Buscar

Política Externa Brasileira - Apol 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nesse questionário, são apresentadas 14 questões sobre as disciplinas da última Fase, o preenchimento é estimado entre 03 e 05 min. A pesquisa encerra no dia 25/09 (domingo) às 23h59min. 
 
Nas questões que usam a escala de satisfação (1 a 10), caso não se sinta apto a fazer uma avaliação do tema, assinale a opção “não tenho condições de avaliar”. 
 
Faça uma análise ponderada desses temas, e apresente sua opinião, para que possamos mapear adequadamente a realidade vivenciada pelos alunos nas disciplinas desse Módulo. 
 
Suas respostas são sigilosas, e os dados coletados serão usados exclusivamente para fins relacionados com a melhoria do ensino e dos serviços institucionais. 
 
Para verificar os resultados da última pesquisa sobre as disciplinas e demais pesquisas da CPA, acesse: https://www.uninter.com/cpa/resultados/ 
 
Caso tenha dúvidas ou problemas no preenchimento da avaliação, entre em contato com cpa@uninter.com. 
 
Agradecemos sua participação
Por favor aguarde, carregando questões da enquete....
"#
CURSO: BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO » NOVO
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
 LET
Disciplina(s):
Política Externa Brasileira
Questão 1/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“Esses países, embora pertençam a tradições culturais e políticas distintas, apresentam características em comum, como grande extensão territorial, grande população, potencial de crescimento e de desenvolvimento, capacidade de segurança e de defesa. Assim, o conceito Bric, 
que havia sido criado no meio empresarial (Banco Goldman Sachs), em 2001, para designar os países que teriam grande crescimento nas décadas seguintes, foi aproveitado por esses países e transformado, durante o governo Lula, em fórum de articulação política”. 
Com base nos seus conhecimentos sobre “Política Externa Brasileira”, leia as opções abaixo e assinale a alternativa que contém os nomes dos países que compõem os Brics.
Nota: 10.0
A Brasil; Rússia; Índia; China e África do Sul.
B Brasil; Rússia, Índia; China e Estados Unidos.
C Brasil, República Dominicana; Itália; Coreia do Norte e África do Sul
 
D Bolívia, República Dominicana; Iraque; Costa Rica e Estados Unidos
E Bélgica, Roménia; Iraque; Colômbia e África do Sul
Questão 2/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir:
 
"Ao tratar do governo Médici (1969-1974) duas questões se colocam fundamentais: em primeiro lugar está o caráter de maior repressão e autoritarismo do regime militar nestas duas décadas e, em segundo, a guinada econômica para aquilo que se denomina "milagre econômico". 
Estas duas variáveis não são excludentes; pelo contrário: mantém significativa correlação, visto que apenas com uma economia em franco desenvolvimento, proporcionando melhor condições de vida para população em geral, as medidas não-democráticas puderam ser 
implementadas sem maior reivindicação popular; sem contar que, os poucos focos de resistência não se consubstanciam como parcela significativa da população, mas sim pequenas redes isoladas, logo desmanteladas pela repressão do aparato policial-militar".
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as contradições no estudo da diplomacia do Governo Médici. Depois assinale a alternativa que indica apenas as corretas.
 
I – Para alguns autores, a diplomacia do governo Médici seguiu a mesma orientação do governo Costa e Silva.
 
II – Outros autores situam o período Médici como pré-imperialista no sistema internacional.
 
III – A contradição nas análises da diplomacia do Governo Médici pode estar ligada à própria dualidade da política externa do período, situada entre o Primeiro e o Terceiro mundo. Isso seria um reflexo do desenvolvimento desigual do país.
 
IV – Durante a gestão Médici, a diplomacia brasileira privilegiou as relações Sul-Sul e reatou relações diplomáticas com Cuba e a União Soviética, algo que gerou sérios atritos com os EUA.
Nota: 0.0
A Apenas as assertivas I e III estão corretas
B Apenas a assertiva III está correta
C Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
D Apenas as assertivas II e IV estão corretas
E Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
Questão 3/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
 
“Nas relações com os demais países desenvolvidos, cumpre elencar a parceria com a Franca, que foi incrementada no Governo Lula, embora sem terem sido superados os impasses na agenda de integração inter-regional. A França e uma das potências que defendem o Brasil como 
membro permanente no Conselho de Segurança da ONU. Em 2009, constituiu-se como o oitavo parceiro comercial do Brasil e figurou em sexto lugar em matéria de investimentos diretos no país. O acordo de defesa com a França, aprovado pelo Senado brasileiro em 2009, previa 
que o Brasil receberia tecnologia para a construção de submarinos convencionais e a parte não nuclear de um submarino nuclear”. Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Tendo como base os conteúdos de “Política Externa Brasileira”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente a relação do Brasil com os EUA durante o governo Lula. 
I. Os EUA passaram a considerar o Brasil como um importante interlocutor para a América do Sul, responsável por uma “acomodação estratégica”, embora matizada.
 
