Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL - 8 SERIE ADMINISTRAÇÃO - FABRICA DE MAMADEIRAS

Prévia do material em texto

3
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Faculdade Anhanguera de Sertãozinho
CHARLES PEREIRA DA SILVA – RA: 8507263429
LUAN FURLAN MORENO – RA: 3775766427
NELSON FERREIRA NETTO – RA: 8976192058
VILMAR MARIA JUNIOR – RA: 8380876308
DESAFIO PROFISSIONAL 
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
8ª SÉRIE
“EMPRESA AMOR DE BEBÊ”
Profª Tutora a Distância Kelly Sinara Rezende
(Sertãozinho/SP)
2017
CHARLES PEREIRA DA SILVA – RA: 8507263429
LUAN FURLAN MORENO – RA: 3775766427
NELSON FERREIRA NETTO – RA: 8976192058
VILMAR MARIA JUNIOR – RA: 8380876308
DESAFIO PROFISSIONAL 
“EMPRESA AMOR DE BEBÊ”
 Desafio Profissional apresentado ao curso de Administração do 8° PERÍODO da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito obrigatório das disciplinas: GESTÃO DA QUALIDADE, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA, PESQUISA OPERACIONAL, JOGOS DE EMPRESAS E ESTRATÉGICA E DINÂMICA COMPETITIVA.
Profª Tutora a Distância Kelly Sinara Rezende
(Sertãozinho/SP)
2017
Sumário
RESUMO	4
1.	INTRODUÇÃO	5
2.	FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A EMPRESA AMOR DE BEBÊ.	6
FORÇAS	7
FRAQUEZAS	7
- Flexibilidade na solicitação de pedidos de produtos;	7
OPORTUNIDADES	7
AMEAÇAS	7
3.	PROPÓSITO ESTRATÉGICO	10
4.	INMETRO	11
5.	ANÁLISE ESTRATÉGICA	12
6.	LUCRO OPERACIONAL	13
7.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	14
8.	REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS	15
RESUMO
O estudo de uma empresa do ramo de produtos infantis, uma fábrica de mamadeiras, deu-se através de uma pesquisa de campo e bibliográfica, cujo intuito residia em apresentar para os donos da organização um plano estratégico de melhorias, com soluções para os diversos problemas que a empresa vem enfrentando. A fim de se obter um panorama amplo das rotinas administrativas da empresa relacionado às disciplinas cursadas ou em curso. Desta forma, pode-se buscar o objetivo de integrar os conhecimentos nas áreas específicas e empresarial, proporcionando o desenvolvimento de competências e a capacidade pessoal de mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades e atitudes do ensino/aprendizagem do Curso.
Palavra Chave: Produtos infantis; Mamadeiras; organização.
1. INTRODUÇÃO
A relevância deste estudo se dá a partir dos dados que serão expostos após a análise das informações obtidas, isto é, este estando direcionado a apontar os principais fatores que influenciam no desempenho das vendas. 
Será realizada uma verificação da situação da empresa alvo, tornando assim este trabalho um instrumento relevante na tomada de decisão por conter informações sobre as tendências do mercado e seu segmento atuante, onde também será levado em consideração as necessidades internas, opinião e sugestão de seus colaboradores. 
Diante disto, pontua-se a importância da elaboração de um plano estratégico de melhorias para uma fábrica de mamadeiras, com vistas a construção de um relatório com as estratégias de melhorias para a empresa, utilizando ferramentas da área de administração. 
O atual mercado de trabalho é extremamente competitivo e procura a cada momento profissionais que seja dinâmico e que tenham habilidades, além de serem proativos, o mesmo acontece com as empresas que a todo o momento precisam inovar e lançar produtos/serviços criativos e sustentáveis no mercado. 
2. FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A EMPRESA AMOR DE BEBÊ. 
O nomeado gerente geral da empresa, Ricardo formulou estratégias para a empresa Amor de Bebê melhorar seu desempenho no mercado de trabalho, para isto teve que ter clareza de estratégias neste ramo infantil a fim de posicionar a organização para obter vantagem competitiva. Para a formulação estas estratégias levaram-se em consideração três itens: a avaliação da situação atual da organização; a definição de qual propósito estratégico usar e a exploração de preencher as lacunas de competências.
Para a avaliação da situação atual da organização, Ricardo criou a missão e a visão de longo prazo para a empresa.
A missão representa a razão da existência de uma organização, ou seja, o que a organização faz, porque faz e para quem ela atua visando produzir algum impacto na sua clientela, está ligada diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais a organização foi criada, na medida em que representa a sua razão de ser. 
De acordo com isto a MISSÃO da Empresa Amor de Bebê prima em melhorar a qualidade da alimentação das crianças através do uso de mamadeiras que atendem de forma adequada as faixas etárias das crianças com melhor preço e distribuí-las para todo o Brasil. Segundo Chiavenato (1999, p. 49), “a missão funciona como orientador para as atividades da organização. Ela tem por finalidade clarificar e comunicar os objetivos, os valores e a estratégia adotada pela organização”.
Segundo Chiavenato (1999, p. 49), “é fundamental que todos na organização conheçam a missão e os principais objetivos institucionais, pois se as pessoas que fazem parte da empresa não sabem o motivo de sua existência e os rumos que pretende adotar, dificilmente elas saberão o melhor caminho a ser seguido”.
Para Certo e Peter (1993:75), “Missão é a proposta para a qual, ou razão pela qual, uma organização existe. A missão de uma empresa contém informações tais como os tipos de produtos ou serviços que a organização produz, quem são seus clientes e que valores importantes possui”.
A VISÃO da Empresa Amor de Bebê consiste em: Ser a 1ª empresa reconhecida pela sua excelência de seu desempenho no período em até dois anos no ramo da fabricação de mamadeiras, comprometida com a melhoria da qualidade de seus produtos, buscando sempre atender de forma responsável as faixas etárias das crianças, através de produtos higienizados e de garantia médica.
As empresas compreendem a diferença entre o que nunca deve ser mudado e o que deve ser aberto a mudanças. Essa rara capacidade de administrar continuidade e mudança – que exige disciplina consciente – está vinculada à capacidade de desenvolver uma visão. É a visão que indica que princípios básicos devem ser preservados e para qual futuro se deve progredir.
Por isso a visão da empresa é de verdadeiramente ir em busca de horizontes mais além de maior crescimento em torno de sua atuação, preservando seus princípios em visão ao futuro com o intuito de ser reconhecida como a melhor e mais moderna empresa no ramo da fabricação de mamadeiras.
Retomando a Missão e Visão da Empresa Amor de Bebê, tem-se a análise das forças ambientais (SWOT):
	
