Buscar

Abscesso Cutâneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abscesso Cutâneo 
Conjunto de secreção oriunda de reações inflamatórias e infecciosas, limitada por capsula fibrosa. As bactérias mais isoladas em culturas de abscessos em animais domésticos são a Streptococcus sp. E Staphylococcus sp.
Sinais clínicos comuns são o aumento de volume de consistência macia, flutuante ou não, com conteúdo da drenagem podendo ter aspecto de pus ou sangue. Em alguns casos pode haver a presença de sinais sistêmicos como febre e leucocitose.
Diagnostico 
Feito com base na manifestação clínica e pela análise de punção do conteúdo. Exames de imagem, como a ultrassonografia, podem ajudar a evidencias o conteúdo e assegurar a punção. 
Tratamento 
Por meio da lancetagem, onde será drenado de forma estéril o conteúdo. Em seguida é indicado uso de antibioticoterapia (cefalexina, metronidazol, amoxicilina clavulanada, enrofloxacina. 
Aintinflamatorios não esteroidais como meloxicam, firocoxib ou carprofeno podem ser utilizados, assim como analgesia com dipirona ou tramadol. O uso de cuidados paliativos também são importantes, como compressa quente/fria e limpeza diária.

Outros materiais