II. No âmbito global, fortificou-se o “diálogo estratégico” entre Brasil e EUA. 
 
III. O governo de Barack Obama deu mostras de que reconheceu o crescente papel do Brasil como liderança regional com inserção global.
 
IV. Durante o governo Lula, o Brasil rompeu relações comerciais com os EUA.
 
 
Nota: 10.0
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Questão 4/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
 
“O apoio diplomático norte-americano veio logo a seguir ao Golpe. No dia 2 de abril, com João Goulart ainda em território nacional, os EUA reconheceram o novo regime. Em resposta, os militares brasileiros promoveram uma reaproximação do Brasil com o país, afirmando sua 
liderança no hemisfério ocidental. Na tentativa de apagar todos os vestígios deixados pela PEI, os militares se dispuseram a colaborar com os EUA na defesa hemisférica para assim se colocarem sob o seu guarda-chuva nuclear e retomarem os investimentos e empréstimos 
americanos que haviam sido cortados no período da presidência de Jango. Entretanto, o alinhamento não era tão automático quanto se apregoa. Embora as boas relações com os EUA fossem consideradas prioritárias, com o tempo surgiram vários pontos de desacordo nas posições 
dos dois países, reflexo de ambiguidades e contradições internas e externas do Brasil”. 
Tendo como base os conteúdos sobre o Regime Militar, analise as afirmativas acerca da Doutrina de Segurança Nacional (1964-1967) e marque V para verdadeiro ou F para falso. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
( ) Os militares utilizam a Doutrina de Segurança Nacional como substrato básico para a formulação de sua política externa. 
 
( ) Essa doutrina vinha sendo construída internamente pela Escola Superior de Guerra desde a sua fundação, em 1949, com base em subsídios teóricos do National War College americano. 
 
( ) Seus fundamentos consistiam na associação entre segurançae desenvolvimento. Para alcançar o desenvolvimento, era necessário obter a segurança. 
 
( ) A segurança, por sua vez, estava calcada na luta contra os inimigos interno e externo, identificados como o comunismo, o não alinhamento e a crítica a valores ocidentais.
 
 
Nota: 10.0
A V, F, V, V
B V, V, F, F
C V, V, V, V
D F, V, F, V
E F, F, F, F
Questão 5/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
 
“Em setembro de 2011, durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Dilma Rousseff sugeriu o conceito de “responsabilidade ao proteger”, balizando a ideia de “responsabilidade de proteger”, referindo-se à preocupação brasileira com eventuais abusos no âmbito das 
intervenções militares”. Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
 
 
Tendo como base os conteúdos de “Política Externa Brasileira”, assinale a alternativa que descreve corretamente as características da política externa do governo Dilma.
Nota: 10.0
A Nova reorientação internacional para o país, distanciando-se dos principais eixos do governo Lula.
B “Diplomacia de resultados” e a busca pela qualificação da educação dos brasileiros por meio de intercâmbios no exterior.
 
C “Diplomacia presidencial” e o paradigma neoliberal.
D “Diplomacia parlamentarista” e a ruptura com a política externa formulada pelo Itamaraty.
 
E Alinhamento automático europeísta e cooperação Sul-Sul, com país da África do Sul e do Oriente Médio.
Questão 6/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“Após mais de 20 anos de regime militar, o Brasil finalmente teve um presidente civil, eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral. Tancredo Neves, o presidente eleito, no entanto, faleceu antes de tomar posse e, em seu lugar, assumiu José Sarney, vice-presidente na chapa de 
Tancredo. Sarney, além dos desafios da redemocratização brasileira, teve de enfrentar um grave quadro de crise econômica que vinha se arrastando no país desde os anos 1970”. 
Tendo como base os conteúdos de “Política Externa Brasileira”, analise as afirmativas abaixo acerca dos pontos de atrito entre Brasil e Estados Unidos durante o governo Sarney (1985-1990) e marque V para verdadeiro ou F para falso. Após, assinale a alternativa 
que apresenta a sequência correta: 
 
 ( ) Eram as reivindicações brasileiras que não foram atendidas pelos EUA, como a instalação de uma grande siderurgia e o reequipamento econômico-militar do Brasil. 
 