FORÇAS
	
FRAQUEZAS
	- Contratação de Ricardo para o cargo de gerente geral da organização;
 - Identificação dos principais problemas da empresa;
-Apresentação para a diretoria de um plano estratégico de melhorias;
- Clientes fiéis à instituição pela boa reputação;
- Flexibilidade na solicitação de pedidos de produtos;
	- Gestão era feita exclusivamente por membros da família sem formação na área;
- Não existe, por parte da empresa, um controle de estoque que informe quando determinado material está para acabar;
- Matéria prima esgotada,
- Recorre-se a fornecedor que cobra caro pela matéria-prima para que a entrega ocorra em dois dias úteis;
- A produção para enquanto é feita a manutenção corretiva de algum equipamento quebrado;
	
OPORTUNIDADES
	
AMEAÇAS
	-Contratação de um profissional de administração para profissionalizar a gestão;
-Os proprietários do estabelecimento têm amplo conhecimento no mercado de mamadeiras;
-Mudanças na estrutura do setor industrial ou na estrutura do mercado. 
-Mudanças demográficas ou populacionais
-A incongruência
-Diminuição do imposto sobre algumas de suas matérias-primas
	-Processos não eram documentados;
- Produção é parada diversas vezes durante o mês por falta de material ou por equipamentos e máquinas quebrados;
- Os últimos lotes de mamadeiras produzidos foram reprovados pelo INMETRO;
- Atrasado nas entregas e encarecimento do artigo;
- Empresa perde competitividade no mercado;
 A definição do propósito estratégico usado com a empresa é,pois, o processo decisório e deve estar embasado nas estratégias adotadas pela organização com vista a enfrentarem os desafios que o mercado impõe. 
Segundo Oliveira, a estratégia é normalmente um dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto a formulação de objetivos, quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução levando em conta as condições externas e internas a empresa e sua evolução esperada. Com uma visão do público alvo e a determinação do produto a ser vendido, pode-se definir o propósito estratégico usado com a empresa. 
A Empresa Amor de Bebê, para obter melhorias em sua estrutura mercadológica precisa inovar em estratégias, focando na qualidade da produção da mamadeira e no preço aliado à qualidade, sem deixar que a concorrente, que se estabeleceu na região, comprometa sua clientela com preços mais baixos.
Nestes termos, a maneira de superar as lacunas foi especificada por Ricardo através de um conjunto detalhado de iniciativas para implementar a estratégia escolhida e exercer o controle estratégico. 
As providencias tomadas por Ricardo, juntamente com os setores da Empresa Amor de Bebê seguem detalhadas abaixo:
- Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados;
- Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos;
- Controlar o movimento de caixa e os controles bancários;
- Classificar custos e despesas em fixos e variáveis;
- Definir aposição ocupada pelos membros da Empresa, sendo esta uma empresa familiar;
- Fazer previsão de serviços prestados e de fluxo de caixa;
- Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade;
- Gestão será feita por profissional com formação na área;
- Fazer controle de estoque informando previamente quando algum material está para acabar evitando assim que a matéria-prima seja esgotada;
- Manter constantemente acompanhamento das máquinas para que a manutenção preventiva de equipamentos seja feita de forma responsável;
- Estabelecer processos internos para a inspeção de qualidade (INMETRO);
- Providenciar serviços terceirizados para inspeção de qualidade a fim de melhorar o nível de desempenho da Empresa que demonstrou queda no índice de qualidade;
- Organizar a documentação de todos os processos elencados pela Empresa;
Considerando em especial que uma nova fábrica de mamadeiras se instalou na região com preços menores e pontualidade na entrega levando assim 50% dos clientes da empresa Amor de Bebê, Ricardo primou, especialmente, pela retomada da clientela. 
Agora com a definição desta estratégia na Empresa tem-se a importância do Processo administrativo que se constitui num conjunto de tomada de decisões, elaborada pelo nível institucional que afetam em longo prazo a organização e os procedimentos a serem adotados. Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa (alto grau de subjetividade) obtendo um efeito cinegético de todas as capacidades, competências e potencialidade nela existentes. Pontua-se que a missão da uma empresa é uma parte constituinte desse planejamento, pois ela é que determina a razão da existência da empresa, e o foco que ela deve seguir para atuação no mercado.
