Buscar

Introdução à Ergonomia - Conceitos e Aplicações

Prévia do material em texto

1.	Descreva, com suas palavras, o que é ergonomia e quais são seus objetivos.
R: Ergonomia é o estudo da relação entre o homem e o local de trabalho, visando melhorar as condições do trabalho, evitando ou reduzindo os riscos e problemas ocupacionais e gerando melhor bem estar ao trabalhador no exercício da sua função.
2.	Uma ação ergonômica que leve em consideração apenas aspectos microergonômicos é eficiente? Por quê? Descreva como deve ser uma ação ergonômica ideal.
R: A microergonomia , é voltada ao posto de trabalho em si, uma situação específica, como os níveis de ruído de determinado equipamento, de iluminação de um laboratório ou de ventilação de um setor, sendo assim ela não é eficaz, as intervenções da microergonomia devem estar em conformidade com as da macroergonomia, também conhecida como ergonomia organizacional que abrangem todos os setores da ergonomia.
3.	Como o desconforto pode se manifestar em um ambiente de trabalho? Como ergono-mista, que sugestões você̂ proporia para aliviar ou mesmo eliminar os fatores que causam desconforto?
R: O desconforto no trabalho afeta a saúde mental e corporal do funcionário, consequentemente diminuem a produtividade e pode levar a problemas como DORT e LER. Para reduzir ou eliminar os fatores é necessário identificar quais os tipos de desconforto e ao que ele está relacionado e aplicar medidas para reduzir ou eliminar os causadores dos desconforto.
Introdução à Ergonomia - EDI
Data: 25/08/2021.
Aluno (a): Lúcio Pereira de Souza
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 20 (vinte) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Introdução à Ergonomia - EDI
Introdução à Ergonomia - EDI
4.	Além da visão e da audição, há algum outro sentido especial que você̂ acredita impor-tar para uma ação ergonômica? Caso haja, diga qual e explique o porquê. Caso não ha-ja, em sua opinião, explique o porquê.
R: Sim, o olfato, o paladar, tato e sensibilidade as ações climáticas, pois os odores fazem parte do dia a dia e podem causar diversas reações ao corpo, assim como a sensibilidade que nos alerta sobre ambientes muito frios ou muito quentes, o tato para manusear alavancas, câmbio de marchas sem mesmo olhar, sendo assim todos os sentidos precisam ser avaliados para poder ter uma boa ação ergonomica.
5.	O que estuda a antropometria? Quais são seus objetivos no que concerne à ação ergo-nômica?
R: Estuda as medidas e dimensões das partes do corpo humano e a ergonomia utiliza esses dados para estudar, adaptar e melhorar ambiente de trabalho, adaptando o meio ao indivíduo que vai utiliza-lo.
6.	Diferencie a antropometria dinâmica da funcional.
R: A antropometria dinâmica mede os alcances dos movimentos. Os movimentos de cada parte do corpo são medidos mantendo-se o resto do corpo estático. A antropometria funcional verifica as medidas antropométricas relacionadas com a execução de tarefas específicas. 
7.	Qual é a relevância da disciplina biomecânica para a ergonomia?
R: A Biomecânica ocupacional está relacionada ao estudo das posturas e tarefas do homem no trabalho. Trata-se de uma área interdisciplinar que possui ligação direta com a Ergonomia e que procura buscar soluções para os problemas decorrentes da adaptação do homem ao ambiente de trabalho e vice-versa. 
8.	Elenque três consequências da iluminação inadequada do ambiente de trabalho. Em seguida, discuta com seu colega que correções na iluminação poderiam evitá-las.
R: Pode causar irritação no olhos, cansaço visual e distúrbios emocionais. A medição da luminosidade no posto de trabalho, as pessoas que utilizam computador por períodos longos uma protetor de tela, o correto distanciamento e posicionamento do monitor, entre outras.
9.	Explique, com suas palavras, o que é ergonomia ambiental e qual é a importância de conhecê-la para a análise macroergonômica.
R: Ela estuda o relacionamento entre o homem e ambiente e os outros elementos do sistema afim de otimizar o bem estar humano. Ela é de fundamental importância pois seu estudo proporciona a melhor adaptação do homem e seu ambiente de trabalho, sendo uma peça importante na análise mais ampla da macroergonomia.
