Buscar

Rescisão Contratual e Suas Implicações (1)

Prévia do material em texto

Nome: Andressa da silva almeida RA: 200095
Rescisão Contratual e Suas Implicações -está 
prevista no artigo 477da CLT
Conceito: A rescisão contratual é o encerramento da relação trabalhista, e esta iniciativa acontece através do empregador como do empregado. Importante frisar, que em maioria das vezes realiza o cancelamento do contrato quando existe o descumprimento de alguma cláusula que as partes violaram. Porém para que a rescisão seja atingida deve ser solicitada desde que, esteja de acordo com a Lei de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Rescisão trabalhista com FGTS
· Quando a iniciativa do desligamento parte do empregador, existe uma multa de 50% sobre o saldo em que o empregado tem em seu FGTS. 
· Esse valor 40% vai para o empregado desligado e 10% para o governo (caso o desligamento seja por justa causa a multa não se aplica). 
· Os recebimentos de saldo de salário, aviso prévio (trabalhado ou indenizado) e décimo terceiro proporcional são usados como base para um depósito de FGTS.
Aviso Prévio Trabalhado
· Neste caso, o funcionário é avisado com 30 dias de antecedência que será demitido e trabalha estes 30 dias na empresa até a data da rescisão trabalhista (último dia trabalhado), recebendo seus vencimentos e descontos do último mês trabalhado normalmente. Quando se cumpre o aviso prévio trabalhado, o funcionário terá direito à redução de 2 (duas) horas diárias de seu horário normal de trabalho
Aviso prévio indenizado
Este acontece quando o funcionário é demitido de forma imediata, ou seja, já não deve mais comparecer ao trabalho a partir do dia seguinte.
Nesse caso, a empresa deve pagar todos os vencimentos com os descontos de um mês indenizado, como se ele tivesse trabalhado por mais 30 dias.
A doutrina trabalhista adota também essa forma de classificação e extinção do contrato de trabalho
A) Demissão Sem justa causa: Acontece quando o empregador se sente insatisfeito com o desempenho do empregado na empresa realiza-se o desligamento do empregado, ainda que quando não houve violação em sua obrigação e de seus deveres.
São direitos do trabalhador: 
· saldo de Salário acrescido das horas extras,
· aviso prévio 
· valor das férias proporcional 1/3
· férias vencidas adicional 1/3
· 13º salário proporcional 
· Guia para saque FGTS
· 40% multa sobre fundo de garantia
B) Demissão com justa causa: Acontece quando o empregado cometeu falhas graves na empresa, concede a quebra de contrato. Por isso a empresa não tem obrigação de reparar o erro do empregado 
artigo 482 da CLT, descreve alguns motivos que podem levar a demissão por justa causa: 
· Improbidade: toda ação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança.
Ex.: furto, adulteração de documentos pessoais ou pertencentes ao empregador, etc.
· Incontinência
Ocorre quando o empregado comete ofensa ao pudor, pornografia ou obscenidade, desrespeito aos colegas de trabalho e à empresa.
· Negociação Habitual
Ocorre justa causa se o empregado, sem autorização expressa do empregador, por escrito ou verbalmente, exerce, de forma habitual, atividade concorrente, explorando o mesmo ramo de negócio, ou exerce outra atividade que, embora não concorrente, prejudique o exercício de sua função na empresa
· condenação Criminal
O despedimento do empregado justificadamente é viável pela impossibilidade material de subsistência do vínculo empregatício, uma vez que, cumprindo pena criminal, o empregado não poderá exercer atividade na empresa.
· Desídia
A desídia é o tipo de falta grave que, na maioria das vezes, consiste na repetição de pequenas faltas leves, que se vão acumulando até culminar na dispensa do empregado.
· Atos atentatórios contra a segurança nacional: desde que apurados pelas autoridades administrativas, é motivo justificado para a rescisão trabalhista.
 art. 508 da CLT, que previa a possibilidade de justa causa para o bancário pelo inadimplemento de obrigação (dívidas) no vencimento, foi revogado pela Lei 12.347/2010.
Portanto, a falta de pagamento de dívidas por parte do empregado, ainda que de forma habitual, não enseja motivo de desligamento por justa causa.
Para os Ferroviários também constitui falta grave, quando se negarem a realizar trabalho extraordinário, nos casos de urgência ou de acidentes, capazes de afetar a segurança ou regularidade do serviço.
· Jogo de azar: aquele em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente de sorte.
Para que o jogo de azar constitua justa causa, é imprescindível que o jogador tenha intuito de lucro, de ganhar um bem economicamente apreciável.
· Lesões à Honra e à Boa Fama: 
gestos ou palavras que importem em expor outrem ao desprezo de terceiros ou por qualquer meio o magoar em sua dignidade pessoal.
· Embriaguez Habitual ou em Serviço
Só haverá embriaguez habitual quando o trabalhador substituir a normalidade pela anormalidade, tornando-se um alcoólatra, patológico ou não.
· ofensas físicas
constituem falta grave quando têm relação com o vínculo empregatício, praticadas em serviço ou contra superiores hierárquicos, mesmo fora da empresa.
· Abandono de Emprego
 falta injustificada ao serviço por mais de trinta dias faz presumir o abandono de emprego, conforme entendimento jurisprudencial
Por exemplo, o empregado é surpreendido trabalhando em outra empresa durante o período em que deveria estar prestando serviços na primeira empresa.
· retira do trabalhador alguns direitos:
· Férias vencidas com adicional de 1/3;
· Saldo de salário 
C)Pedido de demissão:
O trabalhador recebe apenas parte dos direitos quando surge dele a vontade de rescindir o contrato.
· Saldo de Salário
· 13º salário proporcional 
· Férias proporcionais e vencidas com adicional de 1/3
 
D) Acordo entre as partes 
O trabalhador e a empresa não possuem mais interesse na manutenção do contrato 
· Saldo de salário 
· 1/3 aviso prévio 
· 20% multa sobre FGTS, com movimentação do saldo conta do fundo de garantia limitada a 80% do valor constante 
· Férias vencidas com adicional de 1/3
· 13 salário proporcional 
2

Continue navegando