( ) Era a crise da dívida externa brasileira, uma vez que os EUA, além de virtuais controladores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, eram sede dos principais bancos credores. 
 
( ) Eram a questão da assinatura do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), as limitações a importação do café solúvel brasileiro, o problema dos têxteis, o Acordo Internacional do Cacau e as cotas de açúcar. 
 
( ) Era o conflito das Ilhas Malvinas. Os EUA apoiaram a Inglaterra e o Brasil apoiou a Argentina.
 
 
Nota: 0.0
A V, F, V, V
B V, F, V, F
C V, V, V, F
D F, V, F, F
E F, V, F, V
Questão 7/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir: 
 
"As mudanças sistêmicas certamente causaram mudanças significativas nas políticas exteriores de nossos países e o Brasil, historicamente, não foi a exceção. Isto se refletiu com particular evidência durante as diversas etapas do longo período da ordem bipolar". 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que correta acerca da modificação nas bases da Política Externa Brasileira nos anos de 1990:
Nota: 10.0
A A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir da globalização e da adoção de políticas neoliberais como o paradigma de desenvolvimento brasileiro. 
B A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir do fortalecimento do Estado e da adoção de políticas protecionistas como o paradigma de desenvolvimento brasileiro. 
C A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir de um maior insulamento e da adoção de políticas keynesianas como o paradigma de desenvolvimento brasileiro. 
D A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir da insulamento e da adoção de políticas conservadoras como o paradigma de desenvolvimento brasileiro.
E A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir da regionalização e da adoção de políticas protecionistas como o paradigma de desenvolvimento brasileiro. 
Questão 8/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir: 
"Dentro desse aparato de parceiros e opções estratégicas, estão as alianças com os chamados "países do Sul", ou do Hemisfério Sul. Tal aproximação não se deu em detrimento do vínculo já existente com os parceiros mais tradicionais, como os Estados Unidos e a União Européia, 
mas foi mais do que a mera coordenação, já existente no governo anterior (ALMEIDA, 2004. p. 07; VIGEVANI & CEPALUNI, 2007. p. 296). A cooperação se fortaleceu, e instrumentos como o Fórum Índia, Brasil e África do Sul (IBAS), o G-20 comercial e econômico, a IIRSA ou os 
BRICS surgiram ou se intensificaram".
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre os BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Depois, assinale a alternativa que indique apenas as correta:
 
I – Os BRICS têm um caráter formal. O grupo possui um documento constitutivo, já formaram uma área de livre comércio e pretendem implantar uma moeda única até o final da década de 2020.
 
II – A inclusão da África do Sul no bloco, sinalizou a orientação a ser seguida pelos BRICS. A defesa da multipolaridade, contra o chamado unipolarismo norte-americano e a inclusão da África do Sul incentivou uma agenda voltada para os temas do desenvolvimento e da cooperação 
Sul-Sul.
 
III – Além das reuniões de cúpula que ocorrem periodicamente, os BRICS também desenvolveram uma articulação horizontal, incluindo diferentes temas de atuação em seu escopo. São exemplos de frentes de articulação dos BRICS as frentes econômica e securitária. 
 
IV – A primeira reunião de Cúpula do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) ocorreu em junho de 2009, na Rússia. A África do Sul foi incorporada na terceira reunião, que foi realizada na China.
Nota: 10.0
A Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
B Apenas as assertivas I e III estão corretas
C Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
D Apenas as assertivas II e IV estão corretas
E Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Questão 9/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“Em relação ao Oriente Médio, a atuação do Brasil, apontado como possível novo mediador de conflitos na região, foi um dos focos inovadores da inserção internacional dos últimos dez anos. Depois de um relativo abandono, a diplomacia brasileira voltou a se aproximar das 
questões do Oriente Médio e dos países árabes.” 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a aproximação do Brasil com o Oriente Médio e os Países Árabes durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011). Depois, assinale a alternativa que indique 
apenas as corretas:
 
I – Além da tentativa em contribuir para a promoção da paz, o Brasil também aumentou as atividades diplomáticas em relação ao Oriente Médio. 
 
