Buscar

trabalho descritivo tcc e obras de terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TCC I
A construção civil por se tratar de um setor que cria muitos empregos se torna o setor onde se tem mas casos de acidentes de trabalho. Dentro de um canteiro de obras pode-se encontrar inúmeras situações que coloque em riscos seus trabalhadores. Visando minimizar esse índice a engenharia em segurança do trabalho tem a missão reduzir ou até mesmo neutralizar os acidentes de trabalho. Os profissionais da área de segurança do trabalho têm dificuldades para implementar ações educativas, pois com o uso adequado dos EPIs pode-se reduzir os acidentes de trabalho. O engenheiro de segurança do trabalho t~em um papel muito importante dentro da construção civil, pois estudar as normas regulamentadoras e implementa medidas educativas e elabora programas e gerencia os procedimentos de segurança (SANTOS, 2017).
Obras de Terra
A construção de uma barragem é de suma importância para o progresso da vida. Para construí uma barragem tem-se que levar em conta vários aspectos relacionados à segurança da estrutura bem como os custos, fatores sociais, ambientais, hidrológicos para ver a viabilização do projeto. Em muitos casos, uma barragem é construída para atender demandas de abastecimento de água de uma certa cidade. A barragem de terra basicamente é construída com a compactação da mesma terra do local onde vai ser construído a barragem, formando um maciço, em um local estratégico, geralmente transversal a um curso d’água, perene, intermitente, ou fenômeno, para permitir o represamento (represas) ou acúmulo (açudes) de um volume de água. Como falado anteriormente tem-se que fazer um estudo hidrológico da bacia que vai abastecer a barragem, com isso pode-se determinar a vazão máxima de cheia e o volume de armazenamento necessário a regularização da vazão. Já os estudos hidráulicos são utilizados principalmente no dimensionamento de sistemas de extravasor, desaneradore da tomada de água (LIMA; PEREIRA FILHO, LIMA,2020) (LIMA, Caroline Oliveira. PEREIRA FILHO, Joilson Jonas Caires. LIMA, Lívia Ramos. Estudo de construção de barragem no Rio do Algodão para abastecimento em São Desidério- BA. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 25, pp. 117-148. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959)
Na extração mineral é necessário a construção de barragens para depósito de resíduos e água provenientes de beneficiamento do mineral.

Outros materiais