Buscar

Pratique U4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ana Karoline de Lima Mendes - RA: 21323470
Enfermagem Mooca Matutino B
Vamos Praticar!
Faça uma pesquisa e enumere as funções que envolvem a importância da Vigilância Sanitária na saúde pública, destacando as realizadas no âmbito do SUS. Além disso, escreva uma frase resumindo qual o tipo de prevenção é realizado em resposta à ação pesquisada. Por exemplo: controle de qualidade de ar: prevenção de doenças pulmonares e respiratórias.
Não se esqueça de compartilhar suas conclusões no fórum da seção "Compartilhe".
Vigilância Sanitária
A atuação da vigilância sanitária (Visa) é fundamental para a eliminação, diminuição e prevenção de ameaças à saúde. 
O principal foco do trabalho da vigilância sanitária é garantir a promoção da saúde à população, contando com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, intervindo em todo tipo de problema sanitário que possa afetar a relação entre meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços à comunidade.
O interesse da área da saúde é garantir o bem estar físico e moral de todo ser humano, dando condições de vida a todos para que possam usufruir o dia a dia com total integridade e segurança.
No Brasil, as ações da vigilância sanitária são coordenadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que é a responsável por criar normas e regulamentos sobre a saúde no país, dando suporte às atividades sanitárias pelo Brasil.
Ela é a agente responsável pela execução de atividades de controle sanitário, fiscalizando portos, aeroportos e fronteiras, estabelecendo legislações estaduais para controle regional da saúde, entre outros.
Áreas de Abrangência da Vigilância Sanitária: Alimentos, Medicamentos, Produtos, Serviços.
Estratégias de Ação da Vigilância Sanitária: Regulamentação dos procedimentos de serviços e produtos de interesse da saúde, Comunicação e Educação em Saúde, Articulação e Integração e Inspeção/ fiscalização.
As atividades de inspeção, exercidas pelas autoridades sanitárias, são priorizadas considerando o risco à saúde, geradas também a partir de denúncias ou solicitações de outros órgãos e organizadas conforme o Plano de Ação de Vigilância Sanitária do município.
Autoridade Sanitária é a Autoridade competente para o exercício das atribuições de saúde pública, com a prerrogativa de aplicar a legislação sanitária. O Secretário Municipal da Saúde credencia, através de portaria, como autoridade sanitária, servidores públicos municipais de nível universitário, lotados na Secretaria Municipal da Saúde.
Estratégias de Ação da Vigilância Sanitária: 
Regulamentação dos procedimentos de serviços e produtos de interesse da saúde: Através de propostas de elaboração de leis, decretos, portarias e normas técnicas que são embasadas nos riscos sanitários. Tem como objetivo estabelecer princípios, diretrizes e preceitos (em consonância com as legislações federais e estaduais), organizar serviços e práticas da vigilância em saúde, sendo ferramenta necessária para o exercício das atividades de vigilância sanitária;
Comunicação e Educação em Saúde: É componente essencial para fundamentar as ações e intervenções sobre os problemas sanitários encontrados em empresas e/ou estabelecimentos de assistência e de interesse da saúde. Objetiva a compreensão por estas empresas/ estabelecimentos das suas responsabilidades sanitárias e a conscientização e participação da sociedade;
Articulação e Integração com diversos órgãos que atuam direta ou indiretamente com a saúde.
Inspeção/ fiscalização: Sustenta as ações da Vigilância Sanitária, pois possibilita um conhecimento real dos problemas sanitários que afetam a saúde pública e, a partir dos aspectos observados, permite definir estratégias/ ações que promovam a adequação dos estabelecimentos, equipamentos e produtos de interesse à saúde, assim como o aumento da consciência sanitária dos responsáveis pelos serviços prestados.

Continue navegando