Buscar

Precisamos falar sobre o Kevin

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João Marcos Brito Trévia
0000914
Quais as tendências apresentadas por Kevin (filme) desde o nascimento?
Desde o nascimento, Kevin era um bebê continuamente irritado, chorando bastante, principalmente com a mãe. Devido ao comportamento de diminuição de interação social, de não falar, de não brincar, os seus pais suspeitaram de surdez, autismo, mas as consultas médicas indicaram normalidade.
Como era a relação com o pai e com a mãe?
Kevin sempre mostrou um Transtorno de Oposição Desafiante para com a mãe, e uma relação mais carismática com o pai, como se mostrasse à mãe o descaso proposital com ela. Sobre esse transtorno, Kevin apresenta características que se encaixam nos critérios diagnósticos, como humor irritável (raivoso, ressentido), comportamento desafiante para com uma autoridade (no caso, a mãe), recusando obedecer a ordens, incomodando outras pessoas, sendo essa interação com um indivíduo que não seja um irmão. Entra também uma índole malvada ou vingativa, em pelo menos duas vezes nos últimos 6 meses.
Essa perturbação está associada a sofrimento para o próprio Kevin e para outros em contato com ele, especialmente sua mãe. Após o nascimento de sua irmã, ele já demonstra práticas contra a criança, fazendo-a chorar. Depois de uns anos, ele assassina o animal de estimação dela e causa um provável acidente fazendo a menina perder um olho.
Com esses comportamentos violentos evoluindo na sua adolescência, Kevin foi demonstrando ser um mentiroso patológico, manipulador, com sexualidade deturpada desde cedo, pensamentos de grandiosidade sobre sua situação após as mortes, com falta de arrependimento.
Qual era o aparente objetivo de Kevin com as mortes?
Como o próprio Kevin respondeu para sua mãe, ele mesmo não sabe bem o porquê das mortes. Mas acredita-se que a dificuldade de interação social, associada com ressentimento e raiva, culpando todos pelos problemas da sua vida, tirando responsabilidade de si mesmo, leve esses indivíduos a compelirem em uma vingança contra um sistema que os oprimiu desde o nascimento, tornando-o na pessoa frustrada e sem realizações na vida. Também, um outro pensamento que existe, é a questão da condição inata dessas pessoas, com tendências hereditárias, psicológicas e biológicas a terem transtornos de caráter e de personalidade.
Esse tipo de assassino em massa geralmente apresenta intenções, com suas matanças, de enviar uma mensagem para a sociedade – a qual ele julga culpada por seus problemas –, tentando mostrar que o que a sociedade fez com ele reflete em uma ação devastadora para o que um dia ele perdeu ou deixou de se tornar, como, no caso do filme, crianças e jovens aproveitando cada etapa da vida, estudando, evoluindo nas relações.
Referências bibliográficas
1. American Psychiatry Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais. 5ª edição. Artmed; 2013;
2. Sadock BJ, Sadock VA, Ruiz P. Compêndio de Psiquiatria - Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11ª edição. Editora Artmed; 2017.

Continue navegando