Buscar

Teorias e Conceitos do Currículo Escolar

Prévia do material em texto

CURRÍCULO ESCOLAR
	 
		
	
		1.
		(Ano: 2021 Banca: Alternative Concursos Órgão: Prefeitura de Esperança do Sul - RS Provas: Alternative Concursos - 2021 - Prefeitura de Esperança do Sul - RS - Professor de Ciências)  A obra Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo, de Tomaz Tadeu da Silva, tem como perspectiva a construção de uma análise acerca das teorias do currículo, abordando diferentes aspectos que envolvem os conceitos tradicionais, críticos e pós-críticos. Segundo Tomaz Tadeu, são características das teorias pós-críticas do currículo:
I. Identidade, alteridade e diferença
II. Subjetividade
III. Significação e discurso
IV. Poder hegemônico
V. Representação
VI. Cultura
VII. Gênero, raça, etnia e sexualidade
VIII. Monoculturalismo
	
	
	
	IV e VIII estão incorretas.
	
	
	VII está incorreta.
	
	
	II e V estão incorretas.
	
	
	I e VIII estão incorretas.
	
	
	V está incorreta.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:06:42
		Explicação:
A resposta correta é: IV e VIII estão incorretas.
	
	
	 
		
	
		2.
		A abordagem pós-estrutural se difere de visões tradicionais ou críticas ao não trabalhar com a defesa de que determinado conhecimento tem um significado específico e, portanto, deve ser ensinado ou excluído na escola. Ao contrário, pode nos ajudar a compreender as relações de poder que levam a que conteúdo definidos por um documento curricular, por exemplo, sejam ressignificados de formas distintas em diferentes contextos, sendo relacionados a outros temas, questionamentos ou discussões imprevistas. Podemos exemplificar como visões pós-estruturais:
	
	
	
	Sexualidade.
	
	
	Políticas públicas.
	
	
	História da África.
	
	
	Queer.
	
	
	Currículo.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:06:51
		Explicação:
A resposta correta é: Queer.
	
	
	 
		
	
		3.
		(IF-PA 2019 - Pedagogo - IF-PA - PA) O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-se, deste modo, em um "conhecimento comprometido", ou seja, uma expressão da vontade e dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo utilizada por teóricos ligados à concepção:
	
	
	
	Marxista.
	
	
	Positivista.
	
	
	Liberal.
	
	
	Tecnicista.
	
	
	Fisiológica.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:06:53
		Explicação:
A resposta correta é: Marxista
	
	
	 
		
	
		4.
		(Prefeitura de Colônia Leopoldina / 2019) Leia as afirmativas a seguir:
I. A definição do currículo de uma instituição de ensino não deve contemplar inovações tecnológicas úteis ao trabalho escolar.
II. Trabalhar práticas de multiletramento no início da alfabetização é ter uma valiosa fonte de informação disponível para outras indagações e aprendizagens, além de ter estreita relação com a construção da identidade da criança.
Marque a alternativa correta:
	
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
	
	
	As duas afirmativas juntas se tornam verdadeiras.
	
	
	A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:06:55
		Explicação:
Gabarito: A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
Justificativa: A introdução de tecnologia é um elemento fundamental, por isso, é um equívoco a primeira afirmativa. Ainda, ela é contraditória com a segunda: enquanto a primeira nega a tecnologia, a segunda interpreta a sua vivência como algo fundamental.
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação às adaptações curriculares, analise a sentença abaixo:
As adaptações curriculares culturais são possibilidades de modificar objetivos, conteúdos e metodologias que se adequem aos espaços de educação (1ª parte). As adaptações curriculares são possíveis pela compreensão de que o currículo não deve ser tomado como uma camisa de força (2ª parte). As adaptações curriculares, no que tange a cultura, abrem possibilidades diversas na seleção, visando valorizar os procedimentos de ensino-aprendizagem; a metodologia didática; as atividades na sala de aula; e adoção de técnicas que levem em consideração o multiletramento (3ª parte). As adaptações curriculares no que tange a uma perspectiva tecnológica passam pela democratização (4ª parte).
A sentença está
	
	
	
	correta somente em suas 2ª e 4ª partes.
	
	
	correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
	
	
	totalmente correta.
	
	
	correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
	
	
	totalmente incorreta.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:07:01
		Explicação:
Gabarito: totalmente correta.
Justificativa: A sentença é um todo que visa apontar relações contemporâneas da educação, mostrando como a adaptação curricular é viva, deve dialogar com a questão do uso da tecnologia e criar chances de democratizar esse acesso.
	
	
	 
		
	
		6.
		Em relação aos conteúdos curriculares da educação básica, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto às diretrizes que devem ser observadas.
(   ) A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem nacional.
(   ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento, permitindo alguns serem mais fracos.
(   ) Orientação para o trabalho, sempre fortalecendo o processo utilitário e técnico do conhecimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
	
	
	
	F - V - F.
	
	
	V - F - F.
	
	
	V - V - V.
	
	
	F - F - F.
	
	
	F - V - V.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:07:08
		Explicação:
Gabarito: F - F - F.
Justificativa: O ordenamento contemporâneo de um currículo deve partir de pressupostos inclusivos, de reflexão social e as forças aqui associadas. Todas as alternativas pontam para ordenamento e centralidade curricular, funcionalismo puro e aplicado.
	
