Buscar

N1 COMPLIANCE EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5
COMPLIANCE EMPRESARIAL
Aluno
INTRODUÇÃO
Sabemos que é de suma importância que as empresas saibam quais são os riscos inerentes as condutas praticadas por elas, sendo assim saber quais mecanismos e formas de controles internos devem ser adotados, levam a organização a ter maior chance de prevenir-se frente aos riscos, por isso iremos auxiliar a B&S S/A no desenvolvimento das práticas de governança e de um sistema de compliance mais efetivo.
Palavras-chaves: Compliance, Risco, Governança. 
2. DESENVOLVIMENTO
Como bem sabemos, a melhor forma para proteger uma companhia frente aos riscos de integridade é implementando um programa de Compliance efetivo, por meio de uma estrutura voltada para o controle preventivo e detectivo, visando amenizar eminentes riscos.
Existem uma serie de riscos inerentes as atividades de uma empresa, e dentre eles podemos apontar alguns como atividades financeiras ilícitas, riscos operacionais, risco de mercado e liquidez, bem como riscos ligados a segurança da informação, como insider information, e não podemos esquecer o risco cibernético.
Ainda visando amenizar os riscos citados anteriormente, devemos saber que os processos de Governança e Compliance pode adotar alguns mecanismos como: respaldo na emissão de normas e regulamentos internos; Pesquisa diária de legislação referente as atividades da empresa no que se refere as atividades do negócio; Elaboração manual de gerenciamento de crise com a formação de equipes de gerenciamento de crise; Monitoramento e implementação de mecanismos de controle internos ligados à área de compliance.
O desenvolvimento de controles operacionais e sistemáticos, bem como testes preventivos e de detecção de lavagem de dinheiro, são indicadas, principalmente para instituições financeiras, mas podem ser aplicadas a B&S S/A.
Portanto para alinhar internamente os processos de Governança Corporativa é preciso basear-se na ética, integridade e políticas internas junto ao Compliance, ajudando a alinhar as atividades da empresa não só internamente como externamente, sendo estas atividades regidas tanto pelas normas do mercado, quanto pelas leis e regulamentações. 
Sendo assim a implementação dessas políticas tem por objetivo auxiliar a empresa a ser mais transparente não só para seus acionistas, mas também para o mercado, assim alinhando interesses de ambas as partes envolvidas e assim levando a empresa a ter um aumento em seu valor econômico.
3. CONCLUSÃO
Podemos concluir que ao implementar uma Compliance efetiva junto a uma Governança corporativa, conseguimos construir uma gestão mais segura, eficiente e mais confiável, tanto para a empresa, quanto para os investidores e para o mercado.

Continue navegando