Buscar

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR (Teórica e Prática)

Prévia do material em texto

Avaliação: A3
Data: 22 de Abril de 2022 - 08:00 Finalizado
Local: Sala 2 - TJ - Prova On-line / Andar / Polo Tijuca / POLO UVA TIJUC
Correto	Incorreto	Anulada	Discursiva	Objetiva	Total: 8,00/10,00
	
1
	Código: 37936 - Enunciado: A necessidade de comunicação entre os homens propiciou o desenvolvimento de diversas linguagens, verbais e não verbais. Os signos não verbais podem ser classificados como imagens, índices, ícones e símbolos. Alguns desses signos não verbais consolidaram-se, podendo ser compreendidos por diversas comunidades de falantes e interpretadas como uma mensagem única. O gesto representado na figura a seguir reproduzida é visto em diversos ambientes. Em hospitais, imagens como essas são muito utilizadas, sendo associadas à ideia de silêncio.Após analisar a imagem e considerar a classificação e a função dos signos não verbais, pode-se afirmar que:
a) Esse signo é um ícone, porque é compreendido universalmente como uma proibição de uso de celulares.
b) Esse signo é um símbolo, porque está associado a uma ideia abstrata, que é a comunicação.
c) Esse signo é apenas uma imagem, porque nem todas as pessoas utilizam aparelhos celulares.
d) Esse signo é um índice, porque antecipa o momento em que a comunicação será permitida.
e) Essa imagem é apenas um signo não verbal, pois nem todas as pessoas o compreendem.
Alternativa marcada:
a) Esse signo é um ícone, porque é compreendido universalmente como uma proibição de uso de celulares.
Justificativa: Resposta correta: Esse signo é um ícone, porque é compreendido universalmente como proibição do uso de celulares.Com o surgimento de novas tecnologias de comunicação, os aparelhos celulares substituíram os aparelhos de telefonia fixos. Por serem móveis, essas ferramentas de comunicação possibilitam sua utilização em diversos ambientes. Sendo assim, houve a necessidade de se estabelecer um ícone, ou seja, um signo não verbal, para proibir seu uso em locais impróprios para a comunicação oral. Distratores:Esse signo é um símbolo, porque está associado a uma ideia abstrata, que é a comunicação. Errada. De fato, os símbolos são signos não verbais associados a ideias abstratas. No entanto, o signo não verbal que representa a proibição do uso de aparelhos celulares está associado a uma ação concreta, que é a não utilização do objeto em local sinalizado.Esse signo é um índice, porque antecipa o momento em que a comunicação será permitida. Errada. O signo apresentado não é um índice, sua função não é indicar que todos que portam um aparelho celular podem utilizá-lo, quando indicado. Nesse caso, o signo não verbal apresenta uma proibição e não uma permissão.Esse signo é apenas uma imagem, porque nem todas as pessoas utilizam aparelhos celulares. Errada. As imagens são representações visuais que podem ser substituídas por signos coerentes, conforme o entendimento do receptor. Portanto, elas não são signos não verbais convencionados. Essa imagem é apenas um signo não verbal, pois nem todas as pessoas o compreendem. Errada. Essa imagem é convencionada, portanto, todas as pessoas de uma determinada comunidade podem compreendê-la. Além disso, os signos não verbais convencionados não estão condicionados ao entendimento de todas as pessoas, sem exceção.
	
