Buscar

atividade 1 nutriçao

Prévia do material em texto

GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
 Digestão
A digestão começa na boca, onde os alimentos são mastigados e misturados com saliva, que contém enzimas que começam a quebrar os carboidratos. Depois, o alimento viaja pelo esôfago até o estômago, onde é misturado com sucos gástricos contendo ácido clorídrico e enzimas digestivas, que quebram as proteínas e começam a digerir os lipídios. Em seguida, o alimento passa para o intestino delgado, onde a maior parte da digestão ocorre. Aqui, as enzimas pancreáticas e intestinais quebram os carboidratos, proteínas e lipídios em moléculas menores, que podem ser absorvidas pelo corpo.
 Absorção
A absorção dos nutrientes ocorre principalmente no intestino delgado. As paredes do intestino delgado são cobertas por vilosidades e microvilosidades, que aumentam a área de superfície disponível para absorção. Os nutrientes digeridos, como aminoácidos, glicose, ácidos graxos e glicerol, são absorvidos pelas células das vilosidades intestinais e transportados para o sistema circulatório.
 Transporte
 Após a absorção, os nutrientes são transportados pelo sistema circulatório para as células de todo o corpo. Os carboidratos e aminoácidos são transportados pelo sangue para o fígado, onde são processados e distribuídos conforme necessário. Os ácidos graxos são transportados através do sistema linfático na forma de quilomícrons antes de entrar na corrente sanguínea. O transporte de nutrientes pelo sangue permite que sejam entregues às células para serem utilizados como fonte de energia, para a construção de tecidos e para várias funções metabólicas.

Continue navegando