Para que o processo administrativo seja bem sucedido, é necessário compreender o contexto no qual a organização está inserida, e por se tratar de um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível a coleta de dados feita por Ricardo foi imprescindível, pois remeteu ao processamento e interpretação de todas as informações que provinham do ambiente torna-se uma dificuldade em lidar com esse processo, tendo muitas vezes os administradores, gestores ou líderes a usarem de seus bons discernimentos, julgamentos e intuições.
 O processo de implantação e desenvolvimento do planejamento e das estratégias organizacionais necessita de muita atenção, colaboração, responsabilidade e participação, pois, serão eles quem definirá quais produtos e tecnologias a organização irá desenvolver, onde e para quem os produtos serão vendidos e como a empresa obterá vantagens sobre seus concorrentes.
Essas atividades citadas acima poderão ser desenvolvias em qualquer ordem e servirão de base para se desenvolver o processo de estabelecimento dos objetivos e das estratégias organizacionais, possibilitando o conhecimento das dificuldades, mas consiste em um processo que facilidades do ambiente possuem etapas a serem seguidas, e estas precisam de responsabilidade, compromisso e dedicação. 
A sintonia entre ambas com o que realmente a entidade está fazendo, contribui para o sucesso da organização, pois, ocupam-se das grandes questões e requer uma visão de futuro, cuidando do que a empresa deseja que aconteça nos próximos anos, com uma previsão de médio e longo prazo.
3. PROPÓSITO ESTRATÉGICO 
Considerando a situação da Empresa de Ricardo, em especial a situação dos estoques, que deixou a produção parada diversas vezes durante o mês por falta de material. E como não tinha um controle de estoque que informasse quando determinado material estava para acabar, logo, quando uma matéria-prima se esgotava, a produção ficava parada. Fato este gritante na situação da Empresa, o que ocasionou a necessidade de um planejamento estratégico para o controle deste estoque, ainda mais que a falta de matéria prima impossibilitou a produção. Para um controle de estoque que evite estas paradas na produção, Ricardo adotou as três estratégias básicas:
1-Controle total do giro de estoque: saber o que tem em excesso no estoque, e as matérias primas que estão faltando.
2-Acompanhamento de todos os custos com o estoque.
3-Utilização de um software para gerenciamento do estoque: este controle de estoque, a fim de evitar a falta de matéria prima, será baseado num sistema de gestão baseado em software, o qual além de atualizar constante e automática dos dados, facilita sua análise estratégica sobre o negócio.
Os problemas relacionados à quebra de equipamentos e máquinas na Empresa de Ricardo levaram-no a buscar uma manutenção industrial na linha de produção, alertando-se para quando algum equipamento quebra ou dá sinais de mau funcionamento. A consciência e a aplicabilidade de um PLANO DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA são indispensáveis para este caso, pois vai evitar parada e analisar se o tempo útil dos produtos não está sendo prejudicado por outros fatores. Os planos de manutenção preventiva são capazes de detectar quando um equipamento ou peça está desgastado ou necessita de certos reparos, por isto, ter uma gestão de manutenção industrial de máquinas e equipamentos é imprescindível para qualquer empresa ou indústria.
Levantar o HISTÓRICO DO EQUIPAMENTO também é um fator determinante no momento de realizar o plano de gestão, somente com as informações necessárias que os responsáveis poderão conferir os defeitos já apresentados, trocas realizadas e prazo de validade das peças, geralmente todo maquinário apresenta um cronograma de suas atividades, mantê-las atualizadas poderá ser de grande valia no momento de analisar os problemas apresentados. 
A principal função da gestão de estoques é maximizar este efeito lubrificante no feedback de vendas não realizadas e no ajuste do planejamento da produção. Ricardo deverá ater-se para a questão de que a administração ou gestão de estoques deve simultaneamente buscar minimizar o capital imobilizado em estoques, pois ele é caro e aumenta continuamente, buscando junto à equipe a meta de que uma empresa não pode trabalhar sem estoques, pois ele funciona como amortecedor entre os vários estágios da produção até a venda do produto. Desta forma a equipe terá clareza de que quanto maior o capital investido nos vários tipos de estoques (matéria-prima, produtos em processo e produtos acabados), supondo que este seja estritamente necessário, maior é a responsabilidade de cada departamento da empresa. 