1,00/ 1,00
	
2
	
	
0,50/ 0,50
Código: 28818 - Enunciado: A língua é o principal instrumento de comunicação humana. Dessa forma, os indivíduos mantêm interação comunicando suas ideias, convicções e interesses. Assim, pela língua, os interlocutores influenciam-se mutuamente, o que promove transformações sociais. A evolução do pensamento humano, portanto, registra-se pela língua que é compartilhada pela comunidade de falantes. Portanto, novos modos de falar e novas formas de expressão linguística são assumidos pelos indivíduos que se inserem na mesma
sociedade. Considerando essa afirmação, pode-se inferir que:
a) Entende-se por língua o conjunto de normas previstas pela gramática, que devem ser compreendidas e adotadas pelos falantes.
b) O conceito de língua está associado à norma culta; assim, a norma coloquial faz parte do conjunto de expressões que compõem a linguagem.
c) A língua sofre variações de acordo com o espaço geográfico, o tempo histórico e as condições socioculturais em que se inserem os falantes.
d) Por ser o principal instrumento de comunicação humana, a língua obedece a normas gramaticais fixas e, assim, não sofre variações.
e) As variações linguísticas utilizadas por determinados falantes não podem ser consideradas como língua, por não atenderem às normas gramaticais.
Alternativa marcada:
c) A língua sofre variações de acordo com o espaço geográfico, o tempo histórico e as condições socioculturais em que se inserem os falantes.
Justificativa: Resposta correta: A língua sofre variações de acordo com o espaço geográfico, o tempo histórico e as condições socioculturais em que se inserem os falantes. Entende-se por língua um sistema linguístico adotado por uma comunidade de falantes para manter comunicação. No entanto, a evolução do pensamento, dos hábitos e dos comportamentos exige que os falantes moldem a língua às novas realidades que compartilham. Assim, apesar de ser um sistema linguístico, a língua sofre variações para atender às transformações sociais e às características dos falantes e para adequar-se à situação comunicativa. Distratores:Por ser o principal instrumento de comunicação humana, a língua obedece a normas gramaticais fixas e, assim, não sofre variações. Errada. A língua evolui ou sofre transformações para se adaptar ao falante e ao contexto da situação comunicativa. Assim, sofre variações conforme a evolução humana e social.Entende-se por língua o conjunto de normas previstas pela gramática, que
devem ser compreendidas e adotadas pelos falantes. Errada. A gramática não estabelece normas para a língua. As normas gramaticais descrevem a modalidade culta da língua. Além disso, os falantes podem se comunicar na mesma língua, ainda que não dominem as normas gramaticais, pois a aquisição da linguagem dá-se pela convivência social.O conceito de língua está associado à norma culta; assim, a norma coloquial faz parte do conjunto de expressões que compõem
a linguagem. Errada. A norma culta é uma das modalidades da língua, mas não a define, tendo em vista que a língua também se faz representar pela norma coloquial. Portanto, a língua é única, mas possui diferentes modalidades utilizadas pelos falantes.As variações linguísticas utilizadas por determinados falantes não podem ser consideradas como língua, por não atenderem às normas gramaticais. Errada. As variações linguísticas não alteram significativamente o sistema linguístico. Assim, apesar de haver variações apresentadas pelos falantes, a língua mantém a sua unidade.
3 Código: 37941 - Enunciado: Uma das manifestações da cultura popular brasileira é a literatura de cordel, um gênero literário e textual impresso e divulgado em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura (desenho feito à mão em madeira, sobre o qual é colocada tinta para impressão da imagem) e expostos em cordões (“cordéis”) para comercialização.	(Fonte:
<https://clubedolivrodesatolep.wordpress.com>. Acesso em: 15 mar. 2018.)
(Fonte: <https://pt.slideshare.net/>. Acesso em: 15 mar. 2018.) Após analisar a imagem e realizar a leitura do texto, marque a alternativa que sintetiza corretamente o gênero textual cordel como manifestação cultural.
0,50/ 0,50
a) A literatura de cordel representa um gênero textual exclusivo da Região Nordeste, onde é produzida, porque seus temas não são de interesse nacional.
b) Por ser representante de classes populares nordestinas, a literatura de cordel representa um gênero textual que não pode ser utilizado em outras regiões do país.
c) Devido à produção de folhetos em computador, o gênero textual “literatura de cordel” perdeu sua originalidade e não representa mais a cultura do Nordeste brasileiro.
d) A literatura de cordel é um gênero textual ultrapassado devido às técnicas de produção e, assim, não representa mais a cultura nordestina.e) Por ter mantido a mesma temática e técnicas de produção, a literatura de cordel é considerada um gênero textual relacionado a uma cultura específica do Nordeste brasileiro.
Alternativa marcada:
e) Por ter mantido a mesma temática e técnicas de produção, a literatura de cordel é considerada um gênero textual relacionado a uma cultura específica do Nordeste brasileiro.
