Buscar

portfolio bases fisiologicas 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Naiara de Souza
8043142
Bases Fisiológicas do Movimento Humano
Portfólio
Trabalho apresentado ao    Claretiano Centro Universitário para a disciplina- Bases Fisiológicas do Movimento Humano como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Cesar Augusto Bueno Zanella.
Florianópolis
2020
Atividade no Portfólio
 Objetivos
 Explicar os princípios básicos do treinamento físico. Explicar como a genética pode influenciar na determinação do VO2max. Determinar os fatores que influenciam o VO2max. Definir pré-carga, pós-carga e contratilidade. 
Descrição da Atividade
 Fundamentado nas leituras propostas, responda às questões a seguir 
1). Quais os princípios do treinamento? Explique cada um. (Capítulo 13). 
Os princípios de treinamento são sobrecarga, especificidade e reversibilidade. Sobrecarga: O treinamento só dará resultado se for treinado além do que se treina normalmente. Especificidade: O treino deve ser desenvolvido de forma especifica levando em considerações fatores que envolvem o treinamento. Reversibilidade: indica que todas as vantagens adquiridas pelo treino são perdidas no destreino.
2). Quais as alterações no tipo e capilaridade da fibra induzidas pelo treinamento de resistência? (Capítulo 13). 
O treinamento de resistência faz com as haja alterações de fibras musculares de contração rápida para contração lenta, não a substituição total. Aumenta o suprimento capilar para as fibras musculares. Essa capilarização induzida pelo treino, diminui as distâncias de difusão do oxigênio e distribuição de substrato as fibras.
3). O treinamento de resistência aumenta o conteúdo mitocondrial nas fibras de músculo esquelético? Por que? (Capítulo 13).
Porque o treinamento de resistência pode aumentar a densidade das mitocôndrias consequentemente aumento as fibras musculares.
4). O treinamento de resistência melhora a capacidade antioxidante da musculatura? Por que? (Capítulo 13). 
Porque o treinamento de resistência aumenta os níveis de antioxidantes endógenos, esse aumento auxilia na melhora da capacidade dos antioxidantes de bloquearem os radicais livres, favorecendo a proteção dos possíveis danos as fibras musculares. 
5). Quais as vias transdutoras de sinal primárias no músculo esquelético? Explique com as suas palavras cada uma. (Capítulo 13). 
Alongamento mecânico: resposta mecânica na contração muscular capaz de causar sinais para adaptar as fibras musculares ao exercício. Cálcio: sinalizador celular participa da ativação de enzimas e proteínas. Radicais livres: “lixo” metabólico proveniente do exercício, capaz de promover adaptação muscular ou levar a fadiga. Níveis de fosfato/energia muscular: O ATP é utilizado num processo para geração de energia, o aumento da proporção AMP/ATP. Isso ocasiona a ativação de diversas moléculas sinalizadoras. 
6). Quais as alterações no tipo de fibra muscular induzidas pelo treinamento de força? (Capítulo 13). 
Semelhante ao treino de resistência no treinamento de força ocorre a troca de fibra rápida para lenta. Todas as mudanças que ocorrem nos tipos de fibras musculares são do IIx para IIa, sem aumento do percentual de fibras do tipo I.
7). O treinamento de força pode melhorar a capacidade oxidativa do músculo e aumentar o número de capilares? Por que? (Capítulo 13). 
Houveram estudos sobre o treinamento força relacionado a melhora da capacidade oxidativa e o aumento do número de capilares, porém não existe consenso entre os estudos. Um dos estudos demonstram a diminuição do conteúdo mitocondrial, em outro relatam que não houve alteração da capacidade oxidativa do músculo, já em outros concluíram que o treino de força promove pequenos aumentos na capacidade oxidativa muscular. E em relação a capilarização muscular alguns estudos foram inconsistentes, outros indicam que promove pequenos aumentos nos capilares. Os estudos que relatam melhoras na capacidade oxidativa e na capilarização muscular dizem que a causa é a duração e o volume dos exercícios realizados.
8). Faça um resumo, com as suas palavras, sobre o treinamento de força e resistência, concomitante. (Capítulo 13). 
A associação de treinamento de força e resistência podem ser efetivos dependendo de alguns fatores, como: intensidade, volume e frequência. Enquanto o treinamento de resistência aumenta a concentração de proteínas mitocondriais, o treinamento de força aumenta a síntese das proteínas contrateis. Estudos relatam que talvez um atrapalhe a eficiência do outro. A frequência e intensidade exercem impacto no potencial de um tipo de treino interferir no outro. 
9). Quais são os mecanismos responsáveis pelo comprometimento do desenvolvimento da força durante o treinamento de força e resistência concomitante. Explique cada um! (Capítulo 13). 
Os mecanismos responsáveis pelo comprometimento do desenvolvimento durante o treinamento de força e resistência concomitante são: fatores neurais – comprometem o recrutamento da unidade motora ocasionando perda da força muscular; baixo conteúdo de glicogênio muscular – exercícios combinados de resistência e força com muitas séries repetidas produzem baixo glicogênio em repouso, comprometendo a magnitude das adaptações de força muscular; treinamento excessivo – excesso de treino não dá tempo para o organismo se recuperar. Contribuindo para perda da força quando realizado o treinamento concomitante; síntese proteica diminuída – o treino de força e resistência concomitante diminuem a síntese de proteína, pois o treinamento de força aumenta a síntese de proteína contráteis musculares ao ativar a via de sinalização IGF -l/ Akt/ mTOR. Ao contrário do treinamento de resistência intensifica a ativação da AMPK e promove a biogênese mitocondrial. 
10). Faça um resumo com as suas palavras, sobre a regulação do equilíbrio acidobásico durante o exercício. (Capítulo 13).
O musculo que atua durante o exercício é a primeira fonte de hidrogênio, então, é a primeira defesa contra a produção de ácido estará nas fibras musculares. A defesa utilizada pelo organismo é a regulação acidobásico, através do sistema tamponamento onde as proteínas intracelulares, o bicarbonato muscular, os grupos fosfatos intracelulares tem sua contribuição. O músculo tem uma capacidade limitada, então o liquido extracelular tem de ter um meio de tamponar os íons de hidrogênio. O principal e mais importante meio de tamponamento extracelular é o bicarbonato sanguíneo. Durante o exercício a hemoglobina e as proteínas sanguíneas auxiliam o tamponamento. Outra linha de defesa contra a mudança de pH que ocorre durante o exercício é a compensação respiratória para acidose metabólica.
REFERÊNCIAS
GOMIDE, E. B. G. Bases fisiológicas do movimento humano. Batatais: Claretiano, 2015.
POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do Exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho – guia do estudante. 8 ed. São Paulo: Manole, 2014.

Continue navegando