Buscar

Mapa mental_ Zika Vírus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Tem essa denominação por ter sido identificado na floresta Zika, em Uganda, na África.
A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça do recém-nascido é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, as crianças têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.
O Zika vírus e a gravidez:
Quando uma mulher grávida contrai o Zika vírus, é possível que ocorra a transmissão vertical da doença para seu bebê através da placenta. Dentro do organismo fetal, essa patologia aproveita-se da frágil fisiologia do bebê e pode levar a comprometimentos sérios de seu sistema nervoso, além de outros tecidos e órgãos da criança. Houve assim, um aumento anormal dos casos de nascimento de bebês com microcefalia e outras condições de origem intrauterina.
Prevenção:
para evitar a transmissão da doença, é fundamental eliminar os focos de criação do mosquito – eliminando o acúmulo de água parada em vasilhames no quintal, vasos de planta e demais objetos, como pneus velhos, lixo, etc.
Não se recomenda o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e outros anti-inflamatórios, em função do aumento do risco de complicações hemorrágicas. 
Tratamento:
Não existe tratamento específico, assim como não há vacina contra o vírus. Recomenda-se para os casos sintomáticos o uso de analgésicos para o controle da febre e da dor. No caso de manchas vermelhas e coceira na pele, os anti-histamínicos podem ser considerados.
Sintomas:
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. Em geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. Formas graves são raras.
Zika Vírus

Continue navegando