Buscar

RELATORIO DE ESTÁGIO- AMANDA

Prévia do material em texto

1)DADOS DO ESTUDANTE/CURSO
Curso: Pedagogia
Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual
Nome: Amanda 
RGM: 
Disciplina: Estagio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental 
Ano: 2022 /1º semestre- 100 h
2)CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Nome da escola: 
Endereço:
Dependência administrativa: Pública
Diretoria/Secretaria de Ensino a que está vinculada: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Anos e níveis escolares observados: 3º ano do Ensino Fundamental
O estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental foi realizado na escola Estadual Pedro Domingues situado na Rua Lucy Faria, Nº 60 no bairro Senhor dos Passos.
E uma escola da rede pública, com dependência estadual. A escola funciona nos períodos matutinos, vespertino e noturno a instituição oferece atendimento a alunos do ensino fundamental um (1ºano ao 5ºano) ensino fundamental dois (6ºano ao 9ºano), ensino médio (1ºano ao 3ºano) e no período noturno recebe alunos do EJA (ensino de jovens e adultos).
 A escola também recebe alunos com deficiência intelectual, deficiência múltipla, crianças e jovens com deficiências física ou sensorial (auditiva ou visual) onde são atendidos por professores capacitados, também conta com o auxílio de monitoras especializadas a acompanhar os alunos nas atividades escolares e na interação com os outros alunos.
Os professores sempre utilizam metodologias diversificadas que enfatizam a compreensão, o raciocino e a contextualização e o cotidiano dos alunos. São funções básicas dos educadores: orientar, acompanhar e fazer as interferências necessárias para que o processo de ensino-aprendizagem tenha sucesso, proporcionar meios para que haja um desenvolvimento global do educando melhorando sua qualidade de vida, orientara família do educando, zelar pelo cumprimento da visão e da missão da instituição. 
A escola tem como missão atuar para que com eficiência e afetividade, nosso aluna do seja reintegrado à sociedade, afastando-os de estigmas e de rótulos, fazendo com que desabrochem suas potencialidades e possam sentir-se parte da sociedade.
2.1 CARACTERIZAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR
Ao entra na instituição, a impressão que surge e de acolhimento e responsabilidade. Há uma grande preocupação com todos os detalhes: assim como na limpeza, material didático, busca da satisfação de todos que participam da comunidade escolar.
A escola Estadual Pedro Domingues oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Possui14 salas de aula com Smart TV carteiras todas novas, 3 salas da diretoria (diretora e supervisoras), uma sala dos professores com banheiro, uma sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado (AEE), sala de reforço onde atende alunos com dificuldades na leitura e escrita,laboratório de ciências,laboratório de informática, secretaria com um banheiro, biblioteca com computadores para os alunos fazerem pesquisas, quadra de esportes coberta, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, 5 banheiros para os alunos dois deles com chuveiros (um para as meninas e outro para os meninos),1 banheiro para os funcionários, refeitório, cozinha, despensa, almoxarifado, pátio coberto, pátio descoberto.
 A escola também oferece acesso à internet com Wifi em todas as salas. 
3)Introdução
O estágio Supervisionado é uma etapa muito importante e indispensável na formação profissional dos docentes, pois possibilita correlacionar de maneira eficiente a prática da teoria. Além da válida experiência adquirida, tem como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimento prático da teoria vista durante todo o curso. É o momento em que o acadêmico experimenta e atua efetivamente em seu campo de formação, e é nessa fase que o futuro profissional pode colocar em ação as regências se colocando como professor, permitindo - se conhecer, analisar, refletir e vivenciar seu ambiente de trabalho.
 É um processo de aprendizagem que permite ao aluno de Pedagogia saber se realmente estará preparado para enfrentar os desafios da carreira a qual escolheu, além da vivencias da rotina acadêmica, os estagiários tem a oportunidade de conhecer os espaços educativos, e ter um contato com a realidade sociocultural da população e da instituição escolhida para realização do estágio. O aprendizado se torna enriquecedor quando é obtido através de experiência.
Neste relatório, serão apresentados os resultados relativos às atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado no curso de Pedagogia. O estágio foi desenvolvido coma turma do3º anodo Ensino Fundamental, no período matutino. As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio foram à observação das aulas.
