Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Fiocruz (2022), doenças cardiovasculares, diabetes, doença de Alzheimer e câncer estão entre as 10 doenças que mais matam em todo mundo. Doença cardiovascular é um termo genérico que designa todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Seu tratamento precisa ser constante e o paciente precisa realmente mudar sua rotina e comportamento para enfrentar a doença. 
A diabetes acontece quando há alguma disfunção na produção de insulina e tem suas variações, para tratar tal doença é necessário usar medicamentos antidiabéticos que ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue. 
Segundo Ministério da Saúde (2022), doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença é incurável. O objetivo do tratamento é retardar a evolução e preservar por mais tempo possível as funções intelectuais. Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado nas fases mais precoces.
O câncer é um termo geral empregado ao grupo de doenças malignas. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido ao crescimento e multiplicação anormal e descontrolada das células. Existe um tratamento oncológico para cada tipo de câncer compreendido entre quimioterapia, radioterapia e cirurgia. 
Uma forma de prevenção comum a todas as doenças mencionadas é cultivar bons hábitos de alimentação, praticar atividade física, fazer exames de rotina regularmente e ficar atento à sua saúde.
Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são desenvolvidas ao longo da vida, comprometem muito a qualidade de vida e oferecem grave risco ao indivíduo. Nesse sentido, o aumento da expectativa de vida, observada nas últimas décadas, sem bons hábitos de saúde podem ter contribuído para o aumento da mortalidade relacionada a essas doenças. 
Com base no referencial teórico fornecido pelo estudo de caso, observa-se que as escolas enfrentam vários estudantes com doenças e/ou condições crônicas de saúde, na forma de hipertensão, diabetes, obesidade e cardiopatias. Os educadores devem assegurar-se de que estas crianças recebam e mantenham uma instrução de qualidade com programas de conscientização de bons hábitos alimentares e atividade física. Para isso, os docentes precisam de orientação adequada e suporte de uma equipe de saúde para lidar com situações específicas de saúde. 
A Prefeitura Municipal de Salvador tem várias ações visando a promoção e a conscientização sobre a prática de vida saudável, uma delas foi o Dia D da Saúde com as crianças da Escola Municipal Guerreira Zeferina. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a USF Fraternidade. Segundo Secretária da Educação (2022), foram 55 alunos do G4 e G5 atendidas pela equipe do cirurgião dentista Márcio Mendonça, os estudantes receberam aplicação de flúor, assistiram vídeos sobre higiene bucal, prevenção contra Coronavírus e Dengue.
Para que um aluno com doença crônica seja incluído na escola é preciso: rever a organização pedagógica das escolas, suporte de uma equipe de saúde na escola, capacitação do professor e equipe pedagógica. 
Município Salvador, Ba. 
Referências Bibliográficas 
Fiocruz. OMS revela principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo entre 2000 e 2019. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/2116-oms-revela-principais-causas-de-morte-e-incapacidade-em-todo-o-mundo-entre-2000-e-2019. Acesso em: 02/07/2022
Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual de Saúde. Doença de Alzheimer. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-alzheimer-3/. Acesso em: 02/07/2022
Secretária da Educação. Dia D da Saúde na Escola Municipal Guerreira Zeferina. Disponível em: http://educacao.salvador.ba.gov.br/46545-2/. Acesso em: 02/07/2022

Outros materiais