Buscar

atividade 2 fundamentos da nutriçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A literatura abrange sobre a composição dos ácidos graxos e traz em seu contexto níveis de classificações que dependem da estrutura geral e específica que formam esta substância. Este tipo de característica se associa ao alimento fonte e pode influenciar sobre sua qualidade para o organismo.
 Considerando a classificação dos ácidos graxos quanto ao número de átomos e o nível de saturação, avalie as asserções, a seguir, e a relação entre elas.
 
I. Os triglicerídeos ou triacilgliceróis correspondem a cerca de 95% da composição das gorduras dietéticas. Sua composição química contém compostos que se acumulam e podem ser armazenados na forma de ácidos graxos AGS.
PORQUE
II. São sintetizados pelo organismo humano e se encontram em pequenas quantidades na gordura dietética. Estão, especialmente, na forma de lecitina, que é o principal fosfolipídio, sendo o componente essencial das lipoproteínas e da membrana celular.
 
Resposta : A afirmativa I e II são verdadeiras mas a II não é justificativa da primeira.
2. Quando classificamos os carboidratos, o primeiro grupo a ser abordado são os monossacarídeos, um grupo considerado mais simples, que possui o mesmo número de átomos de carbono e se diferencia apenas quanto a sua doçura.
SANTOS, E. C.; GOMES, C. E. T. Nutrição e Dietética. 2. ed. São Paulo: Érica,  2014.
A respeito dos conceitos e classificações dos monossacarídeos, analise as afirmativas, a seguir, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
(  ) Podemos classificar a frutose como resultado final da metabolização dos carboidratos, além de ser a principal representante das fontes energéticas para as funções orgânicas, visto que está presente em todos os alimentos.
(  ) Diferente dos outros monossacarídeos, a glicose é facilmente encontrada nas frutas, tubérculos e, especialmente, no mel.
(  ) A galactose é comumente encontrada nos alimentos e é abundante em leites e derivados, independente do processo de digestão e absorção da lactose.
(  ) A maltose é um monossacarídeo formado por duas moléculas de glicose,  é o resultado da hidrólise do amido. Comumente utilizada na produção de cervejas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta incorreta F V F V
3. Leia atentamente o parágrafo, a seguir, e assinale a alternativa que completa corretamente os espaços em branco, respectivamente.
SANTOS, E. C.; GOMES, C. E. T. Nutrição e Dietética. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014.
 
A água ingerida é encaminhada por toda a estrutura gastrointestinal do organismo, no entanto, é absorvida, principalmente, nas vilosidades do intestino _________. Este processo gera como resultado seu encaminhamento pelos(as) _________ até a veia porta, responsável por distribuir para o _________ e, em seguida, é enviada para o lado _______ do coração.
 Resposta delgado capilares fígado direito
4. Os carboidratos são as principais fontes energéticas do organismo e apresentam um potencial de acordo com sua classificação e grupo formador, diferenciando-se em simples ou composto. Em geral, apresentam ainda, assim como os demais macronutrientes, recomendações que asseguram o fornecimento para o metabolismo.
SANTOS, E. C.; GOMES, C. E. T. Nutrição e Dietética. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014.
Assinale a alternativa que apresenta as recomendações corretas para os glicídios.  
Resposta 45 a 65% vet
5.As proteínas são macronutrientes que desempenham inúmeras funções no nosso corpo, como: estrutural e energética. A função estrutural é caracterizada nas fases iniciais da vida (infância e adolescência), e elas participam ativamente do processo de crescimento e desenvolvimento dos órgãos e tecidos, além da produção dos hormônios. Nos adultos as proteínas participam da manutenção e reparação, caso seja necessário, além de manterem e auxiliarem a nossa composição muscular.
SANTOS, E. C.; GOMES, C. E. T. Nutrição e Dietética. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014.
Apesar de não ser a nossa fonte primária de energia, os aminoácidos, assim como os carboidratos, fornecem 4 kcal/g, isso significa que cada grama de proteína fornece quatro calorias. Sobre suas funções, assinale a alternativa que traz as recomendações de proteína para indivíduos adultos sadios.
Resposta 0,8 a 1,0 g/kg/dia
6. O processo de digestão proteica tem início no estômago, quando ocorre a hidrólise desse macronutriente sob a influência das enzimas proteolíticas, que transformam os polipeptídios em moléculas menores. Essas moléculas ainda sofrem a ação de outras enzimas no intestino, local onde são absorvidas e metabolizadas pelo organismo.
CARDOSO, M. A.; SCAGLIUSI, F. Nutrição e dietética. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
A respeito do metabolismo proteico e ação enzimática, analise as afirmativas, a seguir, e assinale a alternativa correta.
Resposta As enzimas que atuam no intestino ,como a carboxipeptidase e a quimiotripsina ,interagem para a produção das proteínas em aminoácidos que são absorvidos e encaminhados para a corrente sanguinea, onde são distribuídos.
7. A alimentação de um indivíduo deve assumir caráter balanceado e equilibrado quanto à oferta dos macronutrientes, com destaque para a ingestão de fibras, com o objetivo de promover a melhoria do trânsito intestinal e da microbiota.
CARDOSO, M. A.; SCAGLIUSI, F. Nutrição e dietética. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
Em relação ao uso de fibras na alimentação, analise as assertivas, a seguir, e a relação entre elas.
 
