Buscar

AD1 HPA 2022 CEDERJ RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 HPA 2022/1
Dentre as críticas apresentadas e comentadas na AULA 4 e no vídeo recomendado, responda os tópicos a seguir: 
Destaque (escolha) apenas uma crítica e apresente-a; 
Crítica escolhida: Superespecialização do operário. Essa crítica tem como base a ideia que cada operário de uma empresa deve ser treinado a desenvolver uma única função, ou seja, Taylor afirmava que se um funcionário realizasse um movimento simples repetidas vezes ele ganharia velocidade na sua atividade e com todos os operários trabalhando dessa forma, aumentaria a produção. A ideia predominante era que o trabalho repetitivo e padronizado aumentaria a produtividade da empresa, e com uma maior produção, maior seria o salário dos funcionários. Como consequência desse pensamento, o operário era confinado à execução automática e repetitiva por toda a jornada de trabalho e eram desencorajados a ter liberdade e iniciativas para melhorias, se tornando apenas uma máquina da engrenagem do processo produtivo.
Analise a pertinência histórica e contextualizada (no tempo de Taylor) do princípio administrativo formulado por Taylor que originou a crítica que você destacou (escolheu); O princípio administrativo que originou esta crítica fez grande movimento na economia naquela época, pois tornava grande a rotatividade no mercado de trabalho e como não havia muito estudos sobre administração ainda, a ideia de Taylor foi empregada em diversos ramos industriais. Um exemplo da pertinência histórica dessa crítica é a produção em larga escala de automóveis na linha de montagem da Ford que apresentava os mesmos princípios do trabalho proposto por Taylor: o trabalho especializado e a mão de obra repetitiva. Diversas semelhanças também podem ser identificadas no filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin (1936), onde os funcionários realizavam sempre a mesma atividade de forma rápida e um desses operários, que tinha a função de apertar parafusos no processo de produção, adquire um colapso nervoso devido à alienação naquela mesma função. 
Comente a pertinência do princípio administrativo e da crítica agora (no momento atual). 
Atualmente, a grande competição pelas indústrias no mercado exige a eficiência na produção assim como o pensamento de Taylor naquela época. Algumas empresas ainda utilizam um pouco do método da superespecialização do operário. Como exemplo temos as empresas “fast food” que em sua maioria se utilizam de um processo de montagem onde cada funcionário tem uma função específica e realiza somente aquela atividade durante a jornada. Outro exemplo da pertinência dessa crítica nos dias atuais são as premiações dadas aos funcionários que produzem mais, como melhores salários e participação nos lucros da organização. Mas diferentemente da época em que essa ideia surgiu, atualmente já existem os direitos trabalhistas que regem o lado humano do operário e suas necessidades sociais. Além disso, a maioria das empresas hoje em dia cobram e até incentivam que o funcionário tenha diversas habilidades e saiba desenvolver várias funções dentro da empresa

Continue navegando