Buscar

Atividade Contextualizada de Físico-Químico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FÍSICO-QUÍMICA
Engenharia Elétrica- EAD
No início do século XIX aconteceu na Inglaterra e depois se espalhou para outras partes do mundo como Europa ocidental e os Estados Unidos a primeira revolução industrial, assim surgiu a indústria, e as transformações causadas por essa possibilitaram a consolidação do capitalismo, que teve como marco sair do trabalho artesanal feito por homens, mulheres e crianças, muitas vezes em suas próprias casas ou oficinas e introduzir uma nova tecnologia a máquina a vapor que utilizava carvão como fonte de energia e a indústria , onde os produtos passaram a ser produzidos em grande quantidade, pois retirava a mãe de obra humana que era passível de problemas de saúde e acidentes e colocavam máquinas que poderia trabalhar em longos períodos e entregar uma produção sem comparação, essa tecnologia impulsionou o surgimento de fabricas no segmento Têxtil . 
Já no final do século XIX, surge novas tecnologias como a eletricidade e o motor a combustão, utilizando o petróleo como fonte de energia. Levando o surgimento de novos setores, tais como automobilístico, siderúrgico, químico e início da automação industrial, dessa vez não somente na Inglaterra, mas em outros países como: Alemanha, França, Bélgica, Holanda Japão e Estados Unidos.
Cada vez mais o trabalho depende de uma relação íntima entre o ser humano e as máquinas. O velho temor sobre elas nos substituírem já nem cabe mais. A tecnologia é uma aliada e não uma inimiga. Há uma relação quase simbiótica entre homens e máquinas, sobretudo se falarmos de um aspecto social e de produção. Com a Indústria 5.0 a relação está mais para homem com a máquina. É verdade que a automação de processos está atrelada à utilização de robôs na execução de tarefas da rotina produtiva, antes exercidas por pessoas. No entanto, esse fato não é sinônimo de dispensa da mão de obra humana e sim de deslocamento.
Produtos produzidos de forma autômato são mais confiáveis e têm uma aceitação maior no mercado. Dessa forma, empresas com esse tipo de produção são bem vistas. E de maneira geral, têm um aumento no seu valor percebido. Além disso, a indústria passa a ser conhecida por ser uma empresa de tecnologia de ponta. A indústria só ganhou com essa evolução, reduzindo os custos operacionais e tempo de produção, aumentando: produção, variedade e qualidade de seus produtos e diminuindo retrabalhos e desperdícios. Evitando alguns acidentes que poderiam acontecer devido aos perigos de algumas atividades, reconhecimento perante o mercado consumidor e sempre se mantendo competitivo no mercado. 
Referências:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/revolucao-industrial-2.htm
https://fersiltec.com.br/blog/automacao-industrial/10-grandes-vantagens-da-automacao-industrial/
https://www.infornet.com.br/blog/a-importancia-da-tecnologia-no-nosso-cotidiano/#:~:text=Ela%20possibilitou%20que%20rela%C3%A7%C3%B5es%20fossem,o%20caso%20do%20e%2Dcommerce.
https://sandraturchi.com.br/relacao-homem-maquina-como-sera-o-trabalho-no-futuro/

Continue navegando