Buscar

Vigilância em Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: MBA Gestão Da Saúde e Administração Hospitalar Disciplina: Vigilância em Saúde
NOME DO ALUNO: Jefferson Gonçalves Lopes
ATIVIDADE FORMATIVA
ORIENTAÇÃO: Retomando as abordagens relacionadas à disciplina, elabore um texto, de 15 a 20 linhas, sobre os objetivos da vigilância ambiental no Brasil e a sai relação com o saneamento básico, destacando as doenças a ele atreladas. 
REDAÇÃO:
Vigilância ambiental no Brasil
Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), são objetivos da Vigilância Ambiental em Saúde (Brasil, 2002): produzir, processar, integrar e interpretar informações, visando a disponibilizar ao SUS instrumentos para planejamento e execução de ações relativas às atividades de promoção à saúde e de prevenção e controle de doenças relacionadas ao meio ambiente e qualidade de vida.
Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.
Segundo a Funasa (Brasil, 2015), o saneamento ambiental como instrumento de promoção da saúde proporciona redução do sofrimento humano e perdas de vidas por doenças que podem ser evitadas, especialmente na população infantil. Tais como aumentar a incidência de doenças respiratórias, de doenças diarreicas, a desnutrição e a morbimortalidade. 
As ações necessárias para se proteger a população de doenças combinam manejo ambiental, promoção de proteção pessoal, educação ambiental, controle biológico, controle químico e melhoramento da gestão dos serviços públicos de controle de vetores (Brasil, 2015).

Continue navegando