II – Uma aproximação foi estabelecida com a Cúpula América do Sul – Países Árabes, que visa promover a aproximação comercial, econômica, científico tecnológica e cultural entre esses países. 
 
III – A assinatura de alguns instrumentos relacionados à cooperação agrícola com a região também representa um futuro promissor em vistada necessidade desses países de importar um grande número de produtos agrícolas e da oportunidade da exportação desses produtos para 
o Brasil. 
 
IV – Durante a gestão de Lula a diplomacia brasileira tornou-se uma aliada estratégica da política externa americana para o Oriente Médio. O Brasil se aproximou dos países dessa região para fortalecer as posições e os interesses norte-americanos no Oriente Médio.
Nota: 10.0
A Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
B Apenas as assertivas I e III estão corretas
C Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
D Apenas as assertivas II e IV estão corretas
E Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Questão 10/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
 
“Além das relações com as duas grandes economias em desenvolvimento, o Brasil mantém relações com outros países asiáticos. A Indonésia, por exemplo, recebe o maior investimento brasileiro do Sudeste Asiático (Brasil, 2011 a, p. 42) e, além disso, em 2008 foi estabelecida uma 
parceria estratégica entre os dois países, que abrange a cooperação nos campos político, energético, econômico, científico-tecnológico e sociocultural”. 
Tendo como base os conteúdos de “Política Externa Brasileira”, analise os enunciados abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta da política externa do governo Lula (2003-2011). 
 
I. Retração da presença brasileira em várias regiões do mundo, acentuadamente na África e no Oriente Médio.
 
II. Assinatura do Tratado de Itaipu com o Paraguai. 
 
III. Adensa relações diplomáticas em todos os continentes.
 
IV. Busca parcerias estratégicas com países similares em todos os continentes.
 
 
Nota: 10.0
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
E As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Você acertou!
A alternativa correta é: (Brasil; Rússia; Índia; China e África do Sul). Os países que compõem os Brics são: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. De acordo com o livro base da disciplina, “os países conhecidos inicialmente como Bric (Brasil, Rússia, Índia e
China), realizaram, em junho de 2009 a I Reunião de Cúpula do grupo” (Adaptado) (p. 202). “A inclusão da África do Sul nesse bloco sinalizou a orientação política a ser seguida. Além da defesa da multipolaridade (contra o chamado unipolarismo do poder norte-
americano), a inclusão da África do Sul incentivou uma agenda voltada para os temas do desenvolvimento e da cooperação Sul-Sul” (p. 203).
 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).
Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).
 
'
Fonte: LUIZ, Juliana Ramos. A política externa do regime militar: entre o ranço ideológico e a atuação pragmática. 3° Encontro Nacional ABRI. 2011, s/p. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000200040&script=sci_arttext>.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas: (i) para alguns autores, a diplomacia do governo Médici seguiu a mesma orientação do governo Costa e Silva; (ii) outros autores situam o período Médici como pré-imperialista no sistema internacional; (iii) a contradição
nas análises da diplomacia do Governo Médici pode estar ligada a própria dualidade da política externa do período, situada entre o Primeiro e o Terceiro mundo. Isso seria um reflexo do desenvolvimento desigual do país. 
Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 132-133, CAPÍTULO 4, adaptado.
'
Você acertou!
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III). As afirmativas I (Os EUA passaram a considerar o Brasil como um importante interlocutor para a América do Sul, responsável por uma “acomodação
estratégica”, embora matizada), II (No âmbito global, fortificou-se o “diálogo estratégico” entre Brasil e EUA) e III (O governo de Barack Obama deu mostras de que reconheceu o crescente papel do Brasil como liderança regional com inserção global) estão corretas.
De acordo com o livro base da disciplina, “Com relação aos EUA, o Governo Lula realizou uma inflexão, amparada nas mudanças paradigmáticas ocorridas na política externa brasileira na última década. Estes passaram, diante da ascensão do Brasil no cenário
internacional, a considerar o país como um importante interlocutor para a América do Sul, responsável por uma “acomodação estratégica”, embora matizada. No âmbito global, fortificou-se o “diálogo estratégico” entre as duas nações. No entanto, essas relações
não afastaram a perspectiva de dificuldades nas relações entre os dois países, em amplas agendas que passam por temas variados, como os conflitos no Oriente Médio, a integração regional, os contenciosos na OMC e temas de segurança. Ao mostrar posições
diferenciadas dos EUA nessas questões, o Brasil exercitou sua opção de dizer “não” ao país, aprofundando e cristalizando sua nova política externa, em defesa da multipolaridade e do multilateralismo (Pecequilo,2010, p. 132-133). O governo de Barack Obama deu
mostras de que reconheceu o crescente papel do Brasil como liderança regional com inserção global. De fato, o Brasil e considerado como país-chave para a estabilidade da América do Sul, pelo peso de sua economia ou mesmo de sua atuação diplomática. O país
também e visto, desde o Governo Bush, como uma ponte para dialogar com outros governos de esquerda na América Latina. Porém, tem um projeto próprio de inserção internacional, que requer um espaço de atuação mais amplo do que ser representante dos
interesses dos EUA na América Latina” (p. 206). A afirmativa IV (Durante o governo Lula, o Brasil rompeu relações comerciais com os EUA) está, portanto, incorreta.
 