Justificativa: Resposta correta: Por ter mantido a mesma temática e técnicas de produção, a literatura de cordel é considerada um gênero textual relacionado a uma cultura específica do Nordeste brasileiro. As técnicas de produção do cordel, a temática que revela fatos do cotidiano e a linguagem popular identificam a literatura de cordel como um gênero textual característico da Região Nordeste. Distratores:A literatura de cordel representa um gênero textual exclusivo da Região Nordeste, onde é produzida, porque seus temas não são de interesse nacional. Errada. O cordel é um gênero textual característico da Região Nordeste do Brasil, por representar o cotidiano e a linguagem do local, mas pode ser produzida em outras regiões e seus temas são de interesse nacional.Devido à produção de folhetos em computador, o gênero textual “literatura de cordel” perdeu sua originalidade e não representa mais a cultura do Nordeste brasileiro. Errada. A produção de folhetos em computador não descaracteriza a literatura de cordel como expressão típica da região Nordeste, desde que seu estilo e estética sejam mantidos.Por ser representante de classes populares nordestinas, a literatura de cordel representa um gênero textual que não pode ser utilizado em outras regiões do país. Errada. A literatura de cordel representa um gênero textual que pode ser utilizado em qualquer região.A literatura de cordel é um gênero textual ultrapassado devido às técnicas de produção e, assim, não representa mais a cultura nordestina. Errada. A literatura de cordel mantém sua tradição seja na temática e na linguagem utilizadas, seja nas técnicas de produção, de modo garantir a manutenção do gênero textual cordel.
4 Código: 26961 - Enunciado: Ler é mais do que apenas decifrar signos linguísticos, estabelecendo uma relação entre a representação gráfica e a palavra que ela representa. A atividade de leitura é decorrente da interação entre o leitor e o texto, pela qual se atribuem novos sentidos às palavras a partir de conhecimentos prévios adquiridos por quem lê. Assim, todo autor permite que o leitor, durante a leitura, proponha novas significados às palavras. Diante do exposto, pode-se afirmar que:
a) Todo texto é incompleto, devendo ser completado pelo leitor.
b) Os sentidos das palavras são definidos pelo leitor, e não pelo autor.
c) Os conhecimentos prévios do leitor descontextualizam o texto.
d) O contexto de um texto é previsto pelo leitor, e não pelo autor.
e) A interação entre o leitor e o texto transforma o leitor em autor.
Alternativa marcada:
a) Todo texto é incompleto, devendo ser completado pelo leitor.
Justificativa: Resposta correta: Todo texto é incompleto, devendo ser completado pelo leitor.Ao ler, o leitor aciona diversos conhecimentos prévios advindos de sua própria experiência (conhecimento de mundo) e de sua competência linguística (capacidade de uso da língua).
Assim, ao ler um texto, o leitor é capaz de estabelecer novas relações entre o que está escrito e a realidade e, ainda, de atribuir sentidos às palavras que não foram apresentados no texto. Por
1,00/ 1,00
esse motivo, afirma-se que todo texto é incompleto, devendo ser completado pelo leitor no ato da leitura. Distratores:O contexto de um texto é previsto pelo leitor, e não pelo autor. Errada. O leitor deve atribuir novos sentidos ao texto, a partir de seus conhecimentos prévios. No entanto, o contexto estabelecido pelo autor tem de ser respeitado, a fim de que o leitor não altere a proposta autoral e não elabore interpretações equivocadas.Os sentidos das palavras são definidos pelo leitor, e não pelo autor. Errada. Os sentidos das palavras são definidos pelo autor. Cabe ao leitor ampliar os sentidos estabelecidos pelo autor, respeitando o contexto proposto, a fim de ampliar o texto. Caso modifique o sentido das palavras apresentado no texto, o leitor poderá fazer uma interpretação descontextualizada.Os conhecimentos prévios do leitor descontextualizam o texto. Errada. Os conhecimentos prévios adquiridos pelo leitor e aplicados à leitura possibilitam que sejam feitas novas relações entre o que é apresentado no texto e a realidade. No entanto, essas relações devem obedecer ao contexto proposto pelo autor. Caso contrário, o leitor promoverá desvios no texto que levam a uma interpretação incorreta.A interação entre o leitor e o texto transforma o leitor em autor. Errada. A interação entre o leitor e o texto transforma o leitor em coautor, ou seja, alguém que amplia o texto, contribuindo com novos sentidos, devidamente contextualizados, que enriqueçam a escritura autoral. No entanto, a figura do autor como elemento textual deve ser respeitada.
5 Código: 28726 - Enunciado: As ideologias podem ser mantidas ou modificadas pela linguagem. Certos valores, concepções e crenças se mantêm ao longo dos anos em nossa sociedade. Por outro lado, as transformações sociais promovem mudanças ideológicas que se refletem no comportamento humano. Dessa forma, o estudo das ideologias sociais deve ser associado ao estudo da linguagem, em suas diversas manifestações. Deve-se compreender que o indivíduo adota ideologias para nortear a sua própria vida. No entanto, as concepções individuais nem sempre representam a coletividade. Portanto, a manifestação de um pensamento deve ser analisada, a fim de que seja identificado se o emissor da mensagem expressou uma opinião ou uma ideologia. Considerando essa reflexão, marque a alternativa que evidencia corretamente a citação que relaciona a linguagem com a ideologia.
