Buscar

5 - Nutrientes ccalóricos e balanço energético

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 5 - Nutrientes calóricos e balanço energético – Carboidratos
1. Os carboidratos representam os macronutrientes mais numerosos de alimentos como cereais, frutas, vegetais e legumes, consistindo na fonte de energia mais importante para a nutrição humana e nas moléculas orgânicas mais abundantes na natureza. Além disso, os carboidratos apresentam em sua composição micronutrientes, compostos fitoquímicos e antioxidantes, que são importantes para a manutenção da homeostase do organismo.
Sobre os carboidratos, marque a alternativa que corresponde à classificação química destes macronutrientes.
A. Oligossacarídeos e polissacarídeos.
B. Carboidratos simples e carboidratos complexos.
Os carboidratos são poli-hidroxialdeídos ou moléculas de cetona e seus derivados, álcoois e ácidos. A maioria é formada por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio, mas a estrutura de alguns compostos de carboidratos contém nitrogênio, enxofre e fósforo. Além disso, os carboidratos nutricionalmente importantes são açúcares e álcoois de açúcar (poliois), sendo estes os mono e dissacarídeos e seus derivados, e os polissacarídeos dos amidos e da fibra alimentar. Conforme o grau de polimerização, os carboidratos são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Por sua vez, a classificação química dos carboidratos os divide em simples e complexos. Os carboidratos simples são representados pelos monossacarídeos, os dissacarídeos e os polióis, enquanto os oligossacarídeos e os polissacarídeos fazem parte dos carboidratos complexos. Os oligossacarídeos são unidades de monossacarídeos unidas por ligações glicosídicas, sendo que fazem parte dos oligossacarídeos o frutooligossacarídeo, o xilooligossacarídeo, o galactooligossacarídeo e a rafinose. Por sua vez, os polissacarídeos podem ser de origem vegetal, animal ou microbiana, ou provenientes de algas marinhas. São exemplos de polissacarídeos as gomas guar e xantana, a quitina, a quitosana e a celulose.
C. Monossacarídeos, dissacarídeos e polióis.
D. Frutooligossacarídeos, xilooligossacarídeos e galactooligossacarídeos.
E. Frutooligossacarídeos, xilooligossacarídeos e galactooligossacarídeos.
2. as fibras alimentares são classificadas como carboidratos complexos, que são formados a partir de longas cadeias de unidades de açúcares – os polissacarídeos, sendo que se diferenciam dos amidos na medida em que não podem ser digeridas pelas enzimas humanas no sistema digestório. Relativo às fibras alimentares, assinale a alternativa correta.
A. As fibras insolúveis são consideradas fermentáveis e/ou viscosas.
B. A lignina e a celulose representam um tipo de fibra alimentar solúvel.
C. A maçã, a banana e a aveia são ótimas fontes alimentares de fibras solúveis.
As fibras alimentares são classificadas em não-fermentáveis (insolúveis) e/ou não viscosas e em fermentáveis (solúveis) e/ou viscosas. As fibras não fermentáveis são assim denominadas porque não são facilmente fermentadas pelas bactérias do intestino. Também são referidas como “insolúveis” porque não se dissolvem em água. Por outro lado, as fibras fermentáveis são aquelas que as bactérias do cólon conseguem fermentar ou degradar em ácidos graxos de cadeia curta, com liberação de gás. O termo “viscoso” se refere a capacidade de certas fibras formar uma consistência semelhante a um gel espesso. A Lignina, a celulose e as hemiceluloses representam tipos de fibra alimentar insolúvel e os cereais integrais são uma das principais fontes alimentares deste tipo de fibra, que apresenta os efeitos fisiológicos de aumentar o bolo fecal e diminuir o tempo de trânsito intestinal. Em contrapartida, as fibras solúveis retardam o tempo de esvaziamento gástrico, desaceleram a produção de glicose e podem reduzir o colesterol sérico, sendo que a maçã, a banana e a aveia são alimentos considerados como ótimas fontes destas fibras.
D. Os cereais integrais são ricos em fibras insolúveis, que aumentam o tempo de trânsito intestinal.
E. As fibras não fermentáveis são degradadas em ácidos graxos de cadeia curta, formando um gel espesso.
3. Os carboidratos dietéticos incluem uma variedade de carboidratos simples e complexos, sendo que parte deles é digerível no trato digestório. Em geral, os carboidratos são hidrolisados a unidades de monossacarídeos para, então, serem absorvidos pelo organismo humano. A respeito do processo de digestão dos carboidratos, marque a alternativa adequada.
A. A amilase pancreática inicia a decomposição química dos carboidratos.
B. Somente em torno de 5% dos amidos são decompostos na boca.
A digestão mecânica e química dos carboidratos começa já na boca. A saliva contém a enzima amilase salivar, que quebra as ligações entre as unidades monoméricas de açúcares de dissacarídeos, oligossacarídeos e amidos. Também quebra a Amilose e a Amilopectina em cadeias menores de glicose, chamadas de dextrinas e maltose. A amilase salivar, portanto, começa a decomposição química dos carboidratos, fazendo a quebra das ligações em unidades monoméricas de açúcar. Ainda na boca, o aumento da concentração de maltose, que é resultante da degradação mecânica e química dos amidos em grãos inteiros, proporciona um aumento considerável em sua doçura. Vale destacar que, em relação aos amidos, apenas 5% deles é decomposto na boca. Com a chegada do quimo no intestino delgado, o pâncreas libera suco pancreático e este contém a enzima amilase pancreática, que reinicia a quebra das dextrinas em cadeias cada vez mais curtas de carboidratos. Ainda, outras enzimas são produzidas pelas células intestinais. Tais enzimas são conhecidas como sacarase, maltase e lactase: a sacarase quebra a sacarose em moléculas de glicose e frutose; a maltase atua sobre a maltose para formar duas moléculas de glicose; a lactase atua sobre a lactose para produzir glicose e galactose.
