Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Temas Transversais

Pré-visualização | Página 1 de 1

1
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte
	
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
“ESTÁGIO ONLINE”
RESOLUÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Nº 002, DE 01 DE JUNHO DE 2020
EDUCAÇÃO - TEMAS TRANSVERSAIS - ESPECIAL
Cascalho Rico
2022
Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, para demonstrar as atividades de Estágio Curricular Supervisionado Educação - Temas Transversais - Especial.
			
Cascalho Rico
2022
SUMÁRIO
 
1	INTRODUÇÃO	4
2	APRESENTAÇÃO	4
3	ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO	4
4	CONCLUSÃO	5
REFERÊNCIAS	6
1 INTRODUÇÃO
O estágio é uma etapa muito importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos pedagogos, pois promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão tão desafiadora que escolhemos. A educação é responsável pela transformação e desenvolvimento social, por isso a necessidade e importância do futuro professor ter consciência de estar abraçando algo que vai exigir dele uma entrega de corpo e alma. E neste contexto, o professor necessita ter sede de ensinar e esta realidade se efetivou com a buscar no comprometimento com sua prática.
O Ministério da Educação e cultura (MEC), estipulou através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), que assuntos de cunho social e de grande urgência para a sociedade contemporânea como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo sejam trabalhados em sala de aula.
2 APRESENTAÇÃO 
Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola.
O assunto em si pode ser trabalhado tanto no ambiente escolar quanto fora, onde os alunos aprendem sobre a realidade do país, sobre convívio social e a importância que os mesmos possuem enquanto cidadãos críticos e conscientes. Assim, os PCNs não são regras, mas bases referenciais à educação, pressupondo que escolas nas mais distintas regiões do país devam adaptá-los às suas peculiaridades locais e ou regionais.
3 ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO
A principal proposta de trabalho com os temas transversais são que as instituições de ensino devem abordar durante as aulas, os valores referentes a cidadania, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo, pluralidade cultural. Portanto podemos destacar as seguintes atividades de alguns temas que chama bastante atenção, atividades essas voltadas para o corpo docente, alunos, pais ou responsáveis e demais funcionários:
· Ética: Para trabalhar o tema ética em sala de aula, a direção junto com o professor pode elaborar atividades como mesa-redonda, debates onde um aluno se coloca no lugar do outro, jogos e etc, abordando temas como bullying, respeito mútuo, justiça, regras sociedade entre outros.
· Saúde: a escola em seu conjunto pode adotar uma abordagem preventiva consistente sobre o uso indevido de "drogas''. A escola pode promover feiras e gincanas com o tema saúde, bem estar e qualidade de vida. Por exemplo, usar de datas emblemáticas como “Dia mundial de combate à Aids”, “Dia nacional da saúde" para abordar o assunto. Nessas feiras podem ser entregues cartilhas para que os alunos levem para casa e compartilhem também com seus pais a importância de uma alimentação equilibrada, da prática de exercícios e consultas regulares ao médico.
· Meio Ambiente: o professor pode elaborar oficinas de reciclagem onde compartilha a importância da preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. Por exemplo: o professor pode promover jogos feitos de materiais recicláveis, como caça palavras com tampinhas e letras em cada tampinha, jogo da velha com bandeja de isopor e tampinhas de garrafa, boliche de latas onde as latas serão os pinos e pode-se usar uma bolinha com várias camadas de jornal para ficar pesada e derrubar as latas
· Orientação Sexual: o professor pode elaborar atividades como rodas de diálogos, colocar em um ponto estratégico da escola uma caixa aberta para receber perguntas anônimas dos estudantes ligadas à sexualidade, usar vídeos pedagógicos e animações para disparar um debate, propor que os estudantes elaborem cartazes informativos sobre diferentes temas ligados à educação sexual, que serão espalhados pela escola.
Competirá aos professores mobilizar tais conteúdos em torno de temáticas escolhidas, de forma que as diversas áreas não representem continentes isolados, mas digam respeito aos diversos aspectos que compõem o exercício da cidadania.
4 CONCLUSÃO
Os temas transversais foram elaborados de acordo com as garantias presentes na Constituição Federal de 1988. De maneira indireta os temas abordados trazem muito sobre os direitos essenciais e que precisam ser respeitados, sendo assim uma extensão de sua aplicabilidade no meio social. Sendo assim, os temas transversais são acima de tudo uma tentativa da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Um tema de difícil compreensão e aplicabilidade. Os vídeos e aulas foram muito explicativos, mas a dificuldade de aplicar os temas abordados em sala de aula será de todos os educadores, visto que são relevantes para uma sociedade inteira e para um futuro professor tema de total significado para a formação acadêmica.
REFERÊNCIAS
Efdeportes.com. Ética no ambiente escolar: estudos, críticas e propostas de conscientização moral. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd186/etica-no-ambiente-escolar-propostas.htm>. Acessado em: 18 de Abri. de 2022
BRASIL ESCOLA. Saúde na Escola. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola>. Acessado em: 18 de Abri. de 2022
SAE DIGITAL. Dia do Meio Ambiente – Como trabalhar na Escola?. Disponível em: < https://sae.digital/dia-do-meio-ambiente-na-escola/>. Acessado em: 19 de Abri. de 2022
EDUCA MUNDO. A importância da educação sexual a crianças e adolescentes na escola. Disponível em: < https://www.educamundo.com.br/blog/educacao-sexual-infantil>. Acessado em: 20 de Abri. de 2022
1
 
 
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO 
FACVEST
-
UNIFACVEST
 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 
 
 
 
 
 
D
aiane 
C
ordeiro 
S
antos 
R
osa 
D
uarte
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR 
SUPERVISIONADO
 
“ESTÁGIO ONLINE”
 
RESOLUÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Nº 00
2
, DE 
01
 
DE 
JUNHO
 
DE 2020
 
 
 
EDUCAÇÃO 
-
 
TEMAS 
TRANSVERSAIS 
-
 
ESPECIAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cascalho Rico
 
2022
 
1 
 
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 
 
 
 
 
 
Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 
“ESTÁGIO ONLINE” 
RESOLUÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Nº 002, DE 01 DE JUNHO DE 2020 
 
 
EDUCAÇÃO - TEMAS TRANSVERSAIS - ESPECIAL 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cascalho Rico 
2022