 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).
Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).
 
'
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Você acertou!
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, V, V). As afirmativas I (Os militares utilizam a Doutrina de Segurança Nacional como substrato básico para a formulação de sua política externa), II (Essa doutrina vinha sendo construída internamente
pela Escola Superior de Guerra desde a sua fundação, em 1949, com base em subsídios teóricos do National War College americano), III (Seus fundamentos consistiam na associação entre segurança e desenvolvimento. Para alcançar o desenvolvimento, era
necessário obter a segurança) e IV (A segurança, por sua vez, estava calcada na luta contra os inimigos interno e externo, identificados como o comunismo, o não alinhamento e a crítica a valores ocidentais) são verdadeiras. De acordo com o livro base da
disciplina, “Os militares utilizam a Doutrina de Segurança Nacional como substrato básico para a formulação de sua política externa. Essa doutrina vinha sendo construída internamente pela Escola Superior de Guerra desde a sua fundação, em 1949, com base em
subsídios teóricos do National War College americano. Seus fundamentos consistiam na associação entre segurança e desenvolvimento. Para alcançar o desenvolvimento, eranecessário obter a segurança. A segurança, por sua vez, estava calcada na luta contra
os inimigos interno e externo, identificados como o comunismo, o não alinhamento e a crítica a valores ocidentais” (p.121).
 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 4 – A política externa brasileira durante o regime militar (1964-1985)).
Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 4 – A política externa brasileira durante o regime militar (1964-1985)).
 
'
Você acertou!
A alternativa correta é: (Diplomacia de resultados” e a busca pela qualificação da educação dos brasileiros por meio de intercâmbios no exterior). De acordo com o livro base da disciplina “De maneira geral, a política externa do Governo Dilma mantém traços de
continuidade com o governo anterior, porém com estilo próprio impresso pelo perfil da presidente e dos seus chanceleres. A demanda por reformas nas organizações internacionais, o relacionamento com os países do Sul e a posição altiva em face dos países
desenvolvidos, importantes características do governo anterior, continuaram presentes. O estilo de Dilma, contudo, é mais discreto que o de Lula. Enquanto o Presidente Lula se envolvia com a maioria dos assuntos e das viagens internacionais, por exemplo, a
Presidente Dilma acabou delegando grande parte dessas tarefas, tendo um histórico de viagens internacionais bem menor que o de seu antecessor. Além disso, podem ser destacadas como marcas pessoais da política externa de Dilma a “diplomacia de resultados”
e a busca pela qualificação da educação dos brasileiros por meio de intercâmbios no exterior” (p. 224). As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).
Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).
 
'
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (F, V, F, F). A afirmativa II (Era a crise da dívida externa brasileira, uma vez que os EUA, além de virtuais controladores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, eram sede dos principais
bancos credores) é verdadeira. De acordo com o livro base da disciplina, “O relacionamento com os EUA, por sua vez, foi marcado por divergências e a crise da dívida externa brasileira pautou o relacionamento bilateral, uma vez que os EUA, além de virtuais
controladores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, eram sede dos principais bancos credores. O Brasil encaminhou as negociações por meio de economistas, não diplomatas, e não as coordenou com os demais países latino-americanos,
também devedores. Diante do baixo nível das reservas nacionais, em fevereiro de 1987 Sarney decretou a moratória parcial da dívida, suspendendo o pagamento dos juros aos bancos privados. O ministro da Fazenda, Dilson Funaro, condicionou o fim da moratória
a um acordo prévio com os credores, antes de passar pelo FMI, e a entrada de novos recursos que garantissem o crescimento econômico de longo prazo e o nível das reservas” (p. 157). As afirmativas I (Eram as reivindicações brasileiras que não foram atendidas
pelos EUA, como a instalação de uma grande siderurgia e o reequipamento econômico-militar do Brasil), III (Eram a questão da assinatura do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), as limitações a importação do café solúvel brasileiro, o problema dos têxteis, o
Acordo Internacional do Cacau e as cotas de açúcar) e IV (Era o conflito das Ilhas Malvinas. Os EUA apoiaram a Inglaterra e o Brasil apoiou a Argentina) são falsas porque não se referem aos atritos vivenciados pelo governo Sarney.
 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 5 – O Brasil depois da redemocratização: do governo Sarney à política externa dos anos de 1990).
Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 5 – O Brasil depois da redemocratização: do governo Sarney à política externa dos anos de 1990).
 