a) “Creio que uma forma de felicidade é a leitura.” (Jorge Luis Borges).
b) “Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.” (Charles Chaplin).
c) “Se eu fosse acreditar mesmo em tudo, ficaria louco.” (Mário Quintana).
d) “A humanidade precisa de sonhos para suportar a miséria.” (Oscar Niemeyer).
e) “Não sei aonde vou, mas já estou a caminho.” (Carl Sandburg).
Alternativa marcada:
a) “Creio que uma forma de felicidade é a leitura.” (Jorge Luis Borges).
Justificativa: Resposta correta: “A humanidade precisa de sonhos para suportar a
miséria.” (Oscar Niemeyer).Na frase do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, podemos selecionar a palavra “humanidade”, a qual indica que há uma referência à coletividade. Dessa forma, o autor da frase expressa uma ideologia pela qual os “sonhos” são necessários para que o ser humano suporte as mazelas sociais. Distratores:“Se eu fosse acreditar mesmo em tudo o que penso, ficaria louco.” (Mário Quintana). Errada. Nessa frase, identifica-se a utilização da primeira pessoa do singular (“eu”), o que garante ao receptor a interpretação de que o autor faz uma referência à sua subjetividade. Sendo assim, o receptor da mensagem não identifica uma ideologia
social.	“Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.”	(Charles Chaplin). Errada. A frase apresenta uma concepção filosófica sobre o tempo que advém de uma reflexão pessoal. Dessa forma, o emissor da mensagem registra sua opinião sobre a relação entre o tempo e a existência.	“Não sei aonde vou, mas já estou a caminho.”	(Carl Sandburg). Errada. A frase apresenta uma concepção de caráter individual, considerando-se que o emissor da mensagem utiliza a primeira pessoa do singular e os verbos selecionados representam uma situação individual.	“Creio que uma forma de felicidade é a leitura.”		(Jorge Luis Borges). Errada. A frase faz um elogio à leitura, associando-a ao estado de felicidade. Essa é uma opinião do autor, o qual transmite uma ideia que tem o objetivo de influenciar o seu ouvinte a buscar o prazer da leitura.
0,00/ 1,50
No entanto, não se trata de uma ideologia social, considerando-se que o estado de felicidade é individual.6 Código: 28824 - Enunciado: Um texto informativo pode ser transformado em um texto literário. Essa relação entre diferentes gêneros textuais ocorre quando um texto é retomado, mantendo-se o seu conteúdo, mas modificando-se sua estrutura e sua finalidade. Muitos textos informativos, especialmente os pertencentes ao gênero "notícia", são transformados por poetas e compositores em textos literários. Sendo assim, leia os textos a seguir: Texto 1: “Um dos casos mais notórios da biografia de Stephen Fry é o episódio do seu desaparecimento em 1995. Ele atuava na peça		Cell Mates, de Simon Gray — que conta a história de George Blake, um espião condenado a 42 anos de prisão por trabalhar para os russos — quando, após ler uma crítica negativa no jornal		Financial Times, teve uma crise bipolar e resolveu não mais participar da peça. Em seu documentário para a BBC2,	The Secret Life of the Manic Depressive (2006), Stephen conta o episódio.”(Fonte: <http://marianallcarneiro.blogspot.com.br/2010/12/por-onde- andara-stephen-fry.html (http://marianallcarneiro.blogspot.com.br/2010/12/por-onde-andara- stephen-fry.html)>.) Texto 2: Stephen Fry (Zeca Baleiro)	Por onde andará Stephen Fry?	Por onde andará Stephen?	Ninguém sabe do seu paradeiro	Ninguém sabe	Pra onde ele foi		Pra onde ele vai...	[...](Fonte: <https://www.letras.mus.br/zeca-baleiro/49389/>.) Após
análise dos textos, pode-se inferir que:
a) O texto 1 é informativo e foi utilizado para a elaboração do texto 2, que apresentou a informação principal em linguagem literária.
b) O texto 2 é literário e não corresponde ao texto 1, pois Zeca Baleiro não utiliza todas as informações do primeiro texto em sua composição.
c) O texto 2 apresenta uma informação e, desse modo, embora a linguagem utilizada seja subjetiva, não se caracteriza como texto literário.
d) O texto 2 não manteve correspondência com o texto 1 devido ao fato de, por ser literário, omitir muitas informações presentes no texto 1.
e) O texto 1 é literário, pois faz referência a um ator e a uma peça de teatro, portanto, o assunto do texto é a arte e sua linguagem específica.
Alternativa marcada:
a) O texto 1 é informativo e foi utilizado para a elaboração do texto 2, que apresentou a informação principal em linguagem literária.
Justificativa: Resposta correta:	O texto 1 é informativo e foi utilizado para a elaboração do texto 2, que apresentou a informação principal em linguagem literária. O texto 1 é informativo, pois apresenta dados reais em linguagem objetiva. A informação principal — o desaparecimento do ator Stephen Fry — foi utilizada pelo compositor Zeca Baleiro para criação de um texto em linguagem subjetiva, o que o caracteriza como texto literário. Distratores:	O texto 1 é literário, pois faz referência a um ator e a uma peça de teatro, portanto, o assunto do texto é a arte e sua linguagem específica. Errada. O texto 1 apresenta linguagem objetiva, portanto, é informativo. O fato de o texto 1 referir-se a um ator e a uma peça de teatro não o transforma em texto