Este relatório tem a finalidade de registrar as experiências e resultados obtidos durante esse treinamento para a profissão, configurando-se como documento requisito para a avaliação final do aluno na disciplina. 
REFLEXÕES SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
O estágio foi desenvolvido de segunda a sexta- feira em uma turma do 3º ano composta por 23 alunos onde pude auxiliar a professora nas atividades de desenvolvimento da leitura e da escrita também acompanhei a aplicação das provas bimestrais, foi um período de muito aprendizagem. 
No primeiro dia de estágio já observei que a turma estava muito atrasada na aprendizagem da leitura e da escrita a maioria dos alunos ainda não sabia ler e nem escrever em letra cursiva. Conversando com a professora descobrir que esse atraso na aprendizagem ocorreu devido à pandemia, pois a maioria dos alunos não teve acompanhamento pedagógico por morarem na zona rural do município. 
Para solucionar esse problema a escola disponibilizou professores para dar aulas de reforços para todos os alunos do ensino fundamental com esse projeto criado pela escola possibilitou um grande avanço na aprendizagem das crianças.
 A professora sempre trabalha com os alunos conteúdos envolvendo a leitura e a escrita, situação problema, ciências naturais, geografia, história, religião e artes ela sempre busca vários modos de facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Ela sempre utilizava livros didáticos, vídeos explicativos e interativos para enriquecer o aprendizado das crianças.
 Acompanhei farias atividades realizadas em sala de aula, mas a que mais me chamou atenção foi à lição de casa. Todos os dias a professora manda um pequeno texto para os alunos copiarem e interpretarem no dia seguinte a professora toma a leitura individual, a criança que fazer a lição com capricho e fazer a leitura corretamente ganha uma estrelinha que e colocada no mural da leitura e no final do semestre a professora presenteia os alunos que mais se dedicaram a leitura. 
Com essa atividade pude observar que os alunos melhoraram muito a leitura e a escrita, percebi também que eles ficaram mais espertos para copiar as atividades em sala de aula e passaram a se interessaram mais nas atividades realizadas em casa. Através dessa atividade a família tornou-se mais participativa na vida escolar dos alunos.
PERFIL DO PROFESSOR
Durante o estágio observei a professora .....com formação acadêmica em pedagogia, e uma professora com muita experiência ela possui as principais habilidades para a execução da tarefa de docente no ensino fundamental. Possui sensibilidade para compreender as diferenças e necessidades individuais de seus alunos, lida muito bem com as dificuldades e imprevisto, mostrando com isso um alto grau de flexibilidade, a professora demonstrou ainda um grande conhecimento da parte didática pedagógica, e uma professora calma, mas rígida quando precisa muito amorosa com os alunos gosta de fazer um momento de leitura com as crianças.
 Ela conhece muito bem as particularidades de cada aluno, comportamento, dificuldades, facilidades e reage positivamente e de maneira incentivadora as evoluções e avanços e uma professora muito criativa. 
5)PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
A professora sempre trabalha com vários tipos de linguagenscomo: oral, escrita, gestual. A professora tem uma ótima relação com os alunos, baseada em afeto, carinho e respeito. Tratando todos os alunos de maneira igual e nunca houve nenhuma discriminação, demonstrando sempre amor pelos seus alunos.
A maioria das aulas era desenvolvida de forma práticas, sendo visto desde o primeiro momento de observação, ficou claro que nos educadores temos a responsabilidade de proporcionar para nosso aluno um ambiente agradável e de liberdade de expressão, onde será possível estabelecer com êxito a relação professor e aluno no processo de ensino aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha vontade de estar ali aprendendo e desenvolvendo habilidades fundamentais para seu crescimento profissional e pessoal.
6)OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCOS DE DISCUSSÃO
A atividade abordada foi sobre a leitura e oralidade trabalhada na disciplina de o português. Como a turma apresentava um atraso quanto à leitura e escrita a professora regente da turma mantém o foco principal quanto à leitura e a escrita.
Ela utilizava o concreto para desenvolver suas aulas, proporcionava momentos lúdicos e de interação para que esta aprendizagem acontecesse de forma leve e dinâmica.
