Buscar

Administração de Recursos Humanos e Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AULA 01
1) Conceitue ARH – Administração de Recursos Humanos; 
R: ARH é a administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todos os recursos humanos presente numa empresa. ARH são pessoas que estão em um sistema organizacional para um fim.
2) Caracterize pelo menos 02 objetivos da administração de recursos humanos. 
R:
- Criar valor para organização mediante politicas fortes de recursos humanos. 
- Desenvolver planejamento de carreira.
3) A Administração de Recursos Humanos pode ser vista como um SUBSISTEMA. O que quer dizer essa afirmação? Justifique. 
R: Refere que a ARH pode ser considerada como um subsistema, pois, é um sistema organizacional com suas funções bem definidas. Na qual a administração deixa de ser um setor, para ser um conjunto de atividades para o melhor funcionamento organizacional.
4) Faça uma comparação entre a visão tradicional e a visão Inovadora da ARH; Comente sobre as observações citadas. Veja que na aula há um quadro com essas comparações; 
R: A visão tradicional compreende-se em uma ARH como um setor, uma estrutura de controle e intra-orientada para os interesses organizacionais e responsável pela execução de atividades tradicionais. A visão inovadora da ARH refere-se como uma função de orientação aos gerentes, pelo planejamento, pela aplicação, pelo desenvolvimento e pela efetivação das politicas de recursos humanos. 
ATIVIDADE AULA 02
1) Liste 03 políticas de Recursos Humanos, diga sua importância para alcance de resultados organizacionais; 
R: - Política de recrutamento e seleção; Políticas de admissão e demissão; Políticas de salário e benefícios. 
Para as políticas de Rh deve definir um padrão de comportamento de todos os colaboradores de uma empresa e, desta forma, assegurar um tratamento igualitário entre os integrantes. Sendo assim, as políticas de recursos humanos têm o papel de esclarecer a todos qual é a conduta ideal em cada uma das situações elencadas pela gestão. Além de facilitar o entendimento dos colaboradores, o manual de conduta exerce uma função estratégica para a equipe de RH, na gestão de pessoal. 
2) Conceitue Liderança; 
R: Liderança é o papel do líder ou do Administrador de influenciar positivamente pessoas para realizar resultados esperados pela organização. A liderança deve ser exercida com respeito à diversidade, aos valores, aos desejos e à motivação das pessoas.
3. Quais características são necessárias para que um bom líder seja reconhecido dentro e fora do ambiente organizacional? Caracterize-as; 
R: Empenho: é o conjunto de características que reflete o alto nível de esforço para a realização de uma tarefa e para influenciar pessoas. O empenho inclui a necessidade de realização. Requer persistência, dedicação, motivação, iniciativa, energia e tenacidade para resolver as coisas.
Motivação de liderança: é o desejo de liderar. É o querer. É a necessidade de realizar-se como líder e de exercer a liderança. O grau de motivação depende de cada gerente. 
Integridade: é a correspondência entre o que se faz e o que se fala ou promete. Está vinculada a honestidade e credibilidade percebida pelos liderados. A credibilidade é importante para o líder se posicionar diante de seus liderados.
Autoconfiança: permite ao líder superar os obstáculos. Ter confiança no que faz e que certeza de que conseguirá o que deseja. A autoconfiança é muito importante e também necessária ao líder, pois o papel do líder é desafiador e as contrariedades e os problemas diante dos liderados são inevitáveis. É necessário que o líder persista.
Conhecimento do negócio: líderes eficazes e de alto nível conhecem o negócio. São especialistas e também generalistas. São inteligentes e capazes. Se assim não for, perderá a credibilidade. Tempos atrás se respeitava o gerente pela sua capacidade técnica e não pelas suas características pessoais.
Ética: a ética é o conjunto de valores. É uma norma de conduta moral (grifo do autor), necessária a qualquer gerente�líder ou a qualquer profissional à frete de seu negócio ou de suas funções. A Ética possibilita a isenção e a eqüidade no lidar e no trato com as pessoas e também com os liderados. O líder ético respeita a natureza das pessoas, as limitações, a diversidade e os valores pessoas.
Responsabilidade social: os grandes líderes e empreendedores no século XXI estão sendo avaliados e respeitas pela capacidade de respeitar as pessoas e também o ambiente. Criar estratégias e alternativas para preservar a natureza, ou seja, o ambiente onde os liderados vivem com as suas famílias tornou-se um aspecto necessário ao líder.
Respeito às limitações e à diversidade: o respeito é uma atitude que o líder exerce sobre o seu liderado de maneira que não ultrapassa os direitos do próximo. A diversidade quanto ao trabalho da mulher, do negro, do menor, do estrangeiro e das minorias no ambiente organizacional não podem ser fatores de preconceito ou discriminação. O líder nota 10 é aquele que consegue lidar com as diferenças.
Honestidade: honestidade é uma atitude e depende de traços de personalidade, do meio e da formação de valores de cada pessoa. Caracteriza-se pelas atitudes de respeito e ética, e em manter e realizar o que foi combinado com o liderado.
Comportamento orientado para tarefas. Exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas pelas pessoas. É o esforço do líder para garantir que a unidade de trabalho ou a organização atinjam seus esforços.
Comportamento orientado para a manutenção do grupo: os líderes agem para garantir a satisfação do grupo a fim de desenvolver e manter relações harmoniosas de trabalho e preservar a estabilidade social de seus membros.
Comportamento orientado para a participação de liderados (pessoas) nas decisões: é toda atitude e todo esforço para envolver as pessoas nas decisões tomadas pelo líder. Esse esforço pode se dar mediante ações de emporwerment (repartir o poder dentro da empresa).
4. Caracterize Fontes de poder de Liderança e Fontes de Poder Pessoal; 
R: - Fontes de poder de liderança
Poder de recompensa: é a capacidade de influenciar pessoas ou conseguir com que as coisas ou as tarefas sejam realizadas mediante a promessa de recompensa que atenda as expectativas e as necessidades das pessoas. A atração é dada pelo poder da recompensa financeira.
Poder coercitivo: é a capacidade de influenciar através da punição, da ameaça, das normas e regulamentos.
Poder legítimo: é a capacidade de influenciar pessoas e conseguir resultados através da autoridade concedida pelo cargo ocupado na organização.
- Fontes de poder pessoal
Poder de especialidade: segundo Schermerhorn (1999),o poder de especialidade “é a habilidade para influenciar através de conhecimentos especiais. É a capacidade de alguém influenciar o comportamento de outras pessoas com base no seu conhecimento, compreensão e habilidades. A especialidade deriva da posse de conhecimento, ou informação técnica pertinente à questão em discussão. Ele é desenvolvido com a obtenção de habilidades ou competências relevantes ou pela obtenção de uma posição central nas redes de informação relevantes”.
Poder de referência: segundo Schermerhorn (1999), o poder de referência “é a habilidade de influenciar através da identificação. É a capacidade que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outras pessoas porque elas a admiram e querem se identificar positivamente com ela. O respeito é um poder derivado do carisma ou da atração interpessoal. É desenvolvido e mantido através de boas relações interpessoais que estimulam a admiração e o respeito dos outros”.
BOM TRABALHO!

Outros materiais