literário.	O texto 2 é literário e não corresponde ao texto 1, pois Zeca Baleiro não utiliza todas as informações do primeiro texto em sua composição. Errada. Ao transformar um texto informativo em texto literário, um autor não precisa utilizar todas as informações contidas no texto original; ele apenas seleciona, subjetivamente, a informação que deseja evidenciar.	O texto 2 apresenta uma informação e, dessa forma, embora a linguagem utilizada seja subjetiva, não se caracteriza como texto literário. Errada. O que caracteriza um texto literário é a sua linguagem subjetiva, e não o tema apresentado.O texto 2 não manteve correspondência com o texto 1 devido ao fato de, por ser literário, omitir muitas informações presentes no texto 1.	Errada. Textos literários podem ser elaborados a partir de uma informação, como já o fizeram diversos escritores,
como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. O que identifica um texto literário é a linguagem subjetiva utilizada.
1,50/ 1,50
7 Código: 36497 - Enunciado: Um mesmo tema pode ser apresentado em linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem mista (verbal e não verbal). Essa escolha depende da proposta do autor, de que público ele pretende alcançar e qual suporte será utilizado. Cabe, portanto, ao leitor interpretar a mensagem a partir da identificação dos recursos expressivos utilizados pelo produtor do texto. Os elementos linguísticos (signos verbais e/ou não verbais) devem ser analisados corretamente, a fim de que o leitor sintetize a mensagem, evidenciando, no texto, o tema e os recursos expressivos que o representam. Observe os textos a seguir. TEXTO 1:Fonte: <http://interagindocomaecologia.blogspot.com.br>.
Acesso em: 14 abr. 2018. TEXTO 2:Fonte: <http://agnelorocha.blogspot.com.br>.
Acesso em: 14 abr. 2018. Diante disso, faça o que se pede nos itens a seguir. Identifique o tema trabalhado pelos textos 1 e 2.Cite, no mínimo, dois elementos linguísticos que compõem cada texto.
Resposta:
O tema trabalhado nos textos 1 e 2 é a escassez da água. No texto 1 isso é mostrado com os "peixes com falta de ar" já que eles usam o oxigênio na água para respirar. O texto usa o elemento não verbal para destacar o desespero dos peixes e do homem, a partir de suas expressões e sinais em volta da cabeça e da mão do homem que indicam movimentos rápidos. Os peixes estão desesperados para respirar e o homem no desespero de tentar ajudar, oferece um tanque de oxigênio que não ajudará na sobrevivência dos peixes, onde aparece um elemento verbal, já que no tanque está escrito OXIGÊNIO.
No texto 2, o tema fica em evidência na parte "Gente de mais. Água de menos.". O autor usa um elemento linguístico verbal como uma sacada entre o "nada" do sentido de não fazer algo que mude alguma coisa e o "nada" conjulgação do verbo nadar. E um não verbal na imagem de uma aquário pequeno demais para a quantidade de peixes ali presentes.
Comentários: Resposta, parcialmente, coerente. Consulte a expectativa de resposta. Justificativa: Expectativa de resposta: Os dois textos abordam o tema “ecologia”, com destaque para a preservação das águas. O primeiro texto é uma charge e foi elaborado como desenho, utilizando a linguagem verbal, representada apenas pelo signo “oxigênio”, e a linguagem não verbal, representada por um menino que tenta salvar os peixes oferecendo a eles oxigênio para que consigam respirar em meio às águas poluídas. O segundo texto, que é uma campanha publicitária, utiliza tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. Destaca-se, na mensagem, uma relação entre o signo verbal “nada“ e o signo não verbal representado por um aquário pequeno com um número excessivo de peixes. Duas perguntas são dirigidas ao leitor. A palavra
“nada” possui dois sentidos no texto.
1,00/ 1,50
8 Código: 37928 - Enunciado: A estrutura do texto, seu conteúdo, os objetivos a serem alcançados e o suporte textual delimitam a tipologia e o gênero textual. Um texto elaborado conforme as características de uma determinada tipologia ou gênero permite ao leitor identificar mais facilmente os objetivos que ele poderá alcançar. Ao ler um romance, o leitor sabe que ele poderá se emocionar com a história narrada, vivenciando experiências representadas no texto. Se o leitor, no entanto, seleciona um livro didático para leitura, ele certamente pretende adquirir conhecimentos objetivos e específicos. Assim, quando reconhece uma tipologia ou um gênero textual, o leitor antecipa o que irá ler, estabelecendo seus próprios objetivos a serem alcançados com a leitura. (Fonte:
<http://sequenciadidaticadeportugues2014.blogspot.com.br/p/universidade-do-estado- dabahia.html>.) Sabendo-se que o gênero textual evidencia-se pelo suporte e pelo objetivo a ser alcançado com a mensagem, identifique o gênero textual da mensagem da imagem. Justifique sua resposta, considerando os signos verbais e não verbais presentes no texto.
Resposta:
2,50/ 2,50
 (
O genêro textual da mensagem da imagem é um anúncio publicitário de uma marca de
 
