Buscar

IMC: O que é e como calcular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMC: o que é, como calcular e tabela de resultados
O IMC (ou índice de massa corporal) é um cálculo simples que permite avaliar se a pessoa está dentro do peso que é considerado ideal para a sua altura.
Esta é uma fórmula simples que vários profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e nutricionistas, usam para saber, de uma forma rápida, se a pessoa precisa ganhar ou perder peso. Isso porque, tanto o excesso de peso, como a falta, podem trazer diversas consequências para a saúde, desde desnutrição até ao aumento do risco de infartos ou AVC.
Embora seja uma ferramenta muito comum, o IMC não é considerada a forma mais exata de avaliar o peso, já que não leva em consideração a composição corporal. Por isso, é comum que no caso de atletas (que possuem uma maior quantidade de massa muscular) seja aconselhado o uso de outras técnicas para uma avaliação mais detalhada do peso.
Como é calculado?
O IMC é a relação entre peso e altura e o cálculo é feito de acordo com a fórmula:
IMC = peso / (altura x altura)
O peso deve estar em kg e a altura em metros, e o resultado é dado em kg/m2. Depois de obter o resultado, é possível verificar em que faixa o IMC se encontra, podendo indicar:
· Magreza, quando o resultado é menor que 18,5 kg/m2;
· Normal, quando o resultado está entre 18,5 e 24,9 kg/m2;
· Sobrepeso, quando o resultado está entre 24,9 e 30 kg/m2;
· Obesidade, quando o resultado é maior que 30 kg/m2.
Assim, de acordo com o resultado do IMC é possível também saber se existe algum risco de desenvolver doenças. Isto porque quanto maior é o valor do IMC, maior é a quantidade de gordura acumulada no corpo e maior é o risco da pessoa ter doenças como pressão alta, diabetes e doenças cardíacas.
Por que é importante saber o IMC?
Saber o IMC é importante para verificar se o peso está de acordo com a altura da pessoa, além de ser importante para saber se existe risco de desenvolver alguma doença. No caso das crianças, o IMC é importante para saber se o desenvolvimento está de acordo com o esperado.
Além disso, sabendo o IMC, é possível também verificar qual o peso ideal e, assim, saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado para a sua altura.
Fonte: Site Tua Saúde

Outros materiais