Buscar

Discussão sobre autoimagem e transtornos da alimentação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade - Discussão sobre autoimagem e transtornos da alimentação
A) Quais os principais riscos para o desenvolvimento dos transtornos citados (Anorexia nervosa e Bulimia)? 
Anorexia nervosa se autoavalia com excesso de peso ideal (preocupação em não ganhar peso). Exercícios físicos exagerados, uso indevido de laxante, entre outros. Pessoas diagnosticadas com bulimia comem em grandes quantidades. Uso de laxantes e diuréticos, vômitos forçados, jejum, está na rotina de quem é portador desse transtorno alimentar. Isso costuma ocorrer em segredo pois o sentimento de vergonha e desprazer está no comportamento do bulímico. Os distúrbios alimentares são comuns na adolescência e na fase adulta, eles estão relacionados a uma série de consequências psicológicas, como ansiedade e pressões sociais para o chamado ‘corpo perfeito’. 
B) Como esses riscos podem ser prevenidos? Ex: que tipo de intervenções.
A transição para a adultez gera incertezas e medos no adolescente. Ele não está preparado para dar adeus a sua imagem infantil e encarar o seu corpo como o de um adulto. Portanto, é importante que os pais (pessoas nas quais o adolescente se enxerga) o ajudem nessa fase, conversando sobre as mudanças de forma respeitosa sem fazer piadas ou comentários depreciativos acerca da imagem corporal de seu filho. Tendo essa base e sendo reassegurado como ser, a chance de desenvolver algum transtorno alimentar diminui. 
C) Comente sobre o espetacular na imagem corporal adolescente. 
O adolescente passa por grandes transformações físicas, emocionais e sociais, nessa fase da vida que diversas características como desenvolvimento da identidade sexual. A elaboração da imagem corporal e a satisfação com o corpo também sofre influências variadas da sociedade em geral, predispondo a distorções da percepção corporal.

Outros materiais