Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO - PA
C.F.S. de 56 anos comparece em uma clínica para realizar um exame de rotina. Nos  exames clínicos, o médico observa que o paciente está 16 kg acima de seu peso normal  com uma pressão 16/10. O médico pergunta sobre a dieta e a freqüência de exercício  físico, porém o paciente diz gostar de comer e não ter tempo para atividades físicas.  Após 20min o médico retorna a aferir a pressão sanguínea de C.F.S., tendo o resultado  15/9. O médico então, explicou ao paciente que ele tinha um quadro de hipertensão, e  que está deveria ser controlada, senão poderia causar conseqüências, como a  insuficiência cardíaca e até mesmo a insuficiência renal. Como forma de controlar a  pressão, o médico pede para que o paciente reduza a ingestão de sal e gordura, fazer  exercício e perder peso, além de prescrever um diurético.  
1) Outro tipo de conseqüência causada pela hipertensão é o acidente vascular  cerebral. Porque as pessoas com esse quadro tem maior risco de ter um AVC  hemorrágico? 
R: Porque a hipertensão é uma patologia do músculo cardíaco que compromete o fluxo sanguíneo, fazendo com que o sangue passe mais rápido pelas veias e artérias para enviar oxigênio para todo o corpo. Esse fluxo acelerado também chega ao cérebro através de vasos que podem não suportar a pressão do fluxo sanguíneo, se rompendo e causando o AVC hemorrágico.
2) Qual é a justificativa que podemos dar para as ordens de controle da pressão  passadas pelo médico?  
R: as orientações médicas são: diminuir o consumo de sal (sódio) para diminuir a retenção de líquidos e dificultar o transporte de sangue e oxigênio para músculos e órgãos, fazer exercícios físicos, evitando a fadiga muscular, melhorando a vascularização e oxigenação, e consequentemente a perda de peso, pois quanto maior o corpo humano, mais o coração precisa bombear sangue até chegar nas extremidades e em todo o corpo.
3) Após alguns meses, C.F.S. retorna ao consultório médico para uma revisão. Ele  perdeu peso e está caminhando diariamente, mas sua pressão sanguínea não houve  mudança. Sendo assim, o médico adicionou um medicamento anti-hipertensivo em  seu tratamento. O medicamento é um inibidor da enzima conversora da angiotensina  (ECA). Sendo assim, qual a substância que será bloqueada por esse medicamento? Essa  substância provocava que tipo de ação? E porque bloqueando a ação dessa substância  a pressão sanguínea diminui? 
R: bloqueia os efeitos da angiotensina II, provocando o relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial, fazendo com que o músculo cardíaco se esforce menos para bombear sangue pelo corpo.
4) Certo tempo depois, o paciente retorna ao consultório com sua pressão quase que  normalizada. O paciente não alegava sentir dor, apenas estava incomodado com uma  tosse seca, que era um efeito colateral dos inibidores da ECA. Assim, para aliviar o  paciente, o médico trocou seu medicamento por um bloqueador de cálcio. Explique  como os bloqueadores de canais de cálcio promove a diminuição da pressão  sanguínea.  
R: quando o bloqueador de cálcio é ativado, bloqueia também o sódio, já que os dois são necessários para equilibrar o gradiente de concentração intracelular. Sem o sódio, diminui a frequência cardíaca, diminuindo a pressão arterial
5) Descreva o sistema renina angiotensina aldosterona. 
 R: O Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (SRAA) participa da homeostase cardiovascular, na função do controle dinâmico da volemia e da resistência vascular periférica. Com a diminuição do volume sanguíneo efetivo, a renina é liberada na circulação sanguínea pelo aparelho justaglomerular localizado nos rins fazendo com que ela catalisa a conversão do Angiotensinogênio (AGT), liberado pelo fígado, em Angiotensina I (ANG I) que, ao entrar em contato com a Enzima Conversora da Angiotensina(ECA) situada na superfície do endotélio pulmonar é convertida no peptídeo efetor Angiotensina II(ANGII). Para exercer sua atividade biológica, a ANG II liga- se, preferencialmente, ao receptor de alta afinidade AT1 existente em uma variedade de tecidos. 
6) Descreva sobre a Endotelina e o Óxido Nítrico.  
R: As endotelinas estimulam a síntese de óxido nítrico em cultura de células endoteliais (Suzuki et al., 1991) e em vasos isolados (Warner et al., 1989) pela ação em receptores ETB. Entretanto, a endotelina-1, atuando em receptores ETA, inibe a síntese de óxido nítrico em células musculares lisa
7) Como os SNS e SNP atuam na regulação da pressão arterial? 
R: - O SNS atua liberando adrenalina, que aumenta a frequência cardíaca, aumentando a pressão arterial. O SNP atua liberando acetilcolina, que diminui a frequência cardíaca, diminuindo a pressão arterial
8) Explique a regulação da PA a curto e longo prazo. 
R: na regulação de p.a a curto prazo, quando o VS está baixo, a aorta entende e ativa o rostral no SNC, que ativa o sistema simpático para liberar adrenalina, que se liga nos receptores alfa e beta 2 para fazer a vasoconstrição, e no receptor beta 1 para aumentar a frenquencia cardíaca. 
Quando o vs está alto, ativa o SNC caudal, ativando o parassimpático, que libera ach, se ligando ao receptor M2, diminuindo a FC. 
Na regulação de p.a a longo prazo, quando o VS está baixo, o rim compreende, liberando renina, que ativa o sistema Renina Angiotensina Aldosterona (SRAA), aumentando o VS e aumentando a P.A. Quando o VS está alto, o átrio compreende, ativa o PNA que inibe a renina e bloqueia o SRAA, diminuindo a FC e diminuindo a PA

Continue navegando