confiança irrestrita.
e) Produção de aberturas e esquadrias: comprar ou terceirizar. Ao se delegar para fora da organização, é possível vender ou alugar equipamentos antes utilizados para a produção, aumentando o capital de giro. Além disso, dado que não é o foco central da empresa, a delegação, seja por compra ou por terceirização, pode permitir maior foco no core business. 
f) Produção de tijolos: comprar.
g) Serragem de madeira: manter internamente ou comprar. A serragem, dado que é uma atividade a qual deve ser tratada caso a caso, deve ser feita na própria empresa, internamente. 
Opcionalmente, pode-se comprar diversos tamanhos e não oferecer o serviço sob medida, o que diminui custos e possibilita mais recursos para o capital de giro. 
Atividades como vendas, caixa e conferência são parte do core business da empresa, produção não é; e transporte é um meio necessário para a venda, mas não ligado diretamente à atividade central.

Outros materiais