Buscar

Estudo do caso Farmabotanica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo do caso
Uma criança de 8 anos foi levada ao médico, pois apresentava cansaço, perda de peso intensa e barriga bastante inchada. Após anamnese e exame físico, constatou-se perda de reservas proteicas e alimentação com déficit de calorias. Em exames complementares foi possível observar grande presença de vacúolos de lipídios nas células do fígado. Qual o provável diagnóstico dessa criança? Explique com detalhes a patogenia desse processo.
Esteatose hepática no fígado 
A criança em questão tem como provável diagnostico, a esteatose hepática, está doença é caracterizada por acúmulo de triglicerídeos no fígado. A deficiência de proteínas leva a redução da síntese de apoproteína e lipoproteínas o que compromete a excreção dos triglicerídeos enquanto que a ingestão calórica deficiente causa mobilização dos lipídeos que estavam armazenados nos tecidos adiposos, gerando lipólise é aumentado a parte de ácidos graxo para fígado. Os ácidos graxos a través da glicólise serão quebrados de forma anaeróbica liberando ácido lático. 
Gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática, ocorre quando as células do fígado começam a ser infiltradas por células de gordura(triglicérides). É normal ter um pouco de gordura neste órgão, mas quando mais de 5 a 10% dele é composto de gordura o quadro deve ser tratado. 
Com o tempo, a presença de gordura no fígado pode causar um processo de inflamação no corpo chama do de esteato-hepatite, que se não for identificado e tratado pode evoluir par cirrose. Por sorte, o quadro é reversível com as mudanças de estilo de vida indicadas por seu médico. Gordura no fígado de causas não alcoólicas pode ocorrer por diversos quadros, tais como: sobrepeso e obesidade Hepatites virais (como a hepatite B e a hepatite C) diabetes ,Resistência à insulina ,Triglicérides alto, Colesterol alto perda ou ganho muito rápidos de peso, também o uso de medicamentos como corticoides, estrógeno , amiodarona, antirretrovirais. Pessoas com inflamações crônicas do fígado devido a outras doenças. No entanto, o excesso de peso é hoje uma das maiores causas do problema. Para se ter uma ideia, 60% das pessoas que sofrem com gordura no fígado são obesas. 
Normalmente a gordura no fígado se acumula sem causar sintomas físicos. Ela pode ser detectada em exames de ultrassonografia do abdômen , nos quais será possível notar um fígado aumentado. Em casos graves, quando as funções do fígado começam a ser comprometidas. 
Buscando ajuda médica de especialista o diagnóstico precoce da esteatose hepática o paciente poderá controlar e tratar adequadamente evitando agravamento futuro e fazer o monitoramento periódico da quantidade de gordura no fígado. Não existe um medicamento que sozinho consiga tirar a gordura do fígado. Eles podem ajudar, mas precisam ser aliados às mudanças de estilo de vida, tratando a causa do problema. Com uma alimentação equilibrada e saudável Outras dicas importantes incluem; Evite bebidas alcoólicas em exagero, priorize a gordura vegetal e não exagere nas quantidades desse nutriente ,Faça atividade física com frequência, pois nossa maior fonte de energia são os triglicérides. Ao queimar os triglicérides, evita o acúmulo deles no corpo e no fígado.
Seguindo o tratamento adequado, o paciente tem altas chances de regredir o quadro de gordura no fígado ou ao menos estabilizá-lo mesmos os casos em que a doença já evoluiu para cirrose podem ser controlados antes que o fígado seja completamente atacado, o que ressalta a importância do diagnóstico precoce.
Referências
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/gordura-no-figado
· Hepatologista Leonardo Mota, especialista do Hospital São Camilo (SP)
· Gastroenterologista Ricardo Barbuti (CRM-SP 66.103), especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP)
· Gastroenterologista e hepatologista Cibele Ferrarini (CRM-SP 47.359)
· Nutrólogo Roberto Navarro (CRM-SP 78.392), membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)
· Henrique Perobelli, gastroenterologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
· Debora Poli, gastroenterologista do Hospital Santa Paula
· Mayo Clini
Fórum Patologia Geral
O desenvolvimento de uma neoplasia não acontece pelo simples fato de acontecer o contato com a substância potencialmente carcinogênica. Esse processo é complexo e acontece em etapas. Processos de iniciação, promoção e propagação são visualizados em diversos agentes carcinogênicos. Cite um agente carcinogênico e indique em qual das etapas do processo de carcinogênese ele está envolvido e o que acontece nesse processo.
A carcinogênese é o processo que leva à formação do câncer. Podemos identificar três estágios nesse processo: o estágio de iniciação, o estágio de promoção e o último, que é o estágio de progressão. No estágio de iniciação, ocorre modificações nos genes da célula, as quais se tornam geneticamente alteradas, por agentes cancerígenos. No estágio de promoção, observa-se a ação de agentes chamados oncopromotores que levam à “iniciação” dessas células, as quais se tornam malignas. No último estágio de progressão, a célula inicia sua multiplicação de maneira descontrolada. Nessa última etapa, o câncer está instalado.
Sabemos que o câncer apresenta como uma de suas características a capacidade de espalhar-se para outras regiões do corpo. A metástase ocorre quando células cancerosas desprendem-se do tumor original e iniciam um outro tumor (tumor metastático) em outro local. Essas células podem ser levadas para outros locais via corrente sanguínea. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer pode ter várias causas, existindo fatores internos e externos que podem contribuir para o seu desenvolvimento. Quando falamos em fatores externos, estamos referindo-nos aos fatores relacionados com o meio ambiente, já as causas internas incluem, por exemplo, fatores genéticos.
Vale destacar que a grande maioria dos casos de câncer associa-se a fatores externos. Os fatores genéticos, muitas vezes, tornam algumas pessoas mais suscetíveis à ação de agentes causadores de câncer presentes no ambiente, sendo raros os casos de câncer que se desenvolvem apenas devido a eles. Alguns agentes são conhecidamente causadores de câncer. O câncer de pulmão, por exemplo, aparece em resposta aos vários anos de exposição às substâncias tóxicas do cigarro. Outro exemplo é o câncer de pele, que surge em virtude da exposição frequente ao Sol. Não podemos esquecer-nos ainda do câncer de colo do útero, o qual apresenta relação direta com a infecção pelo vírus HPV; exemplos de alguns hábitos relacionados ao desenvolvimento de câncer são uso de cigarro, bebidas alcoólicas, exposição ao Sol sem a devida proteção entre outros.
Os tratamentos de câncer são variados e dependem da gravidade do câncer e da condição em que se encontra cada paciente. Entre os principais tratamentos, podemos citar a quimioterapia, a radioterapia, o transplante de medula óssea e a cirurgia. É importante destacar ainda a existência dos cuidados paliativos. Estes são dados às pessoas que possuem câncer que não apresenta possibilidade de cura e que ameaça a vida delas. Nesse caso os tratamentos visam, principalmente, aliviar o sofrimento do paciente tanto no aspecto físico, quanto no psicológico. Uma forma de prevenção é lembrar de sempre fazer exames periódicos, uma vez que o diagnóstico precoce pode ser essencial para salvar uma vida. Além disso, hábitos de vida saudáveis, como não fumar, não beber, comer alimentos saudáveis, ter relações sexuais protegidas e proteger-se do Sol, são essenciais para evitar diversas doenças
Referencia 
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-cancer.htm
Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-cancer.htm

Outros materiais