	
	 
		
	
		7.
		De acordo com a obra O currículo: uma reflexão sobre a prática, de J. Gimeno Sacristán, classifique cada uma das afirmativas como verdadeira (V) ou falsa (F).
I. ( ) O currículo é um habitus antes que um produto emanado de um modelo coerente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias às crianças e dos jovens, que tampouco se esgota na parte explícita do projeto de socialização cultural nas escolas.
II. ( ) O currículo é uma expressão da função socializadora e cultural que determinada instituição tem, que ordena, em torno dele uma série de subsistemas ou práticas diversas, entre as quais se encontra a prática pedagógica desenvolvida em instituições escolares que comumente chamamos de escolarização.
III. ( ) A teorização sobre o currículo deve ocupar-se necessariamente das condições de realização do próprio, da reflexão sobre a ação educativa nas instituições escolares, em função da complexidade que se deriva do desenvolvimento e realização do mesmo.
IV. ( ) O currículo, em seu conteúdo e nas formas através das quais se nos apresenta e se apresenta aos professores e alunos, é uma opção historicamente configurada, que se sedimentou dentro de uma determinada trama cultural, política, social e escolar, está carregado, portanto, de valores e pressupostos que é preciso decifrar.
V. ( ) As funções que o currículo cumpre como ferramenta do projeto de globalização da cultura são realizadas através dos conteúdos, de seu formato e das práticas que cria em torno de si.
A alternativa CORRETA é:
	
	
	
	F, V, F, F, V.
	
	
	V, V, F, F, V.
	
	
	F, F, V, V, F.
	
	
	V, F, V, F, F.
	
	
	F, F, F, F, F.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:07:15
		Explicação:
Temos um texto complexo construído então atenção,  o habitus é docente, deve ser como o de Bourdieu uma estrutura estruturante e não cristalização e negação, então  o currículo é mais que a expressão de uma função socializadora, mas que lida.  Ele é vivo em sua teorização, nas trocas com o cotidiano, ele direciona professores e alunos e está em meio a uma complexa trama,mas não é parte de um projeto globalizante sendo essa uma contradição que temos que ter muito cuidado.
	
	
	 
		
	
		8.
		(CONSESP - 2018 - Prefeitura de Santa Fé do Sul - SP - Professor de Educação Básica - Filosofia) Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:
I. a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
II. consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
III. orientação para o trabalho.
IV. Atendimento a modalidades e públicos em sua diversidade. As diretrizes corretas estão dispostas em.
	
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, III e IV apenas
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:07:21
		Explicação:
É um reforço previsto nos termos da LDB sendo só um quarto uma adaptação, mas mesmo sim dentro do escopo das relações que constituímos e observamos.
	
	
	 
		
	
		9.
		(IDHTEC - 2019 - Professor) O currículo escolar se apresenta como elemento central do projeto pedagógico, por isso, é preciso considerar em sua construção a complexidade dos saberes e das diferentes áreas presentes no contexto atual. Nesse sentido, pensar a organização do currículo escolar implica:
	
	
	
	Dar ênfase aos conceitos em detrimento das habilidades e competências.
	
	
	Construir um currículo que prevaleça a hierarquia das disciplinas, uma vez que facilitará o processo de ensino.
	
	
	Desenvolver práticas que priorizem as disciplinas de primeira grandeza, como linguagens e matemática.
	
	
	Construir uma proposta fundamentada na interdisciplinaridade e na contextualização de modo a assegurar um maior diálogo entre as áreas do saber.
	
	
	Refletir sobre a neutralidade inerente ao processo de construção da proposta da escola.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:07:25
		Explicação:
A organização do currículo está relacionada ao planejamento escolar, uma vez que envolve a metodologia para o desenvolvimento dos conteúdos, e envolve diferentes áreas do saber, logo, interdisciplinar. Trata-se de um processo dinâmico, pois está em constante avaliação para identificar o que poderia ser melhorado.
	
	
	 
		
	
		10.
		A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a ¿educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza¿ (BRASIL, 2013), mostrando-se também alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nessa direção, o documento apresenta as competências gerais que se inter-relacionam e se desdobram no tratamento didático proposto para as três etapas da educação básica. Em relação aos aspectos da BNCC defendidos por defensores de formulações educacionais mais eficientes e democráticas, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Pautada na promoção da equidade e da igualdade na educação, a BNCC visa reverter a situação de exclusão dos grupos minoritários.
( ) A BNCC prevê igualdade nas decisões curriculares e didático-pedagógicas dos sistemas educacionais por meio do pacto interfederativo.
( ) A BNCC traz propostas bem definidas, com uma série de ações norteadoras para a educação de jovens e adultos e para a educação especial.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
	
	
	
	F, V, V.
	
	
	F, V, F.
	
	
	V, F, F.
	
	
	V, V, F.
	
	
	V, F, V.
	Data Resp.: 23/04/2022 20:07:31
		Explicação:
As diretrizes da BNCC pautadas em debates internacionais de educação visa à equidade, à igualdade de oportunidades e à flexibilidade. O foco do documento, no entanto, é o ensino regular, não trabalhando de forma específica, por exemplo, outras políticas públicas.

Continue navegando