'
Fonte: BERNAL-MEZA, Rui. A Política Exterior do Brasil: 1990-2002. Rev. Bras. Polít. Int. 45 (1): 36-71. 2002. Página da citação: 38. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v45n1/a02v45n1.pdf>. 
Você acertou!
A matriz emergente de inserção internacional do Brasil nos anos 1990 assumiu o processo de globalização e a adoção de políticas neoliberais como paradigma de desenvolvimento, buscando a superação da crise econômica e da estagnação dos anos 1980.
Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p.169, CAPÍTULO 5, item 5.4.
'
Fonte: JACOMO, Julio Cesar Pinguelli; OLIVEIRA, Ana Carolina Vieira de. Política externa de Lula e a dinâmica sul-americana: o caso da IIRSA. 3° Encontro Nacional ABRI. 201I. s/p, meio digital. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?
pid=MSC0000000122011000100010&script=sci_arttext&tlng=pt>. 
Você acertou!
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas (i) a inclusão da África do Sul no bloco, sinalizou a orientação a ser seguida pelos BRICS. A defesa da multipolaridade, contra o chamado unipolarismo norte-americano e a inclusão da África do Sul incentivou uma
agenda voltada para os temas do desenvolvimento e da cooperação Sul-Sul; (ii) além das reuniões de cúpula que ocorrem periodicamente, os BRICS também desenvolveram uma articulação horizontal, incluindo diferentes temas de atuação em seu escopo. São
exemplos de frentes de articulação dos BRICS as frentes econômica e securitária; (iii) a primeira reunião de Cúpula do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) ocorreu em junho de 2009, na Rússia. A África do Sul foi incorporada na terceira reunião, que foi realizada na
China. 
Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 202-203, CAPÍTULO 6, adaptado.
'
Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 218, CAPÍTULO 6, item 6.4, adaptado.
Você acertou!
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas: (i) além da tentativa em contribuir para a promoção da paz, o Brasil também aumentou as atividades diplomáticas em relação ao Oriente Médio; (ii) uma aproximação foi estabelecida com a Cúpula América do Sul –
Países Árabes, que visa promover a aproximação comercial, econômica, científico tecnológica e cultural entre esses países; (iii) a assinatura de alguns instrumentos relacionados à cooperação agrícola com a região também representa um futuro promissor em vista
da necessidade desses países de importar um grande número de produtos agrícolas e da oportunidade da exportação desses produtos para o Brasil. 
Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 218 - 219, CAPÍTULO 6, item 6.4, adaptado.
'
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Você acertou!
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Apenas as afirmativas III e IV estão corretas). As afirmativas III (Adensa relações diplomáticas em todos os continentes) e IV (Busca parcerias estratégicas com países similares em todos os continentes)
estão corretas. Essas características podem ser confirmadas no quadro síntese do capítulo 6 (p. 225) do livro base da disciplina. As afirmativas I (Retração dapresença brasileira em várias regiões do mundo, acentuadamente na África e no Oriente Médio) e II
(Assinatura do Tratado de Itaipu com o Paraguai) estão incorretas porque as informações não são correspondentes ao governo Lula.
 
 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).
Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).
 
 
'
 QUERO RESPONDER DEPOIS ENVIAR ENQUETE
)
Roteiro de Estudo
*
Avaliações
+
Trabalhos
,
Livro da oferta
-
Aula Ao Vivo
.
Tutoria
/
Fórum
0
Chat
1
Rádio Web
2
Avisos
POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA 
http://www.uninter.com/
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/5
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertamoipobra
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertaconferencia
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/4
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/2
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/chat
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/radiowebusuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso

Outros materiais