Buscar

Orientações ao paciente PreEP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Orientações ao paciente PreEP
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Deve-se tomar PrEP diariamente, dessa forma a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe. Caso esqueça uma dose, não tem problema, mas a pessoa deve tomar assim que lembrar. À medida que deixa de ser tomado, a eficácia do medicamento reduz progressivamente.
A PrEP só tem efeito se você tomar o medicamento todos os dias. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus. Após usar o medicamento 7 dias para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal. PrEP pode ser tomado mesmo que você consuma bebidas alcoólicas ou outras drogas. Lembre-se que nessas situações sua capacidade de identificar situações de risco pode ficar reduzida e você pode ficar mais vulnerável ao HIV.
Como regra geral, recomenda-se que as mães infectadas pelo HIV-1 não amamentem os filhos, a fim de evitar o risco de transmissão materno infantil do HIV-1. Estudos realizados em humanos mostraram que tanto o tenofovir quanto a entricitabina são excretados no leite humano. Como os riscos de exposição de crianças a níveis baixos de entricitabina e tenofovir são desconhecidos, as mães devem ser aconselhadas a não amamentarem, caso estejam sendo medicadas com Entricitabina + Fumarato De Tenofovir Desoproxila, seja durante o uso de Entricitabina + Fumarato De Tenofovir Desoproxila para tratamento ou para redução de risco de adquirir HIV-1.
Indivíduos que já tiveram ou tem algum problema hepático são orientadas a não utilizar a PrEP, já que o medicamento pode afetar tanto a função do rim quanto a função do fígado e agravar o quadro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CONSULTA REMÉDIOS. Bula do Entricitabina + Fumarato de Tenofovir Desoproxila. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/entricitabina-fumarato-de-tenofovir-desoproxila/bula#:~:text=Entricitabina%20%2B%20Fumarato%20De%20Tenofovir%20Desoproxila(%20subst%C3%A2ncia%20ativa)%20est%C3%A1%20indicado,em%20adultos%20de%20alto%20risco. Acesso em: 04 de setembro de 2022. 
FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG. PrEP: saiba o que é verdade e o que é mito sobre o medicamento. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/prep-saiba-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito-sobre-o-medicamento/#:~:text=Indiv%C3%ADduos%20que%20j%C3%A1%20tiveram%20ou,podem%20fazer%20uso%20da%20PrEP%3F. Acesso em: 04 de setembro de 2022. 
MINISTÉRIO DA SAÚDE. PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao/prep-profilaxia-pre-exposicao. Acesso em: 04 de setembro de 2022. 
PREP BRASIL. Dicas para o uso de Truvada na Profilaxia Pré-exposição (PrEP). Disponível em: https://prepbrasil.com.br/dicas-para-o-uso-de-truvada-na-profilaxia-pre-exposicao-prep/. Acesso em: 04 de setembro de 2022.

Continue navegando