achocolatado. Na imagem,temos signos não verbais como o copo de achocolatado
 
aparentemente
 
gelado,
 
já
 
que
 
o
 
copo
 
está
 
"suando"
 
como
 
acontece
 
quando
 
o
 
copo
 
está
 
menos
 
quente
 
que
 
o
 
ambiente
 
em
 
que
 
ele
 
está
 
inserido.
 
Ao
 
fundo
 
temos
 
variações
 
de
 
laranja
 
e
 
amarelo
 
que representam um dia de verão onde o sol aparece sem nuvens na frente. Esse signos não
 
verbais conversam com o signo verbal "Tome geado neste verão". O objetivo é incentivar as
 
pessoas
 
a
 
tomarem
 
o
 
achocolatado,
 
de
 
preferência
 
gelado
 
em
 
contraste
 
ao
 
calor
 
da
 
estação
 
do
 ano,
 
no
 
verão.
Justificativa: 
Expectativa de resposta: O gênero textual é a propaganda, pois a mensagem se
 
destina a vender um determinado produto, com o uso de signos verbais e não verbais. Destaca-se
 
o verbo 'tome', que se dirige ao receptor da mensagem, orientando a sua decisão sobre adquirir o
 
produto. Observa-se, ainda, que o signo 'gelado' opõe-se ao signo 'verão', sugerindo que a bebida
 
é refrescante. O signo não verbal representa um copo da bebida oferecida pela propaganda,
 
servida
 
com
 
um
 
canudo
 
plástico,
 
elemento
 
que
 
sugere
 
o
 
consumo
 
de
 
bebidas
 
geladas.
)

Continue navegando