Buscar

Atividade 1 Desafios Contemporâneos

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Desafios Contemporâneos 
Luísa Oliveira de Almeida
Nossa sociedade tem enraizada varias formas de preconceito seja racial como acontece com negros e indígenas, de gênero com as mulheres ou a homofobia com a comunidade LGBTQIA+, por anos manifestações tem ocorrido para protestar contra este tipo de preconceito como, por exemplo, a parada gay ou o movimento sufragista. A internet foi um grande fator que deu mais visibilidade a estes tipos de movimentos dando a oportunidade dessas pessoas se expressarem e serem ouvidas.
Ainda vemos casos acontecendo como foi com o caso de George Floyd que foi assassinado ao ter seu pescoço pressionado pelo joelho do policial por 9 minutos e 29 segundos, esse caso de racismo e violência policial foi filmado e postado na internet onde rodou o mundo e iniciou o movimento Black Lives Matter.
O movimento sufragista foi importante para as mulheres terem os direitos que tem hoje, foi o primeiro movimento feminista lutando contra o sexismo e a favor da igualdade de gênero. A Lei Maria da Penha também foi uma conquista feminista onde pune aqueles que fazem uso da violência contra mulheres. Maria da Penha foi quase morta duas vezes por seu marido e por conta das diversas violências acabou ficando paraplégica, seu marido foi preso por somente dois anos e depois solto, essa história chegou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e foi considerada, pela primeira vez na história, um crime de violência doméstica.
A comunidade LGBTQIA+ sofre muito com a violência e o preconceito, dados apontam que cada 19 horas uma pessoa LGBT é morta no país e cada 26 horas uma pessoa Trans é assassinada. A expectativa de vida dessas pessoas é de 35 anos. 
Para combater essas formas de preconceito deve se implementar leis com punições mais rígidas para este tipo de crime e mais campanhas de apoio a minorias, além de dar uma atenção maior na área da educação pois é a partir da educação que se combate este tipo de pensamento.
Bibliografia
REDAÇÃO. Dia Internacional contra a LGBTfobia: mortes foram subnotificadas no último ano. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2021/05/17/dia-internacional-contra-a-lgbtfobia-mortes-foram-subnotificadas-no-ultimo-ano>. Acesso em: 28 nov. 2021.
‌FLOYD, G. George Floyd: um ano depois, EUA relembram assassinato que desencadeou protestos pelo mundo. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/25/george-floyd-um-ano-depois-eua-relembram-assassinato-que-desencadeou-protestos-pelo-mundo.ghtml>. Acesso em: 28 nov. 2021.
‌PORFÍRIO, F. Movimento sufragista: o que foi, história, atuação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/politica/sufragio-feminino.htm>. Acesso em: 28 nov. 2021.
‌CONTRIBUIDORES DOS PROJETOS DA WIKIMEDIA. ativista dos direitos das mulheres. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_da_Penha>. Acesso em: 29 nov. 2021.
‌

Continue navegando