I. A fibra insolúvel apesar de ser considerada um polissacarídeo, não apresenta função energética, pois não é absorvida pelo nosso organismo.
PORQUE
II. A sua classificação se baseia no grau de solubilidade, e isto implica na facilidade de fermentação pela microbiota e na regularização do trânsito intestinal.
 
Agora assinale a resposta correta.
 Resposta :
As afirmações I e II são verdadeiras masa II não e justificativa da I
8. Os lipídeos são os macronutrientes que fornecem a maior quantidade energética por grama e, por este motivo, devem ser consumidos com moderação. Esta prática realizada sem a supervisão de um nutricionista pode acarretar em diversas deficiências no nosso organismo, devido às funções que eles desempenham, como compor a membrana celular, participar da síntese de estruturas celulares e também das formações dos hormônios sexuais. A ingestão de lipídeos por meio da alimentação pode ser proveniente de fontes de origem animal ou de origem vegetal.
FERREIRA et al. Coleção Manuais de Nutrição: fundamentos da nutrição. Salvador: Sanar, 2015.
Sobre a qualidade dos lipídeos e sua origem, podemos dizer que os alimentos que contêm gorduras de origem vegetal apresentam uma composição com maior oferta de gorduras insaturadas, já os de origem animal possuem maior quantidade de gordura saturada. Sob esse contexto, considere as fontes alimentares, a seguir, e  relacione a primeira coluna com a segunda.
 
1. Lipídeos de origem animal
2. Lipídeos de origem vegetal
 
(  ) Azeite de oliva
(  ) Ovos
(  ) Manteiga
(  ) Macadâmia
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta acerca da origem das gorduras.
Resposta: 2,1,1,2
9. Os macronutrientes, carboidratos, lipídeos e proteínas, necessitam sofrer hidrólise durante o processo digestório a fim de reduzi-los a unidades menores e facilitar a absorção destas moléculas pelo nosso organismo.
SANTOS, E. C.; GOMES, C. E. T. Nutrição e Dietética. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014.
No que se refere ao metabolismo dos carboidratos, assinale a alternativa que melhor contempla o processo de digestão destes nutrientes.
Resposta :boca ação mecânica enzimática,estomago inibição da amilase salivar,intestino delgado: digestão e absorçao dos nutrientes.
10. Os lipídeos, em nosso organismo, podem ser absorvidos e utilizados na produção de hormônios e formação da membrana celular, alternando sua classificação quanto a sua composição e estrutura.
ROSSI, L.; POLTRONIERI, F. Tratado de Nutrição e Dietoterapia. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
Assinale a alternativaque apresenta a sequência correta do processo de metabolização dos lipídeos no intestino.
Resposta:duodeno ,enzimático gástrico, cck, sais biliares,emulsificação da gordura,lípase pancreática ,hidrolise.

Continue navegando