Buscar

Atividade 1 - Tecnologia Gráfica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – TECNOLOGIA GRÁFICA 
O design, bem como os produtos gráficos impressos, tem sua evolução atrelada a fatores que provocam mudanças não só para área, mas também para o contexto social. Como explica Bonsiepe (2011), as tecnologias abarcam uma série não só de artefatos, mas também de processos, criados a fim de produzir mercadorias físicas e/ou semióticas com fortes reflexos na nossa vida cotidiana. Collaro (2012), acrescenta que a evolução dos processos de reprodução gráfica acompanha o desenvolvimento da própria humanidade.
Mesmo vivendo na era digital, os materiais gráficos impressos fazem parte do trabalho do designer e da cultura vigente.
Levando em consideração o enunciado aqui exposto e o material estudado, reflita e disserte sobre a importância da produção gráfica para a área do design fazendo um paralelo da sua importância histórica com a relevância no contexto atual.
O Design Gráfico compõe a formação estética e harmônica de elementos textuais ou não-textuais. A importância desse tipo de arte é muito utilizada em propagandas e se estuda como as formas podem influenciar na persuasão e na sensibilidade. Além disso, a produção gráfica influencia a disseminação das informações por um meio que existe há décadas. 
Conforme Newark, o design é formado por três forças que serviram como o motivo do desenvolvimento do design e da sociedade como um todo. O autor nos estimula a entender o que leva o design a desenvolver e explica que “como tudo em uma cultura mais ampla, o design é formado por forças que o atraem e o estendem em formas novas” (NEWARK, 2009, p.34). 
A primeira delas é a mecânica, que levou o design ao desenvolvimento tecnológico. E não seria apenas grandes tecnologias como as quais temos acesso nos últimos anos, mas desde o princípio da sociedade onde se eram criadas tecnologias a fim de produzir mercadorias com fortes reflexos na nossa vida cotidiana. Um exemplo disso foi a criação da litografia, que faz parte dos processos históricos da produção gráfica. 
A segunda força que moldou a área do design, e que está diretamente ligada com a tecnologia e levou o design a obtenção de lucro, é o comércio. A própria evolução do design de embalagens é resultado da necessidade em desenvolver técnicas para preservar e condicionar alimentos. 
Justificando essa ideia, Bonsiepe (2011) reforça que o desejo de fomentar a economia seria o principal motivo para agregar valor aos produtos. Um valor que é subjetivo e/ou emocional, além da simples funcionalidade. A própria evolução do design de embalagens, conforme Newark (2009), é resultado da necessidade em desenvolver técnicas para preservar e condicionar alimentos, tendo como principal motivação, a obtenção de lucro. 
As forças citadas até agora, a mecânica e o comércio, criaram a uma terceira força, chamada padronização, que, segundo Newark, não é bem-visto na nossa área por tirar a total liberdade criativa. Entretanto, a padronização proporcionou o estabelecimento de muitos dos processos de produção, a massificação dos bens de consumo, o padrão de eficiência e a qualidade na indústria de maneira geral. 
Como podemos ver, as três forças citadas aqui serviram como pontapé inicial no desenvolvimento da área de produção gráfica, e também para o design como um todo, como reforça Newark (2009), não se pode entender o design como algo separado da evolução cultural.