FOCO DE OBSERVAÇÃO DETERMINADO S PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Neste item será escolhido sobre a Produção textual e a oralidade da disciplina de português. Muitas foram às observações dentro de sala de aula, mais a questão d muitas crianças ainda terem dificuldades quanto à leitura e a escrita me chamou atenção. por isso neste tópico destacarei sobre como a professora da turma trabalhada para sanar as dificuldades dos alunos quanto a leitura. 
Surge o questionamento de como desenvolver isso em uma sala onde diversos alunos apresentavam essa dificuldade, a então professora não se limitou ao uso do livro didático, mais buscava recursos diversificados para que essa aprendizagem acontecesse. 
O uso da biblioteca, projetos de leitura, interpretação de textos e produção de texto escrito e oral foram algumas das maneiras que a professora adotou para trabalhar com a turma. Ler para o aluno o estimula a ler também, por isso houve essa troca, onde um colega lia para o outro e para a professora. E após essa leitura era pedido que o aluno fizesse uma pequena produção textual sobre o que era seu livro. Permitir o aluno a criar suas histórias de forma oral foi uma das alternativas então observadas, onde cada aluno criava a sua maneira sua própria história.
Percebi neste tempo que é um trabalho que precisa ser contínuo, que exige muito do professor maneiras e intervenções para que essa aprendizagem se dê, onde muitos alunos apresentaram um desenvolvimento significativo e outros ainda apresentavam dificuldades mais que conseguiam acompanhar a turma, apenas exigindo um pouco mais de tempo e paciência para com eles.
Diante das dificuldades que alguns alunos apresentam na alfabetização verifica-se que a professora tem o dever de auxiliá-los adequadamente, delineando os métodos necessários para reduzir as dificuldades enfrentadas e, principalmente os caminhos que precisarão percorrer para superá-las.
Entretanto, há de se destacar que nem todas as crianças evoluem de forma sistematizada e ao mesmo ritmo, embora as primeiras dificuldades de aprendizagem geralmente são evidenciadas com o início do processo educacional na medida em que apresentam limitações para concretizar tarefas relativas à interpretação, assimilação e representação dos conceitos mediados pelo professor.
CONSIDERÇÕES FINAIS
No contexto educacional a aprendizagem é o objeto de interesse de todos os profissionais que atuam e organizam o funcionamento das distintas instituições de ensino, sobretudo, dos professores que precisam abordar os conteúdos curriculares e se utilizar de métodos de ensino diversificados para facilitar a aprendizagem de seus alunos.
No que diz respeito às dificuldades vivenciadas pelas crianças que estão aprendendo a ler e escrever, é importante mencionar que são comuns uma vez que precisam se adequar as exigências relativas à aprendizagem e a sistematização dos conhecimentos mediados pelo professor. Por outro lado, é de grande valia que o professor possua conhecimentos científicos e técnicos necessários para identificar se estas dificuldades são comuns ou se são oriundas de algum tipo de transtorno que exige um Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Deixo registrado aqui a professora conduz muito bem a turma, ela sabe desenvolver suas aulas com envoltura e sem precisar se alterar em sala. Em suas aulas adota o modelo tradicional mesclado com a abordagem sócio- construtivista, onde da mesma forma que a mesma tem esse autoritarismo em sala ela permite que os alunos venham a construir seus pensamentos.
Enfim este foi o relatório feito de tudo que observei durante meu estágio, o qual muito me acrescentou e permitiu ver o outro lado, a verdadeira realidade dentro de sala de aula, e me ajudou a ver maneiras de como eu devo proceder dentro de sala de aula quando eu estiver lecionando.
REFERÊNCIAS
Blog Ensino Religioso na Escola: Vivência Pedagógica
Diversidade cultural e educação.
Disponível em: http://www.educarbrasil.org.br/publicações/diversidade-cultural-e-educacao/Acesso em 19.11.2016 
Diversidade cultural. Disponível em: http://cliquetando.xpg.upl.com.br/2014/05/ diversidade-cultural-desenhos-para-colorir.html. Acesso em 18.11.2016
 Livro Vamos Aprender- Editora SM
Livro Vamos Aprender- Editora Moderna

Continue navegando