Buscar

Benefícios da Prática Linguístico-Cultural na Sociedade Globalizada

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Considerando a realidade na qual estamos inseridos e o impacto dos processos de construção de redes mundiais nas práticas linguísticas, de que maneira o sujeito pós-moderno pode se beneficiar da prática linguístico-cultural?
O indivíduo pós-moderno insere-se na história a partir da Segunda Guerra Mundial em uma sociedade que busca quebrar as barreiras econômicas, tecnológicas e culturais tornando-se então, uma sociedade globalizada. Desse modo, o indivíduo está mais suscetível a absorção de novas culturas e tem como tendência a busca por novas formas de utilizar a língua como ferramenta de expressão.
A língua é a ferramenta utilizada para que haja a comunicação interpessoal entre indivíduos possibilitando a expressão de suas opiniões e fatos, enquanto que a cultura imprime suas características em cada grupo social. A comunicação linguística se dá de diferentes formas de acordo com a variação cultural em que se encontra, em uma sociedade globalizada, a língua tornou-se também global. 
Sendo assim, o indivíduo pós-moderno pode se beneficiar da liberdade geográfica por meio das tecnologias encontradas hoje através do uso das redes sociais onde na qual pode-se comunicar com a língua inglesa franca como forma de comunicação entre indivíduos de outras nacionalidades beneficiando-se da sua comunicação linguística. Com essa quebra de barreiras por meio da língua e da tecnologia o indivíduo pós-moderno passa a adquirir então, novas referências de cultura, costumes e estilos de vida. 
REFERÊNCIAS
BERBET, Carolina. Ebook 1 - Conceitos e pós modernidade. 
HANNA, Vera Lucia H. Globalização cultural e educação linguística: línguacultura, interculturalidade, transdisciplinaridade. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/10875/7140>. Acesso em 02 abr. 2022.
PERINI, Mario A. Sobre Língua, Linguagem e Linguística. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/entrevistas/revel_14_entrevista_perini.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2022.

Continue navegando