Buscar

Educação de Jovens e Adultos - Atividade de Autoaprendizagem 4

Prévia do material em texto

Módulo B - Educação de Jovens e Adultos
Atividade de Autoaprendizagem 4
1. Pergunta 1
Em junho de 2005, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi criado um programa que visava atender as necessidades de jovens e adultos no que se refere a oferta de educação profissional de nível médio. Que programa foi criado para atender essa demanda?
1. 
Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
2. 
Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).
3. 
Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Resposta correta
4. 
Proletramento.
5. 
Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime).
2. Pergunta 2
Vimos que alguns estados oferecem o programa EJATEC. A partir de 2019, a Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional de Pernambuco, em parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), instituiu a oferta do EJATEC. Este programa é voltado ao Ensino Médio da Rede Estadual na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulado à Educação Profissional a Distância. 
A esse respeito, assinale V (Verdadeira) ou F (Falsa) nas alternativas a seguir:
( ) O programa tem como objetivo o acesso à formação profissional para o mundo do trabalho através da formação apenas com a educação presencial.
( ) A sua criação do programa foi uma decisão de fortalecer a formação de jovens e adultos na EJA.
( ) Com o programa vislumbrasse oportunizar o acesso à formação profissional e melhorar o preparo para ingressar no mundo do trabalho. 
( ) No programa os conteúdos dos Cursos Técnicos são disponibilizados por meio de uma plataforma digital e podem ser acessados através de diferentes aparelhos.
Assinale a alternativa que apresenta as classificações corretas:
1. 
V, F, V, F.
2. 
V, F, V, V.
3. 
F, V, V, V.
Resposta correta
4. 
F, F, V, F.
5. 
F, V, F, V.
3. Pergunta 3
Nosso estudo a respeito da EJA identificou que durante muito tempo a preocupação central foi a erradicação do analfabetismo. Com isso, o foco do ensino permaneceu durante décadas e até os dias atuais, na alfabetização. Com base nas leituras, podemos afirmar que:
1. 
Com os avanços relativos à alfabetização e o letramento, esse “fantasma” (analfabetismo) não nos assusta, visto que a erradicação do analfabetismo foi concretizada.
2. 
Infelizmente, esse “fantasma” (analfabetismo) continua a nos incomodar; estamos entre os países com maiores índices de analfabetismo.
Resposta correta
3. 
As salas de aula da EJA trazem uma grande diversidade linguística e cabe ao professor disciplinar e padronizar a língua oral e escrita, considerando a norma culta padrão brasileira sem variações.
4. 
O professor deve planejar suas estratégias para minimizar e padronizar as diferenças, desconsiderando-as, a fim de unificar as formas de expressão de seus alunos da EJA.
5. 
Assim como os estudos da linguística trazem, a linguagem escrita tem uma natureza mais flexível e dinâmica que a oral, mas ambas não absorvem as variações decorrentes do contexto sociocultural na qual se desenvolve.
4. Pergunta 4
No final do século XX, entre 1995 a 1998, a Secretaria de Educação Fundamen¬tal do Ministério de Educação publicou os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, bem como os Referenciais para Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores. A esse respeito, podemos afirmar que:
1. 
Nesse período, a EJA se torna menos evidente e passa a não fazer parte do cenário das políticas educacionais.
2. 
Nesse meio tempo, a educação ficou em segundo plano e a EJA, consequentemente, não foi evidenciada.
3. 
   Nesse momento da história da educação, apesar da EJA ter grande visibilidade, não se configurava como modalidade educacional e, desse modo, não fazia parte das políticas educacionais.
4. 
Existiu nessa fase uma grande preocupação em combater questões ligadas a sociedade. Porém, as políticas públicas educacionais não compõem esse cenário.
5. 
Identificamos que, nesse momento, a EJA se torna mais evidenciada, pois o governo tinha interesse em combater as desigualdades pela via da educação de qualidade.
Resposta correta
5. Pergunta 5
O curso técnico profissionalizante tem suas vantagens. À esse respeito, assinale a alternativa FALSA: 
1. 
Os estudantes conseguem estágios com viabilidade e se capacitam qualitativamente dentro das especificidades da função. 
2. 
Prepara o aluno para lidar com uma sociedade desenvolvida tecnologicamente.
3. 
Acelera a entrada do aluno no mercado de trabalho.
4. 
Esses cursos técnicos profissionalizantes acabam tendo uma maior durabilidade de tempo (carga horária) para a formação do que os cursos no ensino superior.