10.	O que a exposição recorrente a vibrações no posto de trabalho pode causar à saúde do trabalhador?
R:A exposição ocupacional continuada das vibrações pode causar efeitos diretos sobre o corpo, podendo ser destacados os seguintes problemas: perda do equilíbrio e falta de concentração, desordens gastrointestinais, aumento da frequência cardíaca, perda do controle muscular de partes do corpo, distúrbios visuais com visão turva, descalcificação de pequenas áreas dos ossos do corpo, lesões na coluna vertebral e degeneração gradativa do tecido muscular e nervoso. 
11.	Quais são as etapas do processamento de informação no sistema humano-máquina?
R: Perceber, interpretar e processar a informação.
12.	Defina concentração continua.
R: Habilidade de manter um determinado nível de alerta por um tempo prolongado.
13.	Dê dois exemplos de controles que exigem pouco esforço manual e diga em que profis-sões podem ser utilizados.
R: Inspeção visual e produtor de peças.
14.	Distinga, doenças do trabalho de doenças profissionais.
R: Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).
Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.
15.	O que é uma lesão por esforço repetitivo? Cite algumas profissões que estão mais su-jeitas a LER.
R: É a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua. Profissões: tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar.
16.	O que são doenças psicossociais?
R: As doenças de ordem psicológica causadas pelo ambiente de trabalho insalubre e situações de estressesão as chamadas doenças ocupacionais psicossociais. Elas costumam ter um desenvolvimento lento e silencioso, podendo levar meses ou anos para se tornarem evidentes. 
17.	Qual é a importância de um equilíbrio do ritmo de trabalho e da carga de trabalho pa-ra a saúde do trabalhador?
R: O equilíbrio do ritmo de trabalho e da carga de trabalho é fundamental para a saúde do trabalhador, exigir ritmos e cargas horárias excessivas podem causar diversas doenças ocupacionais ao trabalhador.
18.	O que é organização do trabalho? Qual é sua relação com a prática ergonômica?
R: Geralmente as atividades são divididas em setores ou segmentos, onde os trabalhadores atuam em muitos segmentos, nas mais variadas funções, assim os afazeres são pre estabelecidos, podendo ser adaptados e sofrem interferencia de vários fatores, sendo assim o estudo ergonômico é de fundamental importância na prática das atividades.
19.	Defina a análise ergonômica do trabalho e seu objetivo.
R: É uma das formas de intervenção ergonomica na esfera do trabalho e trata de aspectos fisicos, psicologicos, fisiologicos que norteiam as atividades desempenhadas pelo trabalhador no ambiente produtivo. Seu objetivo é construir uma ligação entre os entreves arrolados da organização do trabalho e suas implicações geradas ao ser humano.
20.	Para que serve um diagnóstico ergonômico?
R: Ele ajuda a identificar aquelas tarefas, atividades, equipamentos e locais que mais causam riscos aos trabalhadores, podendo resultar emafastamentos, problemas de saúde, desmotivação profissional entre os membros das equipes e pedidos de demissão. 
nível de responsabilidade, liberdade e independência das pessoas;
Tolerância ao risco – nível de encorajamento da agressividade, inovação e riscos;
Direção – clareza em relação aos objetivos e expectativas de desempenho;
Integração – capacidade das unidades de trabalharem de maneira Coordenada;
Contatos Gerenciais – disposição dos gerentes para fornecer comunicações claras, assistência
e apoio aos subordinados;
Controle – volume de regras e regulamentos e de supervisão direta, que se usa para
supervisionar e controlar o comportamento dos empregados;
Identidade – grau de identificação das pessoas com a organização como um todo, mais que
com o seu grupo imediato ou com os colegas de profissão;
Sistema de Recompensa – associação entre recompensas e desempenho;
Tolerância ao Conflito – grau de abertura para a manifestação de conflitos e críticas.
Introdução à Ergonomia - EDI
Introdução à Ergonomia - EDI

Mais conteúdos dessa disciplina