C. A amilase salivar quebra a sacarose em moléculas de glicose e frutose.
D. A maltase transforma a lactose em glicose e galactose.
E. A lactase é liberada pelo pâncreas e reinicia a quebra das dextrinas.
4. Após o processo de digestão, tem início a absorção dos carboidratos. Depois que os carboidratos são decompostos quimicamente em unidades simples de açúcar, eles são transportados para o interior das células intestinais. Estas células possuem membranas que contêm diversas proteínas transportadoras, que levam os monossacarídeos para o sangue, onde podem ser distribuídos para o restante do organismo. Assinale a alternativa correta quanto ao processo de absorção dos carboidratos.
A. A frutose, a glicose e a galactose são absorvidas por difusão facilitada.
B. As fibras alimentares são um grupo de carboidratos altamente absorvíveis pelo organismo.
C. Conforme a glicose é levada para as células do corpo, seu nível no sangue aumenta.
D. A absorção dos carboidratos desencadeia a produção de ácidos graxos de cadeia curta.
E. O fígado é o primeiro órgão a receber glicose, frutose e galactose.
No processo de absorção dos carboidratos, a frutose é absorvida por difusão facilitada, enquanto a glicose e a galactose são absorvidas por transporte ativo. O primeiro órgão a receber glicose, frutose e galactose é o fígado, que as recebe e converte galactose em glicose, quebra a frutose em unidades ainda menores, e armazena glicose como glicogênio ou a exporta de volta para o sangue. Os níveis de glicose no sangue são rigorosamente controlados, pois seu excesso ou sua falta no sangue pode ter serias consequências para a saúde. Conforme a glicose é transportada para as células ao redor do corpo, os níveis de glicose no sangue diminuem. Quase todos os carboidratos, exceto a fibra alimentar e os amidos resistentes, são digeridos com eficiência e absorvidos pelo corpo. Os produtos da digestão bacteriana desses carboidratos de liberação lenta são os ácidos graxos de cadeia curta e alguns gases. Como a fibra alimentar é digerida muito menos no trato digestório do que outros tipos de carboidratos, o aumento da glicose no sangue após comê-los é menor e mais lento.Esses atributos fisiológicos dos alimentos ricos em fibras estão relacionados a uma redução no ganho de peso e do risco de doenças crônicas, como diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares.
5. A principal função dos carboidratos e fornecer energia a todas as células do organismo. Muitas células preferem a glicose como fonte de energia em comparação a outros compostos, como os ácidos graxos. Conforme as recomendações da Dietary Reference Intake (NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES, 2001), em torno de 45% a 65% do total das calorias da dieta humana devem ser provenientes de carboidratos.
Referente às funções dos carboidratos, indique qual alternativa é a certa.
A. A única fonte de energia dos glóbulos brancos e do cérebro é a glicose.
B. No estado de jejum, os corpos cetônicos são uma fonte alternativa de energia.
As funções principais dos carboidratos no corpo humano resumem-se em: 1. Produção de energia; 2. Armazenamento de energia; 3. Construção de macromoléculas; 4. Economia de proteínas; 5. Assistência no metabolismo lipídico. Algumas células, como os glóbulos vermelhos, só são capazes de produzir energia celular a partir da glicose. O cérebro também é altamente sensível a baixos níveis de glicose no sangue, porque usa apenas glicose para produzir energia. O suprimento adequado de carboidratos, igualmente, tem a função de evitar que o corpo utilize proteína como fonte de energia. Em condições nutricionais na qual o organismo não tem glicose suficiente para atender as necessidades corporais, esta e sintetizada a partir de aminoácidos presentes no tecido muscular. Os níveis de glicose no sangue, quando aumentados, inibem a utilização de gordura como fonte de energia; ou seja, a glicose tem a função de poupar a utilização de lipídios como fonte energética. Quando toda a energia, a capacidade de armazenamento de glicogênio e as necessidades de construção de células corporais são atendidas, o excesso de glicose pode ser usado para a produção de gordura. A cetose e uma condição metabólica resultante de uma elevação dos corpos cetônicos no sangue. Os corpos cetônicos são uma fonte alternativa de energia que as células podem usar quando o suprimento de glicose e insuficiente, como durante o jejum.
C. As proteínas são nutrientes considerados poupadores de glicose.
D. Níveis altos de glicose no sangue estimulam a utilização da gordura como fonte de energia.
E. O excesso de glicose no sangue é utilizado para produzir proteína corporal.

Continue navegando