Um cuidado especial que deve ser tomado pela empresa em relação aos vários tipos de estoques, é que eles não podem ser analisadoscomo independentes, pois quaisquer que forem as decisões tomadas sobre um deles, ela terá influência direta ou indireta sobre os outros.
O objetivo, portanto, da gestão de estoques é otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios da empresa, minimizando as necessidades de capital investido.
Uma das principais dificuldades dentro da gestão de estoques encontrada por Ricardo está em buscar conciliar da melhor maneira possível os diferentes objetivos de cada departamento da empresa para os estoques, sem prejudicar a operacionalidade da empresa. 
A equipe da Empresa como um todo deverá ter bem claro que para a gerência financeira a minimização dos estoques é uma das metas prioritárias, pois este significa capital investido. Já para o gerente de produção, os estoques são encarados como um meio de ajuda para o seu metal principal: a produção. Do mesmo modo o gerente de vendas também deseja um estoque elevado para atender a todos os clientes. 
Podemos observar que a responsabilidade das decisões sobre o estoque está dividida entre os vários departamentos da empresa, sendo responsabilidade da equipe como um todo zelar pelas reposições necessárias, todos devem ter claro que quando as metas dos diferentes departamentos são conflitantes, geralmente, o departamento que tem maior agressividade O sistema de gestão de estoques deve remover estes conflitos, providenciando a necessidade real de suprimentos da empresa.
4. INMETRO
Ricardo precisou buscar junto ao Inmetro amparo em relação aos critérios para fabricação de mamadeiras, os quais estão previstos na Portaria nº 490, de 06 de novembro de 2014:
· Toda a mamadeira e bico de mamadeira comercializada no país, de fabricação nacional ou importada, atendam a requisitos mínimos de segurança; 
· Necessidade de disponibilizar para a sociedade, com adequado grau de confiança, um produto livre de substâncias impróprias; 
· Proteger efetivamente o consumidor; 
· Controlar a presença de Nitrosamina na composição da mamadeira e do bico de mamadeira; 
· Existência, no mercado, de bicos de mamadeira, de fabricação nacional ou importados, comercializados separadamente, mesmo sendo parte essencial da mamadeira; 
· Regulamentação da comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e também a de produtos de puericultura correlatos; 
· Não permissão do uso de bisfenol A em mamadeiras e artigos similares destinados a alimentação de lactentes, assim como aprova a lista positiva de monômeros, outras substâncias iniciadoras e polímeros autorizados para a elaboração de embalagens e equipamentos plásticos em contato com alimentos; 
· Migração em materiais, embalagens e equipamentos plásticos destinados a entrar em contato com alimentos; 
· Atenção especial aos corantes em embalagens e equipamentos plásticos destinados a estar em contato com alimentos;
· Embalagens e equipamentos elastômeros em contato com alimentos; 
· Regulamenta as embalagens de vidro e cerâmica em contato com alimentos; 
· Mamadeiras e os bicos de mamadeira fabricados até o prazo fixado no art. 5º poderão ser comercializados até o fim da sua data de validade, desde que devidamente certificados.
Para um programa de garantia da qualidade dentro da empresa na fabricação das mamadeiras, Ricardo adotou os passos para a implementação da gestão de qualidade de acordo com os requisitos de avaliação da conformidade para mamadeiras e bicos de mamadeiras especificados acima (Portaria nº 490). Estabelecendo esta gestão com base nos critérios do Programa de Avaliação da Conformidade para Mamadeiras e Bicos de Mamadeiras, sob regime de vigilância sanitária e da Política Nacional de Relações de Consumo, com foco nos requisitos mínimos de segurança, por meio do mecanismo de certificação.
5. ANÁLISE ESTRATÉGICA
O foco nas ideias criativas e inovadoras para que a empresa possa se diferenciar no mercado e agregar valor ao seu produto é primordial, em especial para a Empresa de Ricardo que agora tem concorrente acirrada. 
Nesta perspectiva, inovações em relação a fabricação ao produto foram estabelecidas:
· Mamadeiras personalizadas com personagens de desenhos infantis;
· Kits com a mamadeira, chupeta e um brinquedo adequado à faixa etária;
· Criação de um adaptador de mamadeira, para que os bicos caibam em qualquer lugar;
· Bico das mamadeiras ortodôntico para prevenir problemas com Arcádia dentaria.
 
