Buscar

N2 Teorias Organizacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

· Escreva um breve texto que demonstre os diferentes tipos de organizações e suas características e como elas influenciam no seu dia-a-dia.
Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização Linear, organização Funcional e organização Linha-Staff.
· Estrutura Organizacional Linear (ou hierárquica, ou vertical)
As decisões são tomadas de cima para baixo, estando no topo da pirâmide os gestores de cargos altos, como Diretores e CEO. Neste modelo, a comunicação é mais lenta e engessada, e os funcionários da base, muitas vezes, não se sentem ouvidos.
Exemplos: Exército e Igrejas o poder de decisão sobre tudo depende de um chefe no topo da pirâmide. 
· Estrutura Organizacional Funcional
É configurada de modo que cada parte da organização é agrupada de acordo com a sua finalidade. Neste tipo de empresa, pode haver um departamento de marketing, outro de vendas e um de produção, por exemplo e respondem a um único gestor.
Exemplo: Fábrica de móveis de madeira
· Organização Linha-Staff
O conceito de organização linha-staff é construído a partir da soma da organização linear e da funcional. Nesse modelo de trabalho, há apenas um superior e uma staff, ou seja, uma equipe com diversos funcionários. Estes devem ser especialistas que levam seu conhecimento técnico em prol das metas da empresa. Basicamente, há um líder que conta com outros profissionais para atuarem mais ativamente em áreas específicas.
Exemplos: Seguradoras, empresas de engenharia, escritórios de advocacia, agências reguladoras e outras organizações em que é preciso de pareceres técnicos isolados para assessorar os colaboradores que tocam ou gerenciam as operações do dia a dia na linha de frente.
Além dessas três principais organizações, existem os modelos inseridos dentro da ideia de departamentalização a seguir:
· Estrutura Organizacional Divisional
Forma divisões que buscam atender, por completo, o mercado. Isso faz sentido quando a empresa trabalha com produtos variados, públicos ou regiões diferentes.
Exemplo: Uma indústria de bebidas, que pode ter uma divisão de refrigerante, outra de bebidas alcoólicas e uma terceira de naturais. Ainda, podem haver divisões por região, onde uma empresa atende região Sul, e outra atende Nordeste.
· Estrutura Organizacional Matricial
Trata-se de uma combinação das estruturas divisional e funcional. Seu objetivo é o de obter o maior rendimento possível. Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas. Normalmente utilizada em grandes empresas multinacionais, reúne os benefícios dos outros dois tipos
Exemplo: Construtoras são um modelo clássico dessa estrutura. Dividem seus setores por projetos (por exemplo: a construção de uma rodovia) e por função (por exemplo: contabilidade da obra, área técnica da obra, comunicação com a imprensa sobre a obra). 
· Estrutura Organizacional Horizontal
As pessoas são agrupadas com base em conhecimentos similares. Assim, há também a maior propagação do conhecimento entre as pessoas de uma mesma área. Algumas organizações maiores mantêm essa estrutura pois ela incentiva uma menor supervisão e um maior envolvimento de todos os funcionários Por outro lado, enquanto a comunicação entre membros de um setor melhora, à medida que a empresa cresce a comunicação entre os departamentos fica enfraquecida.
Exemplos: Google e Netflix 
· Estrutura Organizacional Circular ou Radial
Estrutura organizacional em si é idêntica às estruturas linear e funcional, mas representado num organograma de forma circular. A posição mais alta da empresa é representada no centro do círculo e as posições mais baixas ficam nas bordas do círculo. Porém esta é a maneira menos eficaz de se representar um organograma empresarial.
· Estrutura Organizacional em Rede
É aquela em que a organização contrata profissionais em qualquer parte do mundo, que trabalhará em sua casa e terá contato com poucas pessoas da empresa, entregando seus resultados e usando sistemas e comunicação online para acompanhamento. No entanto, a estrutura organizacional em rede não depende da internet nem é novidade desse momento da era trabalhista.
Exemplo: Empresas com venda por catálogo.
· Estrutura Organizacional por Projetos
É aquela estrutura organizada para atender um projeto específico. O que difere da outra mencionada é que, ao passo que a divisional faz parte da empresa e não tem prazo para encerramento, a estrutura por projetos tende a terminar assim que o projeto termina.
Exemplos: Empresas mais dinâmicas e criativas, como: desenvolvedores de softwares, escritórios arquitetura, empresas de organização de eventos;

Continue navegando