Buscar

Avaliação 1- Nutrição e Estética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Nutrição e Estética
Princípios, fundamentos e diretrizes da Alimentação e Nutrição
1. Podemos considerar que alimentação adequada e saudável é:
A. a livre de contaminantes e rica em nutrientes.
A alimentação adequada e saudável também deve ser livre de contaminantes e rica em nutrientes. Faz-se necessário considerar outros requisitos como o homem no seu contexto social e cultural.
B. a preparada preservando os valores nutritivos e segura sob o ponto de vista higiênico-sanitário.
As afirmativas indicadas são consideradas quando se trata de alimentação adequada e saudável. O conceito é mais abrangente, pois trata-se de grupos de pessoas.
C. com quantidade de nutrientes suficiente
Alimentação adequada e saudável não se resume a nutrientes, mesmo porque alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes.
D. aquela que faz bem, promove a saúde e atende às necessidades nutricionais do indivíduo ou de um grupo no seu contexto socioeconômico- social.
Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, e como os alimentos são combinados entre si e preparados, as características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam na saúde e no bem –estar (Guia Alimentar, 2014).
E. rica em fibras e micronutrientes.
As afirmativas indicadas são consideradas quando se trata de alimentação adequada e saudável. O conceito é mais abrangente, envolvendo bem-estar e saúde.
2. Os alimentos estão classificados em 8 grandes grupos. O grupo dos cereais contempla principalmente:
A. Aipim, batata, centeio, nabo e arroz.
Os alimentos aipim e a batata fazem parte do grupo das raízes e tubérculos; o nabo é do grupo dos legumes e verduras; já o centeio e o arroz pertencem ao grupo dos cereais. Uma das questões relaciona 5 representantes do grupo dos cereais.
B. Feijão branco, chuchu, trigo, aveia e acerola.
O alimento feijão branco faz parte do grupo dos feijões; o chuchu é do grupo dos legumes e das verduras; o trigo e a aveia são dois cereais; a acerola faz parte do grupo das frutas. Uma das questões relaciona 5 representantes do grupo dos cereais
C. Arroz, trigo, milho, centeio e aveia.
Os principais representantes do grupo dos cereais são arroz, trigo, milho, centeio e aveia.
D. Milho, cenoura, feijão de corda, queijo e castanha do Pará.
O milho faz parte do grupo dos cereais; o feijão de corda é um representante do grupo dos feijões; o queijo faz parte do grupo do leite e queijos e a castanha do Pará do grupo das castanhas e das nozes. Uma das questões relaciona 5 representantes do grupo dos cereais.
E. manga, repolho, feijão carioquinha, rúcula e peixe.
A manga faz parte do grupo das frutas; o repolho e a rúcula do grupo dos legumes e das verduras; o feijão carioquinha do grupo dos feijões e o peixe do grupo das carnes e ovos. Uma das questões relaciona 5 representantes do grupo dos cereais.
3. São dez os passos para a alimentação adequada e saudável. Destaque, nas afirmativas abaixo, dois passos que são recomendados no Guia alimentar para a população brasileira, edição de 2014:
A. adotar alimentos ultra processados.
Os alimentos ultra processados (biscoitos recheados, massas instantâneas, salgadinhos...), são nutricionalmente desbalanceados. O tipo de formulação e apresentação adotadas pelas indústrias propicia o consumo em excesso e, também, substituir alimentos in natura ou minimamente processados.
B. utilizar óleo, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos. 
Desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.
C. limitar o consumo de alimentos in natura e minimamente processados.
O recomendado é exatamente o contrário: faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base para a sua alimentação.
D. dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.
No dia a dia, procure locais que servem refeições elaboradas na hora. Evite os fast-food.
E. utilizar óleo, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos, além de dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.
Desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem torná-la nutricionalmente desbalanceada. No dia a dia, procure locais que servem refeições elaboradas na hora. Evite os fast-food.
4. Nutrientes que fornecem calorias/energia são:
A. vitaminas, minerais e água.
A principal função das vitaminas é viabilizar reações químicas no organismo; já os minerais são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso, para o equilíbrio hídrico e para os sistemas estruturais do corpo; a água atua como solvente e lubrificante, como veículo para o transporte de nutrientes e resíduos e como meio para regulação térmica e processos químicos. Portanto, esses nutrientes não fornecem energia/calorias ao organismo.
B. carboidratos, proteínas e gordura.
Carboidratos, proteínas e gorduras são os nutrientes que fornecem, basicamente, energia/calorias para suprir as nossas necessidades energéticas.
C. Oligoelementos, vitaminas lipossolúveis e eletrólitos.
Oligoelementos são os minerais com recomendação diária inferior a 100 mg; vitaminas lipossolúveis são as solúveis em gordura; eletrólitos são minerais cujos íons se separam na água e que, dessa forma, são capazes de conduzir a corrente elétrica. Portanto, esses nutrientes e substâncias não fornecem energia/calorias ao organismo.
D. sódio, vitamina C e potássio.
O sódio é eletrólito quando dissolvido em água; já a vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel (o cozimento destrói as vitaminas solúveis em água de forma mais rápida) e o potássio é um eletrólito. Portanto, esses nutrientes e substâncias não fornecem energia/calorias ao organismo.
E. enzima, vitamina D e cálcio.
Em uma reação química, sem ser alterada por essa reação, a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel (solúvel em gordura) e o cálcio é um mineral que faz parte de substâncias compostas, como a matriz mineral do osso. Portanto, esses nutrientes e compostos não fornecem energia/calorias ao organismo.
5. Os nutrientes essenciais:
A. podem ser consumidos eventualmente.
Os nutrientes essenciais, se consumidos eventualmente, podem levar a um declínio de certas funções biológicas e causar danos permanentes.
B. são necessários para lactentes, mas não para adultos.
São nutrientes necessários em todas as etapas da vida, em maior o menor quantidade, pois respondem pelo menos por uma função biológica especifica.
C. podem ser produzidos pelo organismo, quando necessário.
Não são produzidos pelo organismo. São substâncias obtidas dos alimentos e vitais para o crescimento e a manutenção da saúde do corpo ao longo da vida.
D. na ausência, não comprometem a saúde do indivíduo.
Sua ausência pode provocar danos irreparáveis ao ser humano.
E. não podem ser produzidos pelo organismo e, portanto, devem ser consumidos para manter a saúde.
São substâncias obtidas dos alimentos e que, se não estiverem presentes na dieta, acarretará sinais de saúde precária. O nutriente essencial tem três características: identificar pelo menos uma. Função biológica específica do nutriente no organismo; a supressão do nutriente da dieta levará a um declínio de certas funções vitais; a reposição do nutriente suprimido da dieta antes que ocorra dano permanente restaura aquelas funções biológicas.

Continue navegando