Resposta correta
5. 
Busca suprir uma demanda de mão de obra especializada e qualificada que o país carece.
6. Pergunta 6
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) trata em seu primeiro artigo, primeiro título, que: “§ 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social” (BRASIL, 1996). Nesse sentido:
I - Na LDB, a questão da educação aparece ligada ao trabalho e à prática. 
II – Sobre a duração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada com o Ensino Médio, na EJA, é de 1.200 (mil e duzentas) horas destinadas à educação geral, somadas a carga horária mínima para a respectiva habilitação profissional de Nível Médio.
III - A LDB trata implicitamente que a escola e o mundo do trabalho devem estar em diálogo constante, devido a ligação entre a teoria e a empiria.
IV – A seção V da LDB/96 apresenta, no § 1° do artigo 37, que os sistemas de ensino não se responsabilizam com os jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular, considerando as características dos estudantes, seus interesses, condições de vida e de trabalho mediante cursos e exames. 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II, III e IV.
2. 
IV.
3. 
III e IV.
4. 
I e III.
5. 
I, II, III.
Resposta correta
7. Pergunta 7
A EJA sempre esteve ligada à empregabilidade e ao mercado de trabalho. Desse modo, vimos que as iniciativas da EJA têm como objetivo(s):
I – Exclusivamente erradicar o analfabetismo.
II – Combater o analfabetismo em sua concepção, e capacitar os trabalhadores para o mercado de trabalho que se configurava, com a industrialização da economia brasileira.
III – Alfabetização e letramento (tradicional e digital) visando formar o sujeito integralmente como cidadão e para o mundo do trabalho. 
IV – Uma formação que dialoga com a concepção de educação crítica e libertária.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
1. 
III e IV.
2. 
IV.
3. 
I, II, III e IV.
4. 
II, III e IV.
Resposta correta
5. 
I e III.
8. Pergunta 8
O acesso à educação constitui-se em um dos fundamentos para a consolidação da democracia. Está previsto em nossa Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e nos demais documentos norteadores da educação. Nesse contexto, podemos afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A educação no âmbito democrático visa fortalecer a habilidade dos indivíduos de se engajarem e participarem de modo ativo da tomada de decisões que os afetam no exercício de sua cidadania.
Resposta correta
2. 
O indivíduo alfabetizado tem a capacidade de exercer o seu papel de cidadão ativo na sociedade, diferentemente do sujeito letrado. 
3. 
A educação dos jovens e adultos visa exclusivamente às funções necessárias para o mundo do trabalho, pois esse é o único objetivo do seu público.
4. 
O indivíduo com uma formação educacional de caráter meramente técnico tem maiores condições de exercer a educação de forma plena como consta na nossa legislação.
5. 
O estudante da EJA carece de uma formação baseada apenas, no currículo oculto, considerando, sobretudo, os saberes cotidianos, em detrimento do currículo formal (conteúdos). 
9. Pergunta 9
No processo de ensino e aprendizagem na EJA vimos que alguns aspectos devem ser levados em consideração. A esse respeito, assinalea alternativa FALSA:
1. 
Para que os alunos leiam e escrevam com autonomia devem conhecer as várias funções que a escrita pode ter e os seus diferentes suportes materiais.
2. 
É de suma relevância a compreensão de que para cada fonema temos uma representação gráfica é por isso que nosso sistema de representação escrita é chamado de alfabético.
3. 
O nosso sistema é alfabético. Com isso, é indispensável que ao longo do processo de aprendizagem os estudantes estabeleçam analogias entre os sons e as letras.
4. 
É imprescindível que os estudantes tenham familiarização com a diversidade de textos existente na sociedade e isso colabora no processo de construção e aprendizagem da leitura e escrita.
5. 
É redundante que os alunos compreendam a relação entre as letras e os sons das palavras, já que isso não repercute na formação e aprendizagem do nosso sistema de representação escrita.
Resposta correta
10. Pergunta 10
Leia a afirmativa a seguir acerca da Educação de Jovens e Adultos:
O ________________________________ tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional. 
1. 
Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC).
2. 
Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano).
Resposta correta
3. 
Mais Leitura.
4. 
Mais Educação.
5. 
Proletramento.

Continue navegando