Buscar

ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ARQUIVOS E MUSEUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ARQUIVOS, MUSEUS, CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO, DE MEMORIA E DE INFORMAÇÃO.
ESTUDO DE CASO
 É através dos Museus que se detém a memoria cultural dos povos, sendo material ou imaterial, tendo como papel recuperar, preservar, e transferir a memoria coletiva, por mio de seus objetos, fazendo de seus espaços fontes e locais de construção do conhecimento, e momentos de lazer.
 Eu como gestor do Museu Jose Bonifácio, que guardam Obras de Arte e Livros antigos. Buscaria meios para aproximar s comunidade do Museu, podendo fazer parcerias com o Governo, escolas Publicas e Privadas da região, prefeituras entre outras organizações, para alcançar um publico bem maior, e principalmente os mais carentes. Com o governo e prefeituras, criar projetos de disseminação dos acervos e incentivos, como campanhas em outdoors, radio, TV, da região.
 Ampliar ofertas de visitas e eventos, como exposições de arte, exposições de livros antigos, ter guias e colaboradores capacitados para o atendimento do publico, contando a historia do acervo, assim como de suas Obras , instigando a curiosidade e imaginação do publico. 
Ter em mente uma diversidade de meios para aquisição da aprendizagem através do Museu José Bonifácio, roda de conversas, jogos transversais, peças de teatro com uma nova roupagem de livros dos acervos, trazendo para o nosso dia a dia sem perder usa essência, despertando o interesse seja dos alunos, como de outros visitantes, transformando seu modo de ver o Museu e outros lugares de cultura. Trabalhando com esses projetos para disseminar a cultura e o conhecimento transformando os saberes de todos, ainda mais daqueles que sofrem de desigualdade social, visto que hoje dia, a maioria das pessoas, poucas ou a maioria nunca foi ao Museu.
Minimizando assim as dificuldades encontradas para o acesso a informação através desses projetos e parcerias. E trabalhar não só no intuito de expandir e preservar a cultura e as obras ali contidas, para que haja um maior acesso para a comunidade, quebrando paradigmas, trazendo luza a aqueles que nunca tiveram acesso transformando a sociedade.
 Seu patrimônio e manifestações, favorecem a construção social, fazendo cidadãos mais críticos, agindo para que todos tenham uma boa formação cultural.

Continue navegando