6. LUCRO OPERACIONAL
 
	Mamadeira Amor de Bebe
	
	
	
	
	
	Histórico
	Unidades
	Amor de Bebe
	Concorrência
	Resultado
	Lucro p/Unidade
	Z
	 10.000 
	 R$ 3.000,00 
	 R$ 3.000,00 
	 R$ 10.000,00 
	 R$ 1,00 
	
	
	
	
	
	
	Calculo de Produção por unidades
	
	
	
	
	
	Cenário
	R$ 4,00
	R$ 5,00
	R$ 6,00
	R$ 7,00
	R$ 8,00
	Custo Unitário Polipropileno
	-R$ 0,80
	-R$ 0,80
	-R$ 0,80
	-R$ 0,80
	-R$ 0,80
	Custo Unitário Silicone
	-R$ 0,50
	-R$ 0,50
	-R$ 0,50
	-R$ 0,50
	-R$ 0,50
	Custo unitário de Processo
	-R$ 2,00
	-R$ 2,00
	-R$ 2,00
	-R$ 2,00
	-R$ 2,00
	Custo Fixo por Unidade (10.000/10.000)
	-R$ 1,00
	-R$ 1,00
	-R$ 1,00
	-R$ 1,00
	-R$ 1,00
	Resultado por unidade
	-R$ 0,30
	R$ 0,70
	R$ 1,70
	R$ 2,70
	R$ 3,70
	Preço Médio praticado Concorrência
	R$ 6,00
	R$ 6,00
	R$ 6,00
	R$ 6,00
	R$ 6,00
	Resultado da Comparação Concorrência
	-R$ 1,70
	-R$ 0,30
	R$ 1,70
	R$ 3,70
	R$ 5,70
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com a realização deste estudo, pode-se concluir que o tema abordado é de grande importância, pois aponta os mecanismos e estratégias que podem ser utilizados para aumentar o desempenho da força de vendas e os resultados alcançados pela empresa. 
Destaca-se aqui a importância do correto gerenciamento das empresas para o sucesso das organizações, como também a visão nata e informal dos empreendedores locais em seu diferencial. 
Que ao observá-los, procuramos entender seu método estabelecendo um plano em conformidade com o modelo estudado e as teorias aprendidas; perfazendo o caminho a ser traçado na gestão das operações administrativas, apresentando a análise das empresas mencionadas e os resultados obtidos, que contribuíram para o entendimento prático do funcionamento de um plano de negócios, a estruturação de um projeto, e a utilização efetiva dos programas de qualidade como, o que proporcionou excelente oportunidade de aprendizado e crescimento a esse grupo de alunos. 
8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marly M. de; PALADINI, Edson P. (orgs.) et al. Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2ª ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2012. 
FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos. Rio de Janeiro: Campus, 2009. 
KLUYVER, C. A.; PEARCE, J. A (orgs.) et al. A Estratégia: Uma Visão Executiva. 3ª ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2010.
LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa Operacional. 4ª ed. São Paulo: Pearson, 2009. 
 
MARTINS, Petrônio Garcia; ALT., Paulo R. C. Administração de Materiais e Logística. 3ª ed. São Paulo: Saraiva 2009. 
OLIVEIRA, Jessica Eloísa. Desafio profissional de administração: gestão da qualidade, administração de materiais e logística, pesquisa operacional, jogos de empresas e estratégica e dinâmica competitiva. Valinhos: Anhanguera 
Educacional, 2017. 10 p. Disponível em: <http://anhanguera.com/home/>. Acesso em: 01 